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O que é visão estratégica e por que você precisa desenvolvê-la

Por Redação   | 

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Você já ouviu falar em visão estratégica? O conceito é normalmente utilizado no âmbito corporativo e, de forma geral, se refere ao planejamento de uma empresa para o futuro.

Adotá-la significa pensar no rumo de uma instituição, definindo seus objetivos e traçando as ações necessárias para alcançá-los em um tempo determinado. Ela também contribui para manter a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Para empreendedores, a visão estratégica facilita listar as prioridades da empresa, tomar decisões com maior segurança e dar passos com mais foco e assertividade.

É exatamente isso que vamos te mostrar a seguir:
O que é visão estratégica
Por que a visão estratégica é tão valorizada no mercado
Como desenvolver a visão estratégica em 6 passos
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O que é visão estratégica

A visão estratégica é um método utilizado para realizar o planejamento do seu negócio e definir metas para alcançar os objetivos estratégicos definidos. É a capacidade de planejar o cenário futuro de uma empresa, estabelecendo as metas para alcançar todos os resultados.

O planejamento é a forma que a empresa vai atuar para concretizar sua visão de futuro, buscando mostrar o caminho que diretores, gestores e colaboradores devem seguir e as ações necessárias para atingir esses objetivos.

De acordo com dados do Sebrae, 60% das empresas fecham em até 5 anos de atividade, porque, em 55% destes casos, o empreendedor não tinha um planejamento estratégico.

Assim, nota-se a importância da visão estratégica para o sucesso do seu negócio, visto que com um objetivo claro e bem definido todos os colaboradores sabem as ações que devem ser tomadas para garantir que o futuro ideal seja atingido.

Por que a visão estratégica é tão valorizada no mercado

A visão estratégica é vital para a sustentabilidade e rentabilidade do negócio. Sem ela, todos os envolvidos no processo, independentemente de hierarquia, não saberão o porquê de realizarem determinadas atividades, além de não entenderem sua contribuição para o todo.

Em outras palavras, é um recurso que possibilita a gestores e equipes saber onde precisam chegar e o que fazer para concretizar os resultados.

Ela se aplica a corporações de todos os portes, não ficando restrita somente a grandes empresas multinacionais e similares.

Um estudo realizado pelo Sebrae, denominado Causa Mortis, reforça esta afirmação. Em 2014, resultados desta pesquisa mostraram que:

  • 60% dos negócios encerram as atividades em até 5 anos de existência;
  • 55% deles não possuíam um plano de negócios;
  • 46% dos empreendedores não conheciam verdadeiramente o perfil dos seus clientes;

E o mais preocupante: 40% das empresas nem sequer haviam estabelecido seus objetivos e metas.

Visão estratégica - profissionais alegres em uma reunião

Como desenvolver a visão estratégica em 6 passos

1. Tenha segurança sobre o que deseja alcançar

Para colher os frutos da visão estratégica, é preciso estabelecer um objetivo central. É ele quem irá fomentar a realização dos projetos, bem como o sucesso de cada um.

É muito importante ter um único objetivo principal com um prazo mais extenso. Desse modo, os objetivos menores e maiores serão estimulados, pois cada objetivo estabelecido deverá ter conexão com a meta em evidência.

Assim, será mais fácil executar cada tarefa, as priorizando segundo o seu grau de importância para o negócio.

Para mensurar os resultados, pontos de riscos e melhorias, você pode utilizar a ferramenta Análise SWOT. Este recurso ajuda a conhecer o cenário e como se preparar para situações diversas.

2. Elabore um planejamento estratégico

Um planejamento estratégico eficiente auxilia na análise do objetivo principal por meio de uma timeline hipotética. É fundamental que você responda às seguintes questões:

  • Qual a minha situação atual?
  • Onde eu quero chegar?
  • Quais ações serão necessárias para chegar onde quero?
  • Quais as dificuldades que eu poderei enfrentar?
  • O que farei para resolvê-las?

É importante reunir o máximo de dados que você puder. Vale a pena se conectar com pessoas de áreas distintas e aprender com cada uma delas. Também é muito importante avaliar a possibilidade de alcance das suas metas.

Todos esses pontos devem ser compartilhados com os participantes de cada etapa. Transparência na visão estratégica é indispensável.

3. Conheça bem o mercado

Para construir uma visão estratégica que resulte no crescimento da sua empresa é crucial conhecer o mercado que ela está inserida, bem como realizar o seu estudo contínuo.

Se o seu caso é de um projeto que ainda vai sair do papel, é possível construir a visão estratégica do seu negócio através de pesquisa de mercado. Em outras palavras, o estudo viabiliza conhecer aspectos importantes para ajudar na abertura da sua empresa, porém, é importante ter atenção nestes pontos.

  • Quem são os clientes;
  • Qual a real condição da situação econômica;
  • Quais os principais concorrentes;
  • Registros relevantes de marcas do mesmo segmento;
  • Ações tomadas para se destacar no mercado;
  • Fatores que podem impactar o seu negócio e quais os riscos que ele está exposto;
  • Quais crises afetaram essas empresas e quais atitudes tomadas para reverter o quadro.

Nesse sentido, se a sua empresa já é uma realidade com um certo tempo de atuação e precisa tomar decisões importantes, faça a seguinte análise: o que os conduziu para a situação atual?

Havia outras opções? Quais as suas maiores dores e como saná-las? Em primeiro lugar, saiba que uma visão estratégica assertiva está totalmente ligada à compreensão do mercado e do caminho percorrido pelas organizações.

4. Busque capacitação constante

Para ter visão estratégica, é importante ter uma noção do todo. Para isso, pesquise sobre diferentes assuntos, como finanças, administração, gestão de equipes, marketing, etc.

Faça cursos de gestão, de planejamento e que possibilitam maneiras de atualização com o seu meio de atuação, da mesma forma que também permitam formas de networking e de conexão com o mercado.

5. Compartilhe experiências e mude seu olhar

Converse com outros empreendedores e entenda a trajetória de cada negócio, as dificuldades enfrentadas e os casos de sucesso.

Conhecer pessoas com interesses em comum permite também ficar atualizado quanto ao mercado, identificar vantagens competitivas e acompanhar melhor a concorrência.

6. Conte com sua equipe e simplifique processos

Delegar funções que não exigem a sua dedicação, ou a sua experiência, pode ser uma forma de você sair do operacional e se concentrar no estratégico, ganhando assim mais motivação e dedicando-se a novas frentes de negócio.

Busque, junto à sua equipe, implementar processos e ferramentas que possam melhorar o fluxo de trabalho e trazer melhores resultados. Tudo isso pode tornar o seu negócio mais eficiente e menos burocrático.

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Além disso, você também participa, durante o curso, de ciclos de encontros com lideranças locais empresariais e do poder público, fortalecendo sua rede de contatos e conectando você com o mercado.

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