Cursos de graduação EAD

Visagismo: o que é, importância, para que serve e técnica

Por Redação   | 

 Tag: Cursos de graduação EAD

Pensando em seguir carreira no mundo da beleza e se deparou com a profissão de visagismo? Então, este texto tem exatamente o que você precisa para tomar a decisão de entrar de cabeça nessa profissão.

Nas próximas linhas, você vai descobrir tudo sobre esse conjunto de técnicas que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Aliás, vale destacar desde já que o setor de beleza vive uma ascensão. Prova disso é que o mercado de estética é um dos que mais cresce, mesmo diante da crise.

Um bom sinal para quem planeja um futuro profissional promissor, não é mesmo? Avance no texto e saiba mais!

Você vai conferir:

O que é visagismo?
Quando surgiu o visagismo?
Para que serve o visagismo? Como funciona?
Quais as principais técnicas do visagismo?
Veja vídeos sobre o assunto
Como se tornar visagista?

Baixe o e-book para descobrir as profissões em alta desta década!

 

O que é visagismo?

O visagismo é o conjunto de técnicas usado para valorizar a beleza de um rosto.

Maquiagem, cosméticos, design de sobrancelhas, tintura e corte de cabelo, por exemplo, são algumas das práticas adotadas dentro do visagismo.

Para isso, é realizado um estudo das características físicas e psicológicas da pessoa. O visagismo é aplicado por um profissional especializado, que recebe o nome de visagista.

O que é visagismo de rosto?

Embora tenha uma impressão individual, ou seja, o intuito de refletir o lado interior de cada um, o visagismo compreende os formatos comuns de rosto da maioria dos seres humanos.

Assim, as linhas e traços são estudados para que sejam propostos cortes de cabelo, coloração, estilos de maquiagem e outros.

Quando surgiu o visagismo?

O visagismo é uma teoria que existe desde 1937, tendo sido criada por Fernand Aubry, um maquiador e cabeleireiro francês.

A palavra "visagismo" é uma tradução de visagisme, que, em francês, significa "rosto". Apesar de o termo e a teoria terem sido cunhados por Aubry, foi um brasileiro quem deu corpo ao conceito.

Quando o visagismo chegou ao Brasil

Artista plástico de renome nacional, Phillip Hallawell também é arte educador e mestre desenhista. Há 40 anos, estuda e pesquisa como o cérebro compreende imagens.

Por causa de sua profissão, Hallawell já tinha familiaridade com formatos de rosto. Então, ele uniu seu conhecimento com o que já era dito sobre visagismo e estruturou o conceito.

Para ele, o visagismo é a arte de revelar o melhor da identidade de um ser humano com harmonia e estética.

Ou seja, Hallawell acredita que o visagismo não se limita apenas à beleza exterior, mas também em como se traduz o estilo e a personalidade do indivíduo.

Seus conhecimentos foram materializados em 2002 na apostila "Harmonia e Estética", um documento que ele desenvolveu a partir de um curso de beleza que ministrou.

Mais tarde, Hallawell também transformou essa apostila em curso tecnológico.

Phillip Hallawell também é escritor de livros sobre o assunto. Em 2003, ele lançou "Visagismo: harmonia e estética" e "Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza" em 2009.

 

philip hallawell visagismo

Na imagem: Philip Hallawell. Fonte: Galeria Santo André.

Para que serve o visagismo? Como funciona?

Entender o propósito do visagismo fica mais fácil quando aceitamos que a beleza real só existe quando há uma integração entre como você se sente e se vê.

A prova disso é que os padrões não se encaixam para todos e o que fica bem em um pode não combinar com outro. 

Alguma vez você já foi ao cabeleireiro e pediu um corte igual ao que viu na revista e, depois, ficou decepcionado com o resultado?

Isso é comum. Afinal, temos o hábito de replicar o que nos inspira.

No entanto, para a beleza, esse comportamento não surte o efeito esperado e pode ainda incitar alguns distúrbios relacionados à própria imagem.

Por essa razão, ao procurar um visagista, haverá uma análise minuciosa sobre a sua identidade e a ideia que quer transmitir.

Além disso, é feita uma avaliação da sua aparência física. A combinação desses dois elementos é que coloca o visagismo em prática.

Assim, é possível refletir exatamente o seu perfil, seja ele mais romântico, fashionista, clássico ou ousado.

CTA BLOG - E-book Como escolher a graduação

Qual a importância do visagismo?

O fato é que a beleza está diretamente ligada à autoestima e à confiança. Quando uma pessoa está bem com sua aparência, tende a ser mais saudável e vigorosa.

Por essa razão, podemos dizer que o visagismo é um mecanismo aliado da qualidade de vida.

Quais as principais técnicas do visagismo?

Até este momento do artigo, você deve ter percebido que o visagismo considera tanto o lado exterior de uma pessoa quanto o interior.

Por isso, as principais técnicas aplicadas na teoria seguem o mesmo princípio. Veja quais são elas:

1. Personalidade do indivíduo

Para identificar a personalidade do indivíduo, Philip Hallawell recomenda que sejam considerados os arquétipos de personalidade definidos pelo psicanalista Carl Jung.

A partir deles é que são definidos os temperamentos de beleza, que são quatro:

  • Beleza sanguínea: é caracterizada pela energia e vibração. É extrovertida, dinâmica, destemida e criativa. Sendo assim, transmite alegria e entusiasmo.
  • Beleza colérica: é marcada pela atitude. Expressa força, coragem, determinação, liderança e poder.
  • Beleza fleumática: irradia serenidade e espiritualidade. É meiga e acolhedora, além de amigável e diplomática .
  • Beleza melancólica: representa elegância, sensibilidade e sofisticação. É uma beleza artística, que tem muito charme e inspira calma.

2. Formatos de rosto

Para haver o arranjo perfeito de beleza, o formato do rosto não pode ser ignorado. Eles são oito no total, e cada um deles possui suas particularidades:

  • Rosto redondo;
  • Rosto oval;
  • Rosto retangular;
  • Rosto quadrado;
  • Rostos triangular invertido;
  • Rosto losangular;
  • Rosto hexagonal de base reta;
  • Rosto triangular.

3. Visagismo de sobrancelhas

As sobrancelhas são parte essencial da nossa expressão e, por essa razão, elas precisam estar de acordo com a nossa personalidade e formato de rosto.

As sobrancelhas ressaltam a beleza dos nossos olhos e deixam o olhar mais marcante.

4. Visagismo na maquiagem

Além das técnicas anteriores, o visagismo também passa pela coloração natural de uma pessoa. Aspectos como o subtom frio ou quente ou o tom de vermelho que mais combina são assuntos constantes.

Como o visagismo busca definir os melhores contornos e cores, é preciso levar em consideração os traços e tons de pele em consideração.

Tudo isso contribui para proporcionar uma beleza mais harmônica e condizente com os sentimentos do indivíduo.

Veja vídeos sobre o assunto

Se você é o tipo de pessoa que assimila melhor conteúdos no formato audiovisual, saiba que é possível encontrar diversos vídeos sobre visagismo e suas técnicas na internet.

O próprio Philip Hallawell mantém um canal no YouTube que vale a sua visita depois de ler este texto. Como aperitivo, confira este vídeo no qual ele comenta o que é visagismo - e o que não é:

 

Para além dos vídeos de Hallawell, podemos encontrar outros produtores de conteúdo especializados no assunto abordando as técnicas.

No vídeo abaixo, Claudia Yafo fala sobre os quatro temperamentos:

E se você está buscando um visagismo que foca na beleza masculina, confira o vídeo abaixo do Canal do Barba Ruiva:

 

Como se tornar visagista?

Para trabalhar como visagista, você precisa se tornar um especialista em visagismo. Ou seja, é preciso recorrer a uma formação.

A formação, nesse caso, pode ser um curso de graduação tecnológica ou pode ser um curso livre.

Em uma formação de visagismo, ou dentro de um curso que englobe o visagismo, você absorve conceitos teóricos, como os princípios biológicos e teóricos, e desenvolve habilidades práticas.

Quais são os melhores cursos de visagismo?

Para escolher o melhor curso de visagismo para você, é importante buscar por uma instituição de ensino qualificada.

E a maneira mais eficaz de fazer isso é acessando o site do Ministério da Educação e verificando a lista de faculdades reconhecidas por eles.

Isso é importante para que você escolha não apenas um curso que vai ajudar você a chegar onde deseja na sua carreira, mas que também garanta a qualidade e dedicação da instituição.

Desejamos boa sorte nessa caminhada!

Leia também:

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.