Ensino Superior

Vantagens e desvantagens do EAD: conheça todas elas!

Por Redação   | 

 Tag: Ensino Superior

O ensino à distância está cada vez mais popular no Brasil, por isso, antes de decidir se essa é a melhor modalidade para você, é importante conhecer as vantagens e desvantagens do EAD. 

O EAD é uma modalidade de ensino onde o estudante não frequenta as aulas presencialmente, ele acompanha os conteúdos e faz os exercícios de forma online. Ou seja, à distância. 

Hoje, no Brasil, já existem mais estudantes matriculados em cursos de graduação EAD do que em cursos presenciais. Tudo isso motivados pelas vantagens oferecidas: flexibilidade de horários, economia e facilidade de acesso. 

Porém, o EAD também tem desvantagens, especialmente se você não sabe gerir bem seu tempo. 

E para ajudar você a descobrir se essa modalidade de ensino é o que você precisa, nós reunimos as principais vantagens e desvantagens do EAD nesse conteúdo. 

Aqui, vamos falar um pouco sobre o cenário do EAD no Brasil, quais os benefícios e as dificuldades e como você pode escolher o melhor curso e a melhor instituição de ensino para a sua realidade. 

Você vai conferir: 

O que é a modalidade EAD?
Como é o EAD no Brasil?
Quais são as principais vantagens do ensino à distância?
Quais os problemas do EAD?
Como escolher uma instituição de ensino para fazer seu EAD?
Como ingressar em um curso EAD?
Quais cursos são oferecidos na modalidade EAD?
Conclusão 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que é a modalidade EAD? 

EAD é uma sigla para “Ensino à Distância”, uma modalidade de educação na qual o estudante, o professor e seus colegas estão distantes fisicamente interagindo por um meio online.

Nessa modalidade, toda a interação é feita através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (o AVA). 

O EAD é uma maneira dinâmica, de qualidade e econômica de garantir uma formação superior.

Além do EAD, existem outras modalidades de educação no país, como o presencial e o semipresencial. 

Na modalidade presencial, a mais tradicional, é requerido que o aluno e o professor estejam no mesmo ambiente para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça. 

Já a semipresencial é uma modalidade que fica no meio termo entre o presencial e o EAD. Nela, o aluno vai até o campus da instituição de ensino para fazer exercícios e atividades, porém acessa e estuda os conteúdos em casa através do ambiente virtual.

Como é o EAD no Brasil? 

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realiza pesquisas recorrentes sobre o cenário do EAD no Brasil e podemos ver em um estudo feito por eles em outubro de 2020 que, impulsionado pelas vivências da pandemia de COVID-19, o EAD tem se tornado cada vez mais popular. 

Em 2017, por exemplo, 81% dos entrevistados disse que não faria um curso de graduação na modalidade EAD. Porém, em 2020, 78% dos entrevistados disse que sim, faria um curso de graduação EAD.

Ou seja, a percepção sobre o ensino à distância mudou muito nesses três anos, e os motivos apontados pelos respondentes foram especialmente os valores e descontos oferecidos pelas instituições com cursos EAD e a facilidade de acesso. 

Segundo a pesquisa, até 2023 estima-se que mais da metade das matrículas em ensino superior no Brasil sejam feitas na modalidade EAD, cerca de 64%. E isso significa uma mudança, para melhor, ainda maior de percepção por parte dos estudantes e do mercado de trabalho.

Como descobrir que curso fazer? Saiba como escolher

Vantagens e desvantagens do EAD - mulher estudando no computador

Quais são as principais vantagens do ensino à distância? 

A modalidade EAD oferece várias vantagens para quem opta por ela.

Entre elas estão a facilidade de acesso, a flexibilidade de horários, os valores mais baixos do que os cursos tradicionais e os métodos diferenciados de ensino-aprendizagem. Tudo isso com a mesma qualidade do ensino presencial. 

Nós falamos um pouco mais sobre cada uma das vantagens do EAD abaixo: 

Melhora de vida e inclusão social 

Assim como no ensino presencial, fazer uma graduação EAD é uma ótima maneira de desenvolver novas habilidades, buscar recolocação ou garantir a carreira dos seus sonhos. Ter o hábito do estudo constante e buscar aprender é uma vantagem por si só. 

Porém, incluímos esse aspecto entre as vantagens do EAD porque a facilidade de acesso dessa modalidade, além dos preços mais em conta, traz inclusão social. 

Quem pensou que nunca conseguiria ter uma graduação porque não podia pagar pelo ensino presencial, tem uma oportunidade agora. Assim como quem está sem estudar há bastante tempo e acredita que não conseguiria frequentar uma faculdade presencial. 

Flexibilidade de horários e localização 

Como podemos perceber quando falamos sobre o cenário do ensino à distância no Brasil, entre as vantagens e desvantagens do EAD, a flexibilidade se destaca. 

Segundo a pesquisa da ABMES, 79% dos estudantes de EAD no país trabalham em tempo integral, então a oportunidade de assistir aos conteúdos quando puderem é bastante atrativa. Isso porque nas faculdades à distância, os professores expõem os conteúdos ao vivo em determinado horário e esse material é gravado e disponibilizado no ambiente virtual. 

Dessa forma, cada aluno assiste às aulas no momento e local que forem mais adequados para si. Essa é uma grande vantagem para quem precisa conciliar os estudos com outras responsabilidades, como o trabalho.

Economia de dinheiro e tempo 

Em grande parte das faculdades à distância, as mensalidades costumam ser mais baratas do que nos cursos presenciais. Isso porque as instituições conseguem eliminar alguns custos por não precisarem ter uma estrutura física que comporte as aulas. 

Então, elas repassam essa economia aos estudantes, permitindo que mais pessoas frequentem o EAD. Para o aluno, esse repasse é uma grande vantagem, assim como tudo o que envolve não precisar se deslocar até o campus. 

Por exemplo, estudando de casa no ambiente virtual, o estudante elimina custos com transporte e materiais de apoio, por exemplo. 

E apesar de não ser uma economia monetária, o EAD também ajuda a economizar o seu tempo. Apenas por não precisar esperar o transporte público ou passar um bom tempo no trânsito, você já está economizando. 

Mesma qualidade do curso presencial 

Uma dúvida que pode surgir para quem deseja saber as vantagens e desvantagens do EAD é sobre a qualidade da graduação à distância.

Sabemos como os contratantes e os próprios estudantes costumavam perceber o EAD como uma modalidade inferior à presencial, porém a popularidade do ensino à distância está modificando essa percepção. 

Vimos na pesquisa da ABMES como a percepção está mudando e como o futuro promete muito mais aderência ao EAD. Logo, o mercado de trabalho e os contratantes precisarão entender que o ensino à distância, dependendo da instituição e suas certificações, tem a mesma qualidade do presencial. 

Essa qualidade, aliás, é garantida pelo Ministério da Educação (o MEC) por meio de portarias, leis e decretos que visam assegurar a eficácia da formação à distância. Por isso, essa é a mais uma vantagem do EAD. 

Como escolher uma faculdade? Confira dicas!

Protagonismo no aprendizado 

Uma das características mais fortes do EAD é o protagonismo do estudante em seu próprio aprendizado. Isso porque as aulas normalmente são conteúdos em vídeo e apostilas que o estudante precisa estudar por si e tirar dúvidas com o professor. 

Essa, inclusive, é uma abordagem da metodologia ativa, uma maneira inovadora de encarar o processo ensino-aprendizagem e que ajuda o estudante a se tornar parte ativa de seu próprio aprendizado. 

Esse protagonismo é algo que pode, e deve, ser levado para o mercado de trabalho, pois é uma habilidade desejada por companhias em constante crescimento. Uma das vantagens do EAD, então, é despertar a curiosidade, autonomia e aprendizado ativo dos estudantes.

Confira 13 dicas para estudar EAD e melhorar o seu rendimento

vantagens e desvantagens do ead - quais sao as vantagens do ead

Quais os problemas do EAD? 

Assim como tudo que existe no mundo, o EAD também tem suas desvantagens.

Porém, diferente do que se pode pensar, as maiores desvantagens do EAD estão em habilidades e competências do próprio estudante, como gestão de tempo, concentração e interação com outras pessoas. 

Abaixo, nós falamos sobre algumas dessas desvantagens: 

Necessidade de gerir bem o tempo e ter comprometimento 

Uma questão que deve ser considerada na hora de analisar as vantagens e desvantagens do EAD é a gestão do tempo. Isso porque é o aluno quem decide quando irá assistir as aulas e quando irá realizar as atividades propostas. 

É essencial que se tenha habilidade de organizar a rotina e conciliar os prazos dos estudos com outras responsabilidades pessoais e profissionais. Essa necessidade de saber gerir o tempo também vem acompanhada pelo comprometimento e maturidade. 

O EAD oferece as mesmas oportunidades e a mesma qualidade de um curso presencial, porém é esperado que o estudante tenha maturidade e comprometimento para entender seu papel ativo na dinâmica aprendizado. 

Não interagir presencialmente com colegas e professores 

Outra questão que poderia ser considerada como uma desvantagem do ensino à distância é a falta de interação presencial com os colegas e professores. 

Existe dentro do ambiente virtual de aprendizagem fóruns para interação e troca de ideias, porém se você é uma pessoa que procura a interação da sala de aula, essa pode ser uma desvantagem. 

Também dentro dessa categoria das vantagens e desvantagens do EAD está a dificuldade de estudar sozinho se você não tem um método ou concentração o suficiente. 

Como escolher uma instituição para fazer seu EAD?

O essencial quando você estiver pesquisando por instituições de ensino onde fazer sua graduação EAD é escolher aquela que tem qualidade comprovada e cursos aprovados pelo MEC. 

Senão, você corre o risco de passar por toda a graduação apenas para não ter um diploma válido no final do curso. 

Então, pesquise sobre a universidade antes de fazer a matrícula, dando preferência para uma instituição com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e que também tenha alguma tradição no ensino superior. 

Embora não exista distinção entre um diploma de curso EAD e presencial, um diploma de uma instituição respeitada faz toda a diferença no seu currículo. 

vantagens e desvantagens do ead - Quais os problemas do EAD

Como ingressar em um curso EAD? 

Ingressar em um curso EAD também poderia estar listado nas vantagens porque, na maioria dos cursos, o processo seletivo é mais simples. 

Pode acontecer pela sua nota do Enem, ingresso de diplomado para quem quer fazer a segunda graduação ou transferência de outra instituição de ensino. Muito mais simples, rápido, sem o estresse de um vestibular longo e cansativo e sem burocracia.

Saiba mais sobre o extravestibular e as formas de ingresso

Quais são os cursos oferecidos na modalidade EAD?

As opções de graduação EAD são muitas e estão ficando cada vez maiores à medida que o mercado entende a importância da modalidade. 

Existem, entretanto, alguns cursos que ainda não ganharam uma versão à distância, seja porque requerem uma vivência muito próxima do aluno com o assunto ou são áreas da saúde, como medicina. 

Mas fora esses casos, existe uma infinidade de cursos de graduação à distância que você pode fazer, desde cursos de humanas até algumas exatas. 

Por isso, convidamos você a conhecer os cursos que oferecemos aqui na UCS. 

Somos referência em educação, com uma história de tradição e credibilidade que faz com que nossos cursos sejam dinâmicos, interativos e relevantes. Tudo o que você precisa para tornar seu aprendizado mais ativo. 

Conheça todos os cursos do EAD UCS! 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Conclusão 

Hoje você conheceu algumas das vantagens e desvantagens do EAD. Entre os benefícios do ensino à distância estão a flexibilidade, a facilidade de acesso, a economia e a qualidade do ensino. 

Por outro lado, a modalidade também oferece suas dificuldades, como a interação com colegas e professores e a necessidade de saber gerir seu tempo.


📖 Você pode se interessar também: