Ler o post

O mercado de Estética e Cosmética vem se destacando no mercado brasileiro como um dos mais promissores. Para você ter uma ideia, já são 480 mil profissionais na área e um faturamento de 47,5 bilhões de reais, segundo matéria da Revista Exame.

Esse sucesso coloca o Brasil como 4o no ranking de consumidores, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Na América Latina, o Brasil é o primeiro colocado.

Como você pode ver, quem se forma em um curso de Estética e Cosmética ingressa em um mercado que avança rapidamente e atrai milhares de clientes todos os anos.

Que tal saber mais sobre essa profissão? Continue a leitura!

O que é Estética e Cosmética?

Estética e Cosmética é um ramo da área de saúde que se preocupa em oferecer saúde e bem-estar aos pacientes por meio de tratamentos corporais, faciais e capilares.

O profissional formado em Estética e Cosmética lida diariamente com a autoestima das pessoas. Portanto, ele assume uma responsabilidade muito grande na aplicação de tratamentos que interferem diretamente na saúde física e emocional de seus clientes.

Como ser um estetacosmetólogo?

Em 2018, a profissão de estetacosmetólogo foi regulamentada pelo Governo Federal. Desse modo, apenas profissionais com formação adequada podem atuar no segmento e aplicar tratamentos estéticos e cosméticos.

A Lei que regulamenta as atividades dos esteticistas e cosmetólogos prevê dois tipos de formação: técnica e superior.

O técnico em estética é o profissional que conclui um curso técnico de nível médio ou pós-médio em escola reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC. Essa formação permite que o profissional faça a aplicação de tratamentos corporais, faciais e capilares sob a supervisão de um profissional com formação superior.

Já a formação superior, que pode ser tecnológica ou bacharelado, permite ao profissional elaborar pareceres técnico-científicos, prescrever tratamentos estéticos e cosméticos, aplicar esses tratamentos e prestar consultoria no segmento.

Como é a faculdade de Estética e Cosmética?

Os Cursos Superiores de Tecnologia em Estética e Cosmética são os mais buscados por quem pretende cursar uma graduação na área. Eles têm duração de 3 anos e são ofertados na modalidade presencial ou a distância.

A grade curricular de Estética e Cosmética compreende disciplinas como anatomia, biologia, bioquímica e fisiologia, cujo objetivo é fazer com que os alunos compreendam o funcionamento do corpo humano.

Entre os conhecimentos específicos da área, o aluno aprende sobre drenagem linfática; cosmetologia; fitocosmetologia; estética facial, corporal e capilar; estética holística; visagismo; entre outras.

Visando uma formação completa e voltada ao mercado de trabalho, o Curso Superior de Estética e Cosmética une teoria e prática durante os seis semestres de duração.

O aluno tem acesso a conteúdos atualizados para estudar quando e onde quiser e comparece à instituição de ensino em datas pré-agendadas para compartilhar atividades práticas com colegas e professores.

Dessa forma, o aluno consolida melhor os conhecimentos e, quando parte para o mercado de trabalho, se sente mais seguro em aplicar os tratamentos aprendidos durante a graduação.

Como é o mercado de trabalho em Estética e Cosmética?

O mercado de trabalho em Estética e Cosmética oferece dezenas de oportunidades aos profissionais.

É possível trabalhar em clínicas de estética, salões de beleza, spas, hotéis, resorts, hospitais e realizar atendimento à domicílio.

O profissional pode atender de forma generalista ou então buscar uma especialização, o que é mais comum. Nesse sentido, é fundamental estar atento às novas tecnologias e tratamentos lançados no mercado.

Muitos profissionais buscam uma carreira na consultoria de imagem pessoal. Como consultores, orientam seus clientes em cortes de cabelo, tintura, uso de maquiagem para as mais diversas situações, tratamentos de pele e até de moda.

As franquias de produtos de estética e cosmética também estão em alta e são uma boa ideia para quem deseja empreender na área. Linhas de produtos naturais e veganos ganham destaque por atender a um público exigente.

Quem quer aliar o universo digital à Estética e Cosmética também pode optar por abrir um e-commerce.

Já quem entende muito do assunto e deseja se tornar um influencer digital deve começar a construir uma boa imagem e reputação nas redes sociais.

Agora, quem prefere o contato diário com pessoas e atuar diretamente na aplicação de tratamentos, deve considerar abrir uma clínica própria ou então associar-se a outros profissionais.

O atendimento a domicílio continua sendo uma opção bastante vantajosa para quem gosta de flexibilidade de horários. A única questão é ter facilidade de locomoção para ir até onde os clientes estão.

Quanto ganha um profissional de Estética e Cosmética?

A média salarial de um esteticista é de R$ 1.374,61, segundo o site Salário. No entanto, esse valor varia bastante conforme a região do país e o porte da empresa contratante.

O profissional de Estética e Cosmética que opta por empreender no segmento pode ter uma remuneração bastante elevada e ainda gerar empregos para outras pessoas.

Como começar uma carreira de sucesso em Estética e Cosmética?

A escolha de uma boa faculdade de Estética e Cosmética é a garantia de que você terá uma formação de qualidade. Por isso, é importante avaliar algumas questões antes de se matricular.

Confira se a instituição de ensino é credenciada ao MEC e se o curso é reconhecido pela mesma instituição. Converse com alunos e ex-alunos para saber a opinião deles a respeito do curso.

Avalie, também, a grade curricular e a formação dos professores. E não esqueça de conhecer a infraestrutura oferecida pela universidade!

A boa notícia é que, mesmo que não haja o curso de Estética e Cosmética próximo de sua casa, esta é uma formação que pode ser feita a distância.

No curso de Estética e Cosmética EAD, você tem o mesmo conteúdo da graduação presencial, com a vantagem de poder estudar onde e quando quiser. O diploma sai igualzinho ao do presencial e, ao concluir o curso, você já pode atuar na profissão com total segurança.

Quer saber mais a respeito da graduação em Estética e Cosmética EAD? Acesse a página do curso!

blog ead ucs
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.