Você já pensou em um trabalho de meio período para voltar a estudar?

Postado em 15 de mai de 2021
Loading...

É muito comum que os estudantes precisem conciliar sua jornada de estudos com um emprego que os viabilize economicamente. Enquanto o estudo promove a qualificação intelectual, o trabalho promove a autonomia financeira.

E embora a jornada de trabalho em período integral seja a mais comum praticada nas empresas, outras modalidades têm ganhado evidência e se tornado cada vez mais frequentes no mercado.

Entre elas está o trabalho de meio período.

Esse tipo de jornada é muito procurado por profissionais que buscam mais flexibilidade, pois caracteriza-se por possuir uma carga mais curta que a convencional, com expediente semanal de menos de 40 horas.

Neste, você vai entender como um trabalho de meio período pode ajudar você na volta aos estudos. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como funciona o trabalho de meio período?

Em empregos de meio período o expediente começa geralmente durante à tarde e pode inclusive coincidir com o fim do horário escolar.

É um trabalho de carga horária de 26 horas semanais, no máximo. Também há a possibilidade de exercer 6 horas extras, sem que se excedam 30 horas por semana. Por conta disso, o trabalho de meio período geralmente tem a vantagem de horários mais flexíveis.

Empregos de meio período contam com os mesmos benefícios que carreiras regulares, com exceção do salário (que tende a ser mais baixo) e da quantidade de níveis (que normalmente são apenas três).

São vagas mais focadas para jovens adultos, embora adultos de todas as idades possam se beneficiar dessa modalidade.

Atualmente, no período pós-pandemia, se tornou mais recorrente a opção de trabalho remoto na modalidade de meio período, o que traz como vantagens uma maior flexibilidade de horários e um custo menor com alimentação e deslocamento.

Vantagens do trabalho de meio período

Abaixo, você conhece as principais vantagens de buscar uma vaga de meio período:

  • Flexibilidade de horários: o trabalho de meio período permite aos profissionais usufruírem de maior tempo livre para se dedicar a outros compromissos.
  • Diminuição do estresse: a carga de trabalho reduzida faz com que o trabalhador fique menos exposto à rotina desgastante do expediente. Isso significa ganhos em sua qualidade de vida e bem-estar e a empresa também ganha ao ter um funcionário mais disposto.
  • Aumento da produtividade: os trabalhos de meio período oferecem flexibilidade, satisfação e produtividade. Em uma jornada de trabalho mais curta, os profissionais tendem a ter mais motivação e empenho em executar suas atividades diárias.
  • Tempo maior para se especializar: outra vantagem do trabalho de meio período é que ele contribui para os profissionais continuarem se especializando por meio de cursos. Com o expediente menor, eles têm mais disposição e tempo para se dedicar aos estudos.
  • Ganho de experiência: os trabalhos de meio período oferecem a oportunidade de acumular experiência, especialmente no caso de estagiários ou recém-formados, que podem dividir seu tempo trabalhando em duas áreas diferentes e, assim, adquirir conhecimento em mais de uma função.
  • Experiência de trabalho para estudantes: esse tipo de emprego é a melhor opção para os estudantes. Ter um emprego de tempo parcial funciona muito bem, pois dá aos estudantes a chance de ganhar alguma experiência de trabalho e também agrega experiências para serem incluídas no currículo.

 

 

 

Essa modalidade também tem desvantagens. Confira, abaixo, quais são elas:

  • Salários mais baixos: uma das principais desvantagens dos trabalhos de meio período é a redução do salário, uma vez que a remuneração é proporcional às horas trabalhadas. Normalmente, quem trabalha apenas um período, recebe um pouco menos do que quem trabalha em tempo integral.
  • Benefícios diferentes: como os colaborares em jornada de meio período passam menos tempo na empresa, eles não recebem os mesmos benefícios que os funcionários integrais.
  • Falta de tempo: o tempo pode ser tanto uma vantagem como uma desvantagem, dependendo da situação. Isso porque o trabalhador de meio período tem menos tempo para executar suas tarefas, especialmente se o seu trabalho demanda atividades complexas.

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam

Os direitos de quem trabalha meio período

Quem trabalha meio período não tem os mesmos direitos de quem trabalha em período integral. Porém, também pode contar com direitos próprios. Veja quais são:

1. Pagamento do salário

Para fixação do salário de quem trabalha em tempo parcial, é necessário observar o valor da remuneração dos empregados da mesma função que trabalham em tempo integral, devendo haver proporcionalidade entre os salários de acordo com a quantidade de horas trabalhadas.

2. Férias

As férias passaram a ser concedidas sob as mesmas regras que os empregados que trabalham em regime tradicional, ou seja, em jornada de 44 horas semanais.

Isso significa que elas são concedidas em períodos que vão de 12 a 30 dias, levando em consideração o número de faltas no empregado durante o período e as ausências injustificadas.

Assim, os trabalhadores que foram contratados sob o regime de tempo parcial, após doze meses de trabalho, deverão ter direito às férias conforme a seguinte a proporção:

  • 30 dias corridos, se não tiver mais de 5 faltas;
  • 24 dias corridos, se tiver entre 6 a 14 faltas;
  • 18 dias corridos, se tiver entre 15 e 23 faltas;
  • 12 dias corridos, se tiver entre 24 e 32 faltas.

3. Conversão das férias em abono

Os empregados em tempo parcial podem converter a proporção de 1/3 do período de férias em abono pecuniário (a prática de vender férias para a empresa).

4. Horas extras

Com relação às jornadas de trabalho, elas podem transcorrer da seguinte maneira:

  • Jornada de até 30 horas: não é possível prestar horas extras;
  • Jornada de 26 horas: é possível realizar, no máximo, 6 horas extras por semana.

As horas extras podem ser compensadas até a semana seguinte em que foram prestadas, devendo ser feita a sua quitação na folha de pagamento do mês subsequente, caso não sejam compensadas.

E então, o que você acha da opção de ter um trabalho de meio período para voltar a estudar? Funcionaria na sua rotina? Conte para gente nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!