Ler o post

A escolha entre trabalhar ou estudar é um dilema para muitas pessoas que querem investir em uma faculdade, mas não podem deixar o emprego de lado.

A escolha é difícil, já que muitas pessoas dependem financeiramente do emprego, mas também almejam cursar um ensino superior ou especialização, sobretudo pela oportunidade de crescimento profissional.

Conciliar as duas coisas é completamente possível desde que haja planejamento e organização. Por isso, neste artigo você vai conferir 5 dicas para conciliar o trabalho e os estudos.

Neste artigo você vai conferir:

A escolaridade garante um melhor emprego?
Dicas para quem estuda e trabalha ao mesmo tempo
1. Organize seu tempo
2. Escolha um curso a distância
3. Use a tecnologia a seu favor
4. Construa relações de amizade
5. Pesquise sobre a avaliação e os descontos nas instituições
Trabalhar ou estudar: você não precisa escolher!
Conclusão

Mão escrevendo em papeis soltos acima da mesa.

A maior escolaridade garante um melhor emprego?

Antes de dizermos quais dicas podem ser seguidas nessa missão de trabalhar ou estudar, é importante esclarecer uma questão: será que ter um nível maior de escolaridade garante um crescimento profissional ou o acesso a melhores vagas de emprego?

Em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), se comprovou que em períodos de crise, como o vivido agora devido à pandemia de covid-19, a tendência é que os empregados com maior nível de escolaridade mantenham seus empregos, enquanto os menos qualificados têm maiores chances de encarar uma demissão.

O estudo se baseia em indicadores sobre mercado de trabalho e produtividade, sendo um deles o Índice de Qualidade do Trabalho (IQT), que analisa dados de escolaridade e de experiência da população com trabalho ativo no país.

Além disso, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uma pessoa com o diploma universitário no Brasil ganha 2,5 vezes mais do que alguém que tenha apenas ensino médio.

Existem alguns motivos, portanto, para você não deixar os estudos de lado:

  • Crescimento profissional🥇: uma qualificação pode garantir uma promoção, uma recolocação ou mesmo uma mudança de área. Mas, para além de um novo cargo, o crescimento profissional também representa um novo desafio. Para isso, é preciso estar atualizado em relação a teoria, ferramentas, leituras e técnicas. Além de mais oportunidades de carreira, um diploma também pode lhe conferir um aumento na remuneração.
  • Crescimento pessoal🧘‍♀️: um novo desafio sempre amplia seus horizontes e promove diversas experiências. Ao se planejar e organizar para estudar, você vai precisar entender quais métodos de estudo são mais ágeis e também quais as suas preferências dentro do curso escolhido. E esse é um processo de autoconhecimento importante.
  • Conhecimento e mentalidade💡: o conhecimento é sempre transformador e, quanto mais você tiver propriedade sobre aquilo que escolheu estudar, mais você saberá argumentar com propriedade e defender suas ideias.
  • Networking👥: ao passo em que você escolhe um curso, independentemente do grau de ensino, você conhece professores e colegas na sua área de atuação, ampliando a sua rede de contatos, o que pode gerar novas oportunidades de trabalho e parceria no futuro.
  • Credibilidade📚: quando você estuda sobre algo, acaba se apropriando daquela área ou assunto, então transmite os seus pensamentos e ideias com mais credibilidade e confiança.

Agora que você já sabe a importância de não abrir mão dos estudos, apresentaremos a seguir 5 dicas para você conciliar o trabalho e a faculdade. Confira!

Dicas para quem estuda e trabalha ao mesmo tempo

1. Organize seu tempo

Para conciliar trabalho e estudos a organização é essencial. É preciso definir os dias e horários em que você estiver dedicado ao trabalho e os outros em que estará focado nas disciplinas, leituras e outras atividades do curso.

Para isso, faça um cronograma com a escala semanal ou mensal e pinte de cores diferentes as atividades relacionadas ao trabalho e ao estudo. Você também pode estabelecer outras cores especificas para você ficar atento às provas e atividades avaliativas, por exemplo.

Nesse planejamento, não esqueça de estabelecer algumas pausas, sobretudo à noite. Diversos estudos já comprovaram que uma boa noite de sono influencia na concentração e qualidade das atividades executadas durante o dia, seja no trabalho ou na faculdade.

2. Escolha um curso a distância

Um curso EAD é a solução sob medida para quem precisa dividir o tempo entre trabalhar e estudar.

Essa modalidade de ensino é flexível e permite que você mesmo seja responsável pela sua rotina de estudos. Como todas as atividades são online ou em ambiente virtual de aprendizagem, você consegue estudar em qualquer horário e em qualquer lugar.

Os materiais didáticos são diversos: há textos, videoaulas, áudios, fóruns de discussão e projetos a serem desenvolvidos. Além disso, quando você tem alguma dúvida, é possível entrar em contato com algum professor ou tutor EAD.

Outra vantagem é que, no EAD, você não perde tempo no trânsito e economiza com o transporte e com a alimentação.
Para entender melhor sobre as diferenças entre os cursos presenciais, semipresenciais e a distância, leia o artigo que fizemos sobre os tipos de faculdade.

Mãos digitando em um notebook.

3. Use a tecnologia a seu favor

Para quem quer trabalhar e estudar ao mesmo tempo, os recursos tecnológicos são grandes aliados. Existem alguns aplicativos, por exemplo, que ajudam a organizar o tempo e facilitam a criação de uma rotina de estudos.

No caso dos cursos EAD, é possível inclusive aproveitar o tempo de descolamento até o trabalho e utilizar o celular para pôr algum conteúdo do curso em dia.

Também fica mais fácil levar seu material didático para onde for e aproveitar pequenos intervalos para revisar a matéria no tablet ou smartphone.

Aliás, essa apropriação tecnológica não é importante só para os estudos, mas para o trabalho também. Após as mudanças causadas pela pandemia, é cada vez mais comum que o mercado de trabalho demande um bom uso de computadores, smartphones e aplicativos para um melhor desempenho no home office – uma tendência nas empresas de diversos setores.

4. Construa relações de amizade

Conciliar uma série de atividades pode, em alguns momentos, causar estresse e desânimo. Nesse sentido, é importante se aproximar de colegas que estarão passando pela mesma situação.

Além de entender, eles também poderão lhe ajudar com demandas do curso, lembrar dos prazos importantes e dividir tarefas sempre que possível. Mesmo para quem opta pelo EAD, é possível trocar contatos com os colegas por meio de chats virtuais e outras plataformas de interação.

As amizades e o coleguismo podem, também, serem importantes parcerias no mercado de trabalho. Os colegas de faculdade integram seu networking, já que todos terão a mesma profissão. E essas conexões profissionais são grandes aliadas para quem está no início da carreira.

5. Pesquise sobre a avaliação e os descontos nas instituições

Muitas instituições de ensino mantêm programas de bolsas de estudo para quem deseja ingressar na faculdade, mas não tem orçamento suficiente para pagar as mensalidades.

Em algumas universidades existem modalidades de vestibular que garantem que os melhores classificados tenham descontos para cursar a faculdade.

Outras utilizam a classificação no Enem para conceder descontos ou oferecer bolsas para os cursos de graduação.

O EAD da UCS dispõe de diversos benefícios para você. Confira!

Mulher loira sentada à frente de um computador com uma xícara de café e cadernos ao lado. Ela está com expressão pensativa.

Trabalhar ou estudar: você não precisa escolher!

Fazer um curso técnico, uma graduação ou uma especialização não precisa ser uma escolha. Você pode conciliar as duas esferas, sobretudo se optar pelo ensino a distância, que permite maior flexibilidade e uma possibilidade de adequação a diferentes rotinas.

Um diploma pode trazer diversos benefícios, como um crescimento na sua carreira ou novas oportunidades de trabalho, um aumento no seu salário, uma promoção e também pode ser o primeiro passo para você se tornar um especialista na sua área de atuação.

Está em dúvida sobre qual área seguir? Aqui fizemos um artigo contando sobre quais são as profissões do futuro!

Além do crescimento profissional, o estudo pode lhe aproximar do autoconhecimento e desenvolver técnicas como autoconfiança e a propriedade sobre determinado assunto, transmitindo confiança e credibilidade.

Conclusão

Neste artigo você conferiu o porquê fazer faculdade pode ser uma boa alternativa para quem já está no mercado de trabalho e também 5 dicas para conciliar trabalho e estudos.

Um diploma, além de ser uma oportunidade de crescimento profissional, também pode dar subsídios para você desenvolver habilidades que vão além do mercado de trabalho.

E, para quem não pode escolher entre trabalhar e estudar, é possível fazer as duas coisas, desde que haja planejamento e organização. Nesse sentido, o ensino a distância pode ser uma ótima alternativa!

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog EAD UCS para conferir outros artigos sobre mercado de trabalho e educação.

New call-to-action
New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.