Teste de digitação: o que é, como fazer e dicas para passar

Postado em 13 de nov de 2020
Loading...

Você sabe para que serve e como funciona um teste de digitação?

O nome já entrega boa parte do que esse instrumento se propõe a fazer, mas há muito mais a saber a respeito. Digitar rápido é uma atividade que exige bastante concentração e destreza, e é justamente para avaliar essa capacidade que tal teste existe.

Em algumas profissões, o teste de digitação é etapa obrigatória de processos seletivos.

Os concursos públicos da Polícia e áreas jurídicas, por exemplo, empregam a prova de digitação com caráter eliminatório. Quem pretende se tornar um escrevente ou escrivão, então, não tem como escapar. Afinal, para exercer essas funções, o domínio da digitação é imprescindível.

Portanto, se você está prestes a realizar um teste de digitação e precisa de algumas dicas para mandar bem na prova, continue lendo! Além de descobrir como aprimorar a técnica, você vai ver recomendações importantes para o dia do exame.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é teste de digitação?

O teste de digitação avalia a capacidade do indivíduo de digitar. Ele leva em conta o tempo gasto e a qualidade dos textos redigidos.

É preciso teclar rapidamente, mas sem errar a escrita de palavras e frases. E, embora pareça fácil à primeira vista, o teste é motivo de preocupação para muitos candidatos. Isso porque um simples deslize, como esbarrar um dos dedos na tecla errada, pode pôr tudo a perder.

Como funciona um teste de digitação?

Normalmente, os testes de digitação aplicados em concursos públicos pedem que os candidatos redijam ofícios e documentos de órgãos públicos com 1.500 a 1.800 caracteres. E, no geral, a tarefa deve ser cumprida de seis a onze minutos.

Além da agilidade, algumas bancas também analisam os conhecimentos básicos de formatação nos programas utilizados, como Word e Excel.

🔵 Leia também: 5 profissões para pessoas observadoras

Quantas palavras por minuto conseguimos digitar?

Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge com mais de 160 mil voluntários concluiu que a velocidade média de digitação em teclados físicos é de 52 palavras por minuto.

Segundo a pesquisa, o número é baixo se comparado aos datilógrafos profissionais das décadas de 1970 e 1980, que conseguiam teclar de 60 a 90 palavras. No entanto, no mesmo levantamento, alguns indivíduos obtiveram resultados expressivos, como 120 palavras por minuto.

Com relação ao smartphone, a média é um pouco menor. De acordo com um grupo de universidades que testou 37 mil pessoas, a digitação móvel média é de 36 palavras por minuto.

Como digitar mais rápido no PC?

O primeiro passo para digitar mais rápido é adquirir um bom teclado. Afinal, a digitação pode ser um grande desafio se as teclas estiverem emperradas ou fora do lugar.

Com uma boa estrutura de equipamento, é importante também identificar e assimilar a disposição das letras. No Brasil, 99% dos teclados obedecem o padrão QWERTY. Este nome é atribuído devido às primeiras letras que aparecem.

A ordem das teclas do computador seguem a mesma lógica das máquinas de escrever.

Foi o americano Christopher Scholes quem criou e patenteou a sequência, com o intuito de aproximar os pares de letras mais usados na língua inglesa. Para digitar com velocidade, as mãos devem ficar imóveis. Apenas os dedos devem se movimentar até as teclas.

Qual o melhor programa para aprender a digitar?

Não há um programa melhor para aprender a digitar. Isso porque o ideal é aquele com o qual você tem mais afinidade. Por isso, listamos abaixo quatro opções para você experimentar:

  1. TypeFaster: este programa, desenvolvido para Windows, é bastante simples. Assim, mesmo que o usuário não tenha tanta familiaridade com sistemas, conseguirá treinar a digitação sem grandes dificuldades. Além disso, o software conta com um jogo estilo 8-bits que ajuda a distrair durante a prática.
  2. MaxType Lite: se você gosta de desafio, o MaxType Lite pode ser o programa certo. Além do modo de treino, no qual o usuário pratica digitando as sugestões apresentadas, há também um nível avançado, que faz da máquina um oponente para você pegar firme em suas tentativas.
  3. Teste de Digitação Online: é um site bem prático onde é possível testar sua velocidade de digitação utilizando várias métricas, como toques por minuto, palavras por minutos e outros. O teste é completamente gratuito e também conta com um suporte para aprender a digitar corretamente através de um curso de digitação. Além disso, nele também consta um ranking de velocidade semanal e geral para desafiar seus amigos, e um histórico da sua velocidade.
  4. Addictive Typing Lessons: este último software é para quem aprecia personalização. Nele, é possível customizar as lições pré-instaladas com palavras de qualquer língua. Como não há limitação de sistema operacional, você pode usá-lo no Windows, Mac e Linux.

 

 

 

Como praticar a digitação?

Digitar envolve técnica.

Por isso, a posição de repouso, que é o início da atividade de digitação, deve seguir algumas regras. Os dedos da mão esquerda precisam ser posicionados nas letras A, S, D e F. Já os da direita devem ficar sobre as teclas Ç, L, K e J.

Você já reparou que as letras F e J possuem um alto-relevo?

Ele serve para que seja possível reconhecer o posicionamento adequado das mãos mesmo sem olhar para o teclado. Além da posição de repouso, é importante seguir o movimento correto da digitação. Cada dedo é designado para teclas específicas.

O indicador esquerdo, por exemplo, serve para digitar as letras V, B, F, G e T, além dos números 4 e 5. O direito, por sua vez, é usado para digitar N, M, H, J, Y, L, 6 e 7. Para as letras C, D e E e o número 3, use o dedo médio esquerdo. Já o direito poderá teclar K, I e 8. Seguindo, com o dedo anelar da mão esquerda digite X, S, W e 2. Com o direito, L, O e 9, além da vírgula.

Ah, os dedos mindinhos também devem ser usados. Aproveite-os para as teclas laterais, como Shift, Enter e Tab. E, por fim, os polegares, que ficam encarregados de apertar o espaço.

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

6 dicas para passar em um teste de digitação

Agora que você já conhece as técnicas e sabe como digitar rapidamente, fique atento às dicas para ter sucesso nessa tarefa e, claro, no teste de digitação.

1. Pratique

Tudo é uma questão de hábito. E não pense que a missão é mais fácil para quem já tem o costume de usar o computador.

Muitas pessoas têm facilidade para digitar, mas desconhecem as técnicas corretas. E, com isso, podem desenvolver alguns problemas de saúde, como a tendinite. Dessa forma, para quem está iniciando, será mais simples se manter longe dos vícios e aprender a usar o teclado do jeito certo.

Estipule uma quantidade de textos diários para treinar. Pegue um cronômetro e vá contabilizando o tempo gasto.

2. Relaxe e concentre-se

Você, certamente, já deve ter ouvido que a pressa é inimiga da perfeição, não é mesmo? Mas, então, como fazer para digitar rápido e sem erros?

Bom, a dica é se manter relaxado e concentrado. Enquanto estiver digitando, evite olhar para o relógio ou se dispersar com o que está em volta. Preste bastante atenção nas frases que são ditas para não haver dificuldades na reprodução.

3. Procure não olhar para o teclado

Quando você volta seu olhar exclusivamente para o teclado, perde a noção da escrita. Por isso, é importante manter o foco na tela do computador.

Olhe para o teclado apenas se houver dúvidas quanto à localização de alguma letra - uma necessidade que desaparece com o tempo, conforme pratica.

4. Use sempre as duas mãos

Como você viu  antes, que cada dedo da mão tem uma utilidade na digitação. Procure, dessa forma, seguir todas as recomendações. Ainda que falte destreza para movimentar todos os dedos, como o mindinho, por exemplo, as duas mãos precisam ser usadas.

5. Experimente testes online para melhorar suas habilidades

É possível seguir do jeito tradicional, separando alguns textos para digitação e usando um cronômetro para contabilizar o tempo, mas é viável também explorar as ferramentas online.

Afinal, na era em que vivemos, não é difícil encontrar sites na internet para fazer os testes. Um deles é o 10FastFingers, que permite realizar avaliações simples e avançadas.

Após finalizar o exame, é possível visualizar o resultado de quantas palavras foram digitadas por minuto e a precisão (erros X acertos).

6. Dedique-se e faça seu melhor

Como tudo nessa vida, a dedicação e o empenho podem surtir resultados significativos. Portanto, procure dar o seu melhor para aprimorar cada vez mais essa habilidade.

Então, suas dúvidas sobre o teste de digitação foram esclarecidas? Esperamos que sim!

Agora, é só colocar as dicas em prática e aperfeiçoar o exercício. Lembre sempre que é preciso treinar bastante, sobretudo as técnicas. Você pode até digitar rapidamente, mas, se for não do jeito certo, seu desempenho pode se revelar insuficiente para a aprovação em alguma prova.

Além disso, o treino também precisa ser controlado, sem exageros. O esforço repetitivo pode levar ao desenvolvimento de tendinite, tenossinovites, bursite e outras moléstias.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!