15 sufixos e prefixos em inglês para o Enem

Postado em 12 de jan de 2022
Loading...

Os prefixos e sufixos são um conteúdo bastante recorrente na língua inglesa e que são muito utilizados tanto na língua corrente, quando na interpretação textual. 

Eles são modificações, elementos que podem ser anexados à palavra, especificamente à sua base, para gerar um novo significado.  

Muitas vezes, através da manipulação de algumas letras, podemos alterar tanto a classe gramatical quanto o significado da palavra.   

Exatamente por isso que conhecer os sufixos e prefixos é um conhecimento adicional que pode te auxiliar inclusive na interpretação de texto, uma habilidade que é muito exigida na prova de inglês do Enem.  

Mas você conhece alguma coisa sobre sufixos e prefixos? Calma, que vamos te ajudar! 

Neste texto, vamos te explicar mais sobre isso e listar alguns dos principais sufixos e prefixos que costumam ser usados em textos na língua inglesa.

Você vai conferir:

 

O que são sufixos e prefixos?

Os prefixos e sufixos em inglês são modificações que formam uma nova palavra, sendo o prefixo um acréscimo nas primeiras sílabas (antes do radical) e os sufixos, uma fusão nas últimas sílabas (depois do radical).  

Os afixos são considerados morfemas, que se agregam e que podem tanto manter o significado original da palavra como transformá-la. 

Porém, a adição de um prefixo em inglês não altera a ortografia da palavra original, mas ao adicionar um sufixo em inglês, a grafia da palavra original pode sim mudar, como no caso de palavras que terminam em y ou e.  

O entendimento dos afixos também ajuda na compreensão do idioma em um contexto mais geral, pois ele costuma ser usado em situações específicas. 

Vamos mostrar na sequência alguns exemplos de prefixos e sufixos que são mais usados nos textos da língua inglesa. 

🔵 Leia também: Inglês ou espanhol no Enem: qual escolher?

Principais prefixos em inglês 

  1. Anti: seu significado é de oposição, contra. É usado desta mesma forma na língua portuguesa. Exemplo: His brother is antisocial. (Seu irmão é antissocial.)
  2. In-/ ir-/ im-: são prefixos utilizados para transmitir a ideia de negação. Exemplos: It is impossible to jump from here! (É impossível pular daqui!), This answer is incorrect. (Esta resposta é incorreta.) e Her situation is irregular! (A situação dela é irregular!).
  3. Re-: este prefixo traz como significado a repetição, a ideia de fazer novamente. Exemplo: I need to restudy this to get a good grade. (Eu preciso reestudar isso para conseguir uma nota melhor.)
  4. Ex-: prefixo que se refere ao algo que ocorria no passado, ou alguma pessoa que pertence ao passado. Exemplo: He texted his ex-wife. (Ele mandou mensagem para sua ex-esposa.)
  5. Mis-: prefixo utilizado para ações ou ideias executadas de uma forma equivocada ou incorreta. Exemplo: He now realizes that he misjudged them. (Agora ele percebeu que os julgou equivocadamente.).
  6. Un-: um dos prefixos mais utilizados, seu significado é utilizado no sentido de negação. Exemplo: I want to travel the world and explore the unknown. (Quero viajar pelo mundo e explorar o desconhecido.).
  7. bi-: prefixo que ilustra a ideia de duplicidade, de dualidade. Exemplo: My teacher is bilingual. (Minha professora é bilíngue.) 
🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Principais sufixos em inglês 

  1. -able:  esse sufixo funciona de maneira correspondente como o sufixo “-ável” em português. Na língua inglesa ele é utilizado para transformar verbos em adjetivos. Exemplo: I live in a small city because the rent for an apartment here is affordable(Eu vivo em uma cidade pequena porque aqui o aluguel de um apartamento é acessível.)
  2. -ful: é um sufixo bastante comum em adjetivos, que significa repleto de alguma coisa.  Exemplo: Be careful with those plates, they’re expensive. (Seja cuidadoso com esses pratos, eles são caros.)
  3. -est: este sufixo é utilizado para indicação de superlativo, demonstrando, por exemplo algo maior, mais alto, mais quente, etc. Na grande maioria das vezes este sufixo acompanha adjetivos que contém uma ou duas sílabas. Exemplo: São Paulo is the biggest city in Brazil. (São Paulo é a maior cidade do Brasil.)
  4. -tion: sufixo de ação. Ato ou processo de. Na língua portuguesa é o substituto de “-ção”. Exemplo: I got a promotion yesterday! (Eu consegui uma promoção ontem!)
  5. -ship: são sufixos utilizados para a criação de substantivos abstratos.  Exemplo: They have a good relationship with their parents. (Eles têm um bom relacionamento com seus pais.)
  6. -less: sufixo que indica a ausência de alguma coisa. Exemplo: San Francisco’s homeless population keeps rising. (A população que mora na rua em São Francisco continua aumentando.)
  7. -ly: este sufixo adquire uma característica e se transforma no advérbio correspondente ao sufixo “-mente” da língua portuguesa.  Exemplo: The wounds are gradually healing. (Os ferimentos estão se curando gradualmente.)
  8. -er/ -or: sufixo que se refere a profissões e a ações das pessoas. Exemplo: She is a singer (Ela é uma cantora). 
🔵 Leia também: Opções de faculdade: áreas, cursos e modalidades

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!