O que é SPIN Selling, método que promete alavancar vendas

Postado em 21 de mai de 2022
Loading...

Você sabe o que é o SPIN Selling e como ele pode ajudar você a alavancar vendas?

O SPIN Selling é um método de abordagem de vendas que está se tornando cada vez mais popular entre as empresas brasileiras. Isso porque ele utiliza perguntas que guiam o processo e facilitam o desenvolvimento da venda.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais o que significa o SPIN Selling e como você, enquanto vendedor, pode utilizar essa metodologia para ter mais sucesso.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é o SPIN Selling?

O SPIN Selling é uma metodologia que reinventa a abordagem no processo de vendas.

Utilizando quatro etapas, representadas pelas letras S, P, I e N, o Spin Selling está ganhando notoriedade por auxiliar equipes comerciais a fechar negócios complexos.

Como veremos a seguir, o SPIN Selling é uma técnica mais bem aplicada em processos de vendas grandes e complexas, então acaba aparecendo mais no contexto B2B.

Neil Rackham, o criador do SPIN selling

O SPIN Selling foi criado por Neil Rackham e divulgado em 1988 em seu livro, “Alcançando Excelência em Vendas - Spin Selling”.

O livro surgiu de uma pesquisa encabeçada pelo autor, um estudo feito por mais de uma década que avaliou cerca de 35 mil vendas em 20 países diferentes.

A intenção do estudo era entender como as diferentes formas utilizadas por profissionais no processo de vendas impactava o resultado, o fechamento da venda em si.

E depois de analisar os dados, Neil Rackham entendeu que as técnicas mais conhecidas funcionavam para vendas simples, mas não para vendas complexas.

As vendas complexas tinham um melhor resultado quando o vendedor fazia mais perguntas, se envolvia mais no processo. Então, o autor utilizou suas constatações para criar o SPIN Selling, uma metodologia bastante aplicável para vendas grandes e complexas.

🔵 Leia também: Social listening: como as pessoas interagem com a sua marca?

O que significa a sigla SPIN?

A palavra “spin” significa “girar” em inglês. E embora muitas metodologias utilizem palavras em inglês para definir sua abordagem, o “SPIN” de SPIN Selling não significa “girar”.

Ele é uma sigla formada pelas palavras Situação, Problemas, Implicação e Necessidades de Solução. Essas quatro palavras fazem referência às etapas de atuação do vendedor durante o processo de venda de acordo com essa metodologia.

Veja o que significa cada uma delas:

1. Situação

Essa etapa é a primeira no processo de negociação e envolve a atuação do vendedor para entender o contexto daquela venda. Ele deve fazer perguntas que respondam qual é a situação da empresa no mercado e levantar informações básicas a respeito do potencial cliente.

Durante esta etapa, então, vale o vendedor se fazer perguntas quanto ao cliente, mas também fazer perguntas ao cliente. Um cuidado a se ter é nunca ser invasivo demais nas perguntas, ou pode acabar afastando o potencial cliente.

Boas perguntas a se fazer nesta etapa são:

  • Quem é o cliente e qual é o perfil da empresa?
  • Quais são os produtos/serviços que precisam ser alavancados?
  • Qual é a situação da empresa hoje?

2. Problemas

Depois de ficar a parte da situação do cliente em potencial, o vendedor deve partir para a segunda etapa, a fase em que explora os problemas enfrentados por ele.

Nesse momento, é preciso entender qual é a dor da empresa, a dificuldade que levou esse negócio a procurar por uma solução. Alguns exemplos de perguntas para fazer nesta fase são:

  • Quais são os problemas que a empresa enfrenta hoje?
  • O que está impedindo que metas e objetivos sejam alcançados?
  • É possível acompanhar os processos do negócio?

3. Implicação

Após explorar o problema junto ao potencial cliente para entender sua principal dor, o vendedor passa para a fase de implicação, a terceira etapa do SPIN Selling.

Aqui, ele começa a mostrar a importância de resolver o problema. Ou seja, o que vai mudar quando o cliente futuro contratar a solução. Boas perguntas a se fazer são:

  • Quais são os impactos do problema?
  • Quais prejuízos esse problema está trazendo?
  • É um problema que pode persistir ou se repetir caso não seja resolvido logo?

4. Necessidade de Solução

Por fim, na última etapa do SPIN Selling, o vendedor leva o cliente em potencial a descobrir como o produto/serviço vendido por ele pode ajudar a resolver sua dor.

Nesta fase, algumas boas perguntas podem ser:

  • Quais serão os ganhos da empresa depois de resolver o problema?
  • Como os processos serão melhorados e os objetivos atingidos?

🔵 Leia também: Profissões que pagam bem nos EUA e no Brasil

Em que tipos de venda aplicar o SPIN selling?

Como já dissemos, o SPIN Selling é uma metodologia pensada para vendas grandes e complexas. Isso porque os métodos mais conhecidos de vendas não têm o mesmo resultado quando aplicados a elas em comparação com vendas mais simples.

Para o bem da explicação, vamos definir o que seriam vendas simples e vendas complexas:

  • As vendas simples podem ser classificadas como aquelas que tem um apelo maior, demanda mais urgente e que “se vendem” mais fácil. Um bom exemplo são os alimentos. Nós precisamos comer, essa é uma necessidade básica do ser humano, então a venda de alimentos se transforma em algo simples.
  • Já as vendas complexas são aquelas que custam mais a serem feitas, normalmente levando mais tempo entre a descoberta do cliente e o fechamento do negócio. Elas exigem mais esforço do vendedor e dependem de um extenso trabalho de convencimento. Um bom exemplo é o serviço de marketing de uma agência ou a venda de um carro.

Existem, também, algumas outras características que uma venda complexa pode ter, como por exemplo: ser uma venda consultiva, trabalhar em cima de benefícios e valor agregado, exigir a manutenção de relacionamento entre empresa e cliente e planos personalizados.

Vantagens do SPIN selling para o processo de vendas

Como todo o processo do SPIN Selling é baseado em perguntas, as vendas se tornam uma tarefa muito mais dinâmica e interessante para ambos os lados.

Existe maior qualidade de argumentação e o convencimento do cliente em potencial se torna uma conversa. E criar essa relação ajuda a ter melhores resultados.

O SPIN Selling também ajuda a trazer muito mais informações valiosas para o processo porque trabalha com perguntas abertas e fechadas. E isso traz respostas amplas e observações vindas do potencial cliente que se tornam valorosas na hora de apresentar a solução.

Além disso, esse modelo também ajuda na satisfação de ambas as partes.

Por parte do cliente, a satisfação vem no sentido de que ele estará fazendo uma compra que faz sentido e que é adequada para solucionar a sua dor, o seu problema específico.

Enquanto para o vendedor, traz a sensação de dever cumprido e de novidade, já que o roteiro do SPIN Selling traz mais dinamicidade.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.