Mercado de Trabalho

Conheça o Sistema B, movimento de empresas com propósito

Por Redação   | 

 Tag: Mercado de Trabalho

Já pensou em trabalhar em uma empresa onde o lucro anda junto com os benefícios sociais? Então, conheça o Sistema B e a redefinição de sucesso que ele está trazendo para o mundo empresarial.

O Sistema B é uma movimentação global que vê o sucesso empresarial de forma diferente. Antes dela, o mais comum era pensarmos que uma empresa de sucesso era aquela que tinha o maior lucro. 

O que o Sistema B traz, entretanto, é uma nova visão de sucesso, onde a busca pelo lucro caminha ao lado da busca por benefícios sociais.

Neste artigo, você vai entender o que é e como surgiu o Sistema B, o que essa movimentação está trazendo de transformações e como fazer parte dessa mudança.

Você vai conferir:

O que é o Sistema B?
O que são Empresas B?
Como receber o selo de Empresa B
Empresas brasileiras no Sistema B
Como trabalhar em uma Empresa B

Nova call to action

O que é o Sistema B? 

O Sistema B é uma movimentação global que busca a redefinição do conceito de sucesso nos negócios, colocando a importância do lucro ao lado da importância dos benefícios sociais. 

Essa movimentação surgiu nos Estados Unidos em 2006 e, hoje, é uma organização sem fins lucrativos que certifica negócios com o selo de Empresa B. 

O Sistema B é uma criação dos americanos Jay Cohen Gilbert e Bart Houlahan. 

Eles são os fundadores da AND 1, uma empresa de acessórios de basquete, que tinha o propósito de lucrar, mas também de proporcionar uma boa experiência para seus colaboradores. 

Na AND 1, os funcionários tinham uma série de benefícios que foram sendo eliminados aos poucos depois que a empresa foi vendida. 

Ao perceberem que a empresa de propósito que criaram se tornou uma máquina que apenas visava o lucro e não mais a transformação social, Jay e Bart decidiram tomar uma atitude. 

Eles começaram uma movimentação em direção a incentivar o comprometimento de empresas privadas com os benefícios sociais e a transformação do mundo. 

Dessa forma, eles criaram o Sistema B, onde “B” significa benefícios. 

Essa organização tem o intuito de impulsionar empresas a fazerem parte de um movimento de mudança. 

Eles buscam mostrar um caminho do meio para estas empresas, onde o lucro é importante, mas também a preocupação com o futuro do planeta e da sociedade. 

O que são Empresas B? 

As Empresas B são os negócios que recebem o selo do Sistema B. 

Elas são empresas com uma visão de negócio diferenciada, que coloca em paralelo o desenvolvimento socioambiental e a busca pelo lucro. 

Isso significa que essas empresas buscam melhorar a sociedade e o meio ambiente ao seu redor através de ações concretas tanto quanto buscam lucrar. 

Desde então, o Sistema B já certificou mais de 5.300 empresas pelo mundo e cerca de 250 negócios nacionais. 

O que uma organização precisa fazer para receber o selo de Empresa B 

Além de ter iniciado uma movimentação em direção à preocupação com o impacto social em igual medida ao lucro, o Sistema B também é uma organização que certifica empresas. 

Como vimos, um negócio que recebe o selo do Sistema B se torna uma Empresa B. 

E para receber este selo, a organização precisa passar por um processo em que os representantes do Sistema B avaliam suas práticas e ajudam na transformação. 

A empresa é avaliada sob cinco aspectos (governança, trabalhadores, meio ambiente, comunidade e clientes) e passa por quatro etapas: 

  1. Avaliação do Impacto B: um questionário online e confidencial que mede o impacto positivo da empresa. É a primeira etapa e está disponível gratuitamente. Para ser aprovada, a empresa precisa conseguir, pelo menos, 80 pontos. Então, o formulário é enviado para revisão. Após isso, a empresa será avaliada para que o Sistema B entenda se ela cumpre os requisitos e, se cumprir, deverá fazer um pagamento inicial para começar a certificação.
  2. Verificação: em seguida, a empresa segue para a etapa de verificação, onde são confirmadas as informações declaradas na Avaliação do Impacto B. São solicitados documentos que comprovem as práticas, processos e políticas da empresa. Além disso, é designado um auditor para ser o responsável pelo processo de certificação. Ao final desta etapa, a empresa participante recebe uma pontuação final revisada.
  3. Pagamento da taxa anual: na etapa de avaliação, a empresa deve fazer um pagamento inicial, o equivalente a 30% da taxa anual. E agora, nesta etapa, é preciso fazer o pagamento dos 70% restantes.
  4. Cumprir os requisitos legais: por fim, a empresa participante deve firmar seu compromisso de empresa B e receber sua certificação ao adicionar duas Cláusulas B ao seu contrato social. Existe um prazo de 12 meses para que isso seja cumprido e a empresa possa obter o selo de Empresa B. 

É importante fazer uma observação neste momento e dizer que o que a certificação de Empresa B faz, em resumo, é garantir que as organizações interessadas assumam um compromisso público e legal quanto a unir o lucro com os benefícios sociais. 

Ela não é uma certificação que dá o selo a empresas perfeitas, mas a empresas interessadas em transformar sua visão de negócio. 

Empresas brasileiras no Sistema B 

O Sistema B chegou ao Brasil em 2012 e, desde então, já certificou cerca de 250 empresas. 

A maior delas, e uma das primeiras a garantir o selo de Empresa B, é a Natura. Para a gigante dos cosméticos, a certificação é parte importante de sua trajetória rumo a um menor impacto social. 

Outras empresas brasileiras no Sistema B são: 

Confira todas as empresas brasileiras certificadas pelo Sistema B neste link. 

Se interessou? Como trabalhar em uma Empresa B 

Como você deve ter percebido ao chegar neste ponto do artigo, para trabalhar em uma Empresa B, você deve, antes de tudo, enxergar os benefícios como tão importantes quanto o lucro. 

Tendo essa visão, você já se encaixa em boa parte da cultura da empresa. 

Então, além desse fit, resta entender como sua expertise e formação podem levá-lo até uma vaga em uma das empresas listadas acima. 

Uma boa dica para se destacar em processos seletivos é ser um especialista na sua área. Algo que você consegue ao cursar uma pós-graduação. 

Aqui no EAD da UCS, você encontra cursos de especialização que ajudam a aprofundar sua área de atuação e também a acelerar sua carreira. 

Você tem multicertificação e acesso a profissionais que podem ajudar a potencializar sua carreira e aumentar suas chances de conseguir o emprego dos sonhos. 

Conheça todos os cursos de especialização que oferecemos neste link. 

Leia também:

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.