Ensino Superior

Semipresencial: como funciona, vantagens e cursos

Por BLOG DO EAD UCS   | 

 Tag: Ensino Superior

O semipresencial combina duas modalidades: presencial e on-line. Dessa forma, é possível usufruir das vantagens de ambas, tendo um aprendizado significativo e proveitoso.

Você quer saber mais sobre como funciona o ensino semipresencial? Acompanhe a leitura do artigo! 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Onde acontecem as aulas do semipresencial?

Como o nome sugere, as aulas do ensino semipresencial acontecem em dois ambientes: na sala de aula e no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

É importante ressaltar que a aula on-line não tem como objetivo “substituir” os encontros presenciais. Em vez disso, destinam-se a complementar e desenvolver o conteúdo discutido em sala de aula.

A presença nos encontros presenciais é obrigatória no ensino semipresencial?

Sim! Um dos principais aspectos é que a presença nas aulas presenciais faz parte da avaliação. Portanto, se você não comparecer na Instituição de Ensino nos dias estipulados, sua nota fica comprometida no quesito assiduidade.

Além disso, as avaliações do ensino semipresencial são feitas em sala de aula.

O que é feito nos encontros presenciais?

Diversas atividades são realizadas nos encontros presenciais, ficando a critério da Instituição de Ensino.

Majoritariamente, os encontros são destinados para atividades práticas. Como é o caso do curso de educação física que, para uma formação completa, precisa de aulas presenciais em centros esportivos.

Contudo, também podem acontecer teleconferências com professores e a realização/correção de atividades com a supervisão do tutor da disciplina.

Quantos encontros presenciais são obrigatórios no semipresencial?

Cada instituição define uma frequência para os encontros presenciais. O número de encontros pode variar, também, conforme o curso. Na maioria dos casos, os encontros acontecem de uma a duas vezes por semana.

No caso dos cursos do EAD UCS, os encontros ocorrem uma vez por semana.

O diploma do semipresencial é o mesmo do presencial?

A graduação semipresencial é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, o aluno recebe o mesmo diploma do presencial, sem quaisquer especificações sobre como o curso foi feito.

Todavia, a Instituição de Ensino precisa estar devidamente credenciada no MEC. É possível consultar a lista de Instituições aptas aqui

Por que escolher a modalidade semipresencial?

O semipresencial é uma excelente escolha para quem não dispõe de muito tempo para estudar de forma integral, mas quer usufruir dos benefícios do ensino presencial.

O estudante deverá acessar parte das aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tendo autonomia para estudar no seu próprio ritmo.

Se tiver alguma dúvida, pode contar com o apoio e suporte dos tutores, assim como qualquer aluno do EAD.

Por outro lado, as aulas presenciais permitem o contato com colegas e professores, compartilhando experiências e desenvolvendo networking.

Ainda, é possível acessar bibliotecas, laboratórios, centros esportivos e outros espaços de fomento ao aprendizado.

A distância ou Semipresencial: qual escolher?

Ao escolher o modo como você vai estudar, é preciso colocar na balança um fator decisivo: disponibilidade de tempo.

No EAD, as aulas são integralmente disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), enquanto que no semipresencial o aluno possui encontros obrigatórios no Campus.

Portanto, se você escolher o semipresencial deve ter ciência de que a sua presença é fundamental, não opcional.

Da mesma forma, se você não é adaptado com ferramentas on-line e sente necessidade de contato físico, o semipresencial é uma excelente escolha.

Qualquer curso pode ser ofertado na modalidade semipresencial?

Depende. O semipresencial contempla bacharelados, tecnólogos e licenciaturas.

O bacharelado é uma modalidade generalista, com disciplinas abrangentes que exploram diversas possibilidades de atuação em uma área.

Já o tecnólogo é uma formação focada no mercado de trabalho, com disciplinas específicas.

Por sua vez, a licenciatura é voltada para quem quer ser professor da educação básica (ensino fundamental e médio).

Praticamente todas as áreas de estudo, incluindo engenharias e saúde, são oferecidas no modo semipresencial. Com exceção da medicina. Não existe curso de Medicina Semipresencial ou EAD reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

O EAD UCS oferece diversas opções dentro do ensino semipresencial. Confira:

Construção de Edifícios  

  • Tecnólogo
  • Duração: 3 anos

O curso capacita os profissionais a gerenciar e planejar obras, como prédios, estádios e casas, além de fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento de todas as etapas de uma construção. O formado também poderá assessorar o engenheiro civil e atuar como responsável pela compra de materiais

Educação Física  

  • Bacharelado
  • Duração: 4 anos

O curso capacita profissionais com práticas que promovam a saúde e o bem-estar de pessoas em ambientes como clubes, academias, hospitais e hotéis.

Educação Física

  • Licenciatura
  • Duração: 4 anos

A licenciatura em educação física tem como objetivo preparar professores para a educação básica (ensino fundamental e médio), incentivando a prática de esportes entre crianças e jovens.

Engenharia de Produção

  • Bacharelado
  • Duração: 5 anos

O curso prepara o aluno para dimensionar e gerenciar processos produtivos, com o objetivo de melhorar a eficiência e diminuir custos. O mercado de trabalho é bastante amplo, contemplando indústrias mecânicas, químicas, petróleo, civil e agroindústria

Por que escolher o Semipresencial da UCS?

A UCS é referência em Ensino Superior na Serra Gaúcha e no Rio Grande do Sul, com mais de 50 anos de atuação.

Os cursos ofertados na modalidade semipresencial possuem a mesma qualidade dos cursos presenciais. As aulas EAD e os encontros são elaborados por professores especialistas, em sua maioria mestres e doutores.

Além disso, o aluno conta com toda a estrutura física do campus para potencializar a sua experiência de aprendizado.

A inscrição é rápida e totalmente on-line. Em apenas quatro passos você já é aluno da UCS. Primeiro, você preenche a ficha de inscrição. Em seguida, escolhe o curso, o polo onde deseja estudar e a forma de ingresso. Depois que completar esse passo, você receberá um e-mail de confirmação. Por fim, realiza o pagamento da matrícula.

Ficou interessado? Então, aproveite para conhecer as oportunidades de bolsas do EAD UCS e inscreva-se agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.