header-blog-UCS

Blog do EAD UCS

Qual profissão combina comigo? Um checklist para tirar suas conclusões!

Postado em 8 de ago de 2019

Chegou a hora de se inscrever para o vestibular e você se pergunta: qual profissão combina comigo? Essa é uma dúvida comum, que demanda tempo e pesquisa para ser respondida sem erros. Pensando nisso, escrevemos um post com os passos necessários para ajuda na escolha das melhores faculdades e carreiras para o seu perfil. Leia:

Reconheça suas habilidades

Após se perguntar “qual profissão combina comigo?”, o primeiro passo é ficar atento às suas habilidades e interesses. Na rotina diária, comece a perceber como você lida com problemas, quais são seus gostos e em que tipo de tarefas seu desempenho é melhor que o da maioria das pessoas. Reflita sobre interesses pessoais diversos, como hobbies, filmes, disciplinas escolares e estilo de vida.

A busca pelo autoconhecimento vai ajudar não apenas a saber qual profissão escolher como também é importante em outros setores da sua vida. Conhecer a si mesmo é relevante para que você possa traçar objetivos pessoais e profissionais, além de reconhecer erros e investir nas qualidades.

Participe de orientação vocacional

A orientação vocacional é um trabalho realizado por psicólogos, que avaliam uma série de características pessoais, aplicam testes e promovem reflexões, com o objetivo de direcionar qual profissão escolher. O teste de aptidão profissional tem perguntas sobre habilidades, expectativas sobre o futuro profissional, motivações e modo de pensar.

A partir das respostas, assim como de entrevistas e exercícios de autoconhecimento, são selecionadas algumas carreiras para o seu perfil. No final do processo, você descobre em quais áreas de trabalho tem mais chances de ser bem sucedido e satisfeito profissionalmente.

Quem se pergunta “qual profissão combina comigo?” não pode ter pressa ao escolher uma carreira, pois essa é uma questão que afeta diversos aspectos da vida. Por isso, fazer um teste vocacional online pode não ser a melhor opção: esse é um processo complexo, que não pode ser resumido à simples perguntas e respostas.

Explore várias possibilidades

Quando você já sabe quais são as profissões mais compatíveis com o seu perfil, deve então conhecer bem cada uma delas. Perguntar-se “qual profissão combina comigo” envolve conhecer a si mesmo e também conhecer as mais variadas profissões. Assim, é importante pesquisar graduações, campos de atuação e o cotidiano de cada profissão do seu interesse.

Para isso, pesquise tipos de cursos que você considera parecidos e descubra no que diferem. Ler a grade curricular de cada um é uma boa maneira de saber quais são os conhecimentos necessários em cada profissão. Acesse também sites de vagas de emprego ou recrutamento, para saber a realidade do mercado de trabalho, se há demanda pelo profissional, quais cargos ele pode ocupar e qual é seu salário.

Compare carreiras diferentes

Depois buscar autoconhecimento e pesquisar várias opções, você já tem pelo menos algumas ideias de quais são as profissões que mais combinam com você. Faça uma lista com as opções e defina o que você gosta ou não gosta em cada carreira. Quando encontrar aspectos que desagradam, pense se existem soluções.

Elimine possibilidades aos poucos, ficando sempre atento à campos de atuação similares. Ao comparar profissões da mesma área, como o médico e o biomédico ou o engenheiro mecânico e o engenheiro civil, por exemplo, fica mais fácil perceber o foco de cada um.

Após escolher a sua futura profissão, aprenda tudo o que puder sobre ela, com o objetivo de saber o que te espera na graduação e no mercado de trabalho. Dessa forma, sua escolha é mais consciente e há menos chances de se decepcionar com a carreira.

Quem vai prestar vestibular nem sempre tem tempo livre, mas é importante fazer muitas pesquisas e buscar autoconhecimento antes de tomar uma decisão definitiva. Pensar “qual profissão combina comigo?” é apenas o começo de um processo que deve ser levado à sério. Fique atento à nossas redes sociais para conhecer possibilidades de carreira e encontrar a que tem mais a ver com você!

 

EAD UCS

Por EAD UCS

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!