Por que investir em uma pós em Docência no Ensino Superior

Postado em 21 de abr de 2023
Loading...

Quer se especializar na área da educação? A pós em Docência no Ensino Superior é o curso ideal para aqueles que desejam uma formação moderna e completa para atuar nas instituições de ensino públicas e privadas.

O especialista em Docência no Ensino Superior estará preparado para propor soluções inovadoras para a área, indo além das abordagens didáticas tradicionais e agindo como agente transformador da sociedade como um todo.

Saiba quais conteúdos a pós em Docência no Ensino Superior aborda, para qual perfil profissional é indicada e onde cursá-la com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC):

 

 

Como funciona a pós em Docência no Ensino Superior

A pós em Docência no Ensino Superior é voltada para profissionais que atuam ou desejam atuar como professores em instituições de Ensino Superior. 

O objetivo dessa pós-graduação é qualificá-los para atuar no ensino presencial e na educação a distância (EAD), garantindo os conhecimentos essenciais para o exercício da docência.

Para isso, os estudantes entram em contato com conceitos e metodologias pedagógicas essenciais para lecionar em cursos de graduação e de especialização. Eles concluem o curso com um plano de trabalho docente completo e atual que leva em conta as singularidades do Ensino Superior e as novas tecnologias de ensino. 

A pós em Docência no Ensino Superior é uma especialização. Ou seja, o curso confere habilidades técnicas específicas sobre o tema para quem já concluiu uma graduação.

Qualquer pessoa portadora de um diploma de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo pode cursar esse tipo de pós-graduação. 

O curso tem duração média de um ano, variando conforme as grades curriculares das universidades e centros universitários que o oferecem.

🔵Leia também: O que faz uma pedagoga? Conheça áreas de atuação, salário e formação

O que você vai aprender em uma pós em Docência no Ensino Superior

A pós-graduação em Docência no Ensino Superior tem na grade curricular disciplinas que envolvem teorias da aprendizagem, políticas educacionais de ensino e princípios do planejamento educacional.

Confira as principais matérias:

  • Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem
  • Diversidade e Direitos Humanos na Educação
  • Políticas Educacionais para o Ensino Superior
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Construção de Projetos Pedagógicos
  • Princípios do Planejamento Educacional
  • Saberes, Complexidade e Globalização
  • O Ensino Híbrido e a Educação Contemporânea
  • Práticas Docentes e as Novas Tecnologias
  • Metodologias Ativas e Avaliação

Por que investir em uma pós em Docência no Ensino Superior

A educação está em constante transformação, especialmente por conta das novas tecnologias. 

Nesse contexto, é urgente que professores e outros profissionais que desejam trabalhar com docência estejam atualizados sobre as novas metodologias e modalidades de ensino. 

Durante a pandemia da Covid-19, essa necessidade de atualização ficou evidente. 

Professores de todos os níveis de ensino passaram por dificuldades para se adaptar às aulas remotas. E a tendência é que o ensino híbrido se intensificar mesmo depois do vírus.

Ou seja, é essencial que os profissionais da educação se atualizem frente às mudanças que estão acontecendo na educação. 

A pós-graduação em Docência no Ensino Superior é o curso ideal para quem busca uma visão moderna e também os aspectos fundamentais do ensino e da aprendizagem.

Na atualidade, além de um diferencial de currículo, uma pós em Docência no Ensino Superior é indispensável para se tornar um profissional da educação qualificado e moderno.

🔵Leia também: O que faz um designer educacional e como seguir carreira na área

Para quem é indicada a pós em Docência no Ensino Superior

A pós em Docência é indicada tanto para professores que já trabalham em sala de aula no Ensino Superior quanto para aqueles profissionais que têm interesse em atuar no futuro

Para os profissionais que já lecionam em curso de graduação e de especialização, essa pós-graduação é uma ótima oportunidade para se atualizar.

A pós-graduação em Docência pode tornar o processo de inserção tecnológica mais tranquilo e qualificado para o público que já atua na área.  

Já para aqueles que ainda estão trilhando seu caminho para ministrar aulas no Ensino Superior, a grande vantagem é a qualidade e a modernidade do curso. 

Os formandos do curso saem capacitados para enfrentar os novos desafios da educação decorrentes dos avanços tecnológicos, além de aplicar conceitos fundamentais de ensino no dia a dia.

🔵Leia também: Trabalha com educação? Aposte na produção de material didático

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Quem tem pós em Docência no Ensino Superior pode dar aulas?

Afinal, quem tem pós em Docência no Ensino Superior pode dar aulas nas universidades? Depende.

De acordo com a Lei nº 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os profissionais que possuem apenas título de graduação não podem ministrar aulas em instituições de Ensino Superior. 

É necessário ter no mínimo uma especialização, em outras palavras, uma pós-graduação lato sensu, no currículo para atuar como docente no Ensino Superior privado. 

Nas universidades públicas, a qualificação mínima para atuar como professor efetivo é ter cursado uma pós-graduação stricto sensu, ou seja, um mestrado e um doutorado.

Ou seja, os profissionais com pós-graduação em Docência no Ensino Superior podem atuar como professores em universidades, centros universitários e faculdades privadas.

Se sua meta é uma vaga de professor em uma universidade pública, a pós em Docência também pode ajudar. Além de contar pontos em concursos para vagas de docentes, a especialização vai te preparar para lidar com os desafios cotidianos de uma sala de aula, seja ela do ensino privado ou público.

Onde fazer uma pós em Docência no Ensino Superior reconhecida pelo MEC

Confira uma lista de universidades e centros universitários que oferecem o curso de pós-graduação em Docência no Ensino Superior:

Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e contam com aulas 100% online, além de um programa de aceleração de carreiras.

Como escolher uma faculdade EAD

Vantagens de fazer uma pós em Docência no Ensino Superior EAD

Seja em docência ou em outras subáreas da Educação, uma pós-graduação na modalidade EAD tem características atraentes que a diferenciam dos cursos presenciais:

  • O EAD é mais flexível, permitindo que os profissionais conciliem de forma plena estudos, trabalho e vida pessoal, sendo possível assistir às aulas em qualquer local e hora (desde que haja conexão com a internet).
  • Ter aulas com professores e profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação que são de diferentes cidades e países (sem ter que viajar para isso).
  • O conteúdo é o mesmo de uma especialização presencial, sendo produzido por pesquisadores e profissionais da área.
  • As mensalidades são mais acessíveis, pois um curso EAD exige menos recursos da instituição que o oferece.  
  • O certificado de especialista tem a mesma validade nas duas modalidades aos olhos do MEC e do mercado de trabalho.
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!