Enem

4 exemplos de proposta de intervenção [Redação do Enem]

Por Redação   | 

 Tag: Enem

A Proposta de Intervenção é uma das competências avaliadas na redação do Enem, que avalia a capacidade de argumentação do candidato e somente essa competência já vale 200 pontos da prova.

É uma parte do texto que deve apresentar uma proposta de solução para o problema apresentado, demonstrando coerência e levando em conta o contexto sugerido.  

Porém existem alguns critérios que são necessários para essa elaboração. Você sabe quais são eles? É o que você aprenderá neste artigo. 

Confira:

As competências avaliadas na redação do Enem
O que é uma proposta de intervenção?
Como fazer a sua proposta de intervenção na redação do Enem
Exemplos de proposta de intervenção para se inspirar
Conclusão

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

As competências avaliadas na redação do Enem

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), na redação do Enem são avaliadas 5 competências:  

  1. O domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  2. A compreensão da proposta de redação e a aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  3. A capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. A elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado.  

O que é uma proposta de intervenção?

Uma proposta de intervenção é uma sugestão de ação ou medida direcionada a determinado problema social, com o intuito de atuar positivamente na questão. 

Para que uma proposta seja considerada boa, ela precisa estar bem contextualizada com a realidade do problema, apresentando propostas coerentes e viáveis.  

Para isso, você deverá recorrer a todo conhecimento aprendido na escola nas diversas disciplinas, sempre considerando a diversidade sociocultural. 

A proposta deve estar bem detalhada e apresentar conexão com os argumentos desenvolvidos ao longo do texto.

Se você ficar em dúvida no momento de elaborá-la, responda às seguintes perguntas:  

  • O que é possível apresentar como proposta de intervenção na vida social?
  • Como viabilizá-la? 

Como fazer a sua proposta de intervenção na redação do Enem 

A proposta de intervenção necessita de uma abordagem completa e contextualizada para ser considerada legítima e produtiva.

É necessário estar atento aos detalhes que são exigidos no Enem, pois cada elemento serve para responder a perguntas essenciais da medida. 

Assim, a proposta de intervenção deve dividir-se em cinco elementos: 

  1. Agente;
  2. Ação;
  3. Modo/meio;
  4. Finalidade;
  5. Detalhamento. 

Os elementos exigidos são respostas essenciais para o sentido da proposta. É preciso evidenciar: 

  • Agente: quem fará? 
  • Ação: o que será feito? 
  • Modo/meio: como será feito? De que modo será feito? 
  • Finalidade: qual o intuito? Como isso pode ajudar? Qual o propósito disso no problema? 
  • Detalhamento: quais são os detalhes importantes para essa ação dar certo? Como as coisas serão relacionadas? Com ajuda ou participação de quem será feito? 

Todas essas respostas são essenciais para a proposta de intervenção.

O detalhamento deve ser amplo e instigar o aprofundamento da proposta, exigindo do estudante que reflita e construa de modo sólido uma medida de ação.  

Uma dica importante é colocar a proposta de intervenção em um parágrafo separado – a conclusão –, uma vez que a competência 5 avalia unicamente a proposta de intervenção, o que a faz valer, sozinha, 200 pontos do texto inteiro.

proposta de intervenção - redação do enem

Exemplos de proposta de intervenção para se inspirar 

Tema: O papel da mulher no século XXI

Situações-problema: 

  • A igualdade de gêneros é garantida pela Constituição de 1988, mas, na prática, o pensamento conservador ainda prevalece em grande parte da população. 
  • Os movimentos feministas no século XX possibilitaram à mulher um maior empoderamento político e social. Contudo, alguns pensamentos machistas projetam uma imagem pejorativa sobre o feminismo. 
  • A 1ª Guerra Mundial possibilitou a entrada da mulher no mercado de trabalho, no entanto, ainda existe uma grande disparidade entre os salários de um homem e de uma mulher. 

Propostas de intervenção: 

  • O debate de obras literárias nas escolas que reflitam sobre o papel da mulher ao longo das épocas e como essa ganhou grande destaque no campo artístico e social, a fim de promover sua valorização; 
  • A mídia, como meio de comunicação e elemento persuasivo, pode promover maiores informações acerca de movimentos feministas e a importância deste para promover uma sociedade mais igualitária; 
  • O poder público deve criar medidas que fiscalizem a desigualdade de salários entre os gêneros nas empresas e atribuir uma multa àqueles que não cumprirem com os anseios da Constituição.; 
  • A fim de criar uma sociedade mais reflexiva, a instalação de projetos culturais com a presença de atrizes influentes na mídia pode atrair o público a participar de rodas de debate sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea; 
  • A mídia pode contribuir com a exposição de mulheres que fizeram a diferença ao longo dos séculos e inspiram jovens a persistirem a lutar pelo respeito ao próximo e conscientizar os indivíduos de que devemos ter uma sociedade ética e democrática. Mulheres como Frida Kahlo, Madre Tereza de Calcutá, Zuzu Angel, Evita Perón, Joana D’arc, entre outras, podem ser utilizadas como referência. 

Tema: A redução da maioridade penal no Brasil

Situação-problema: 

Com o aumento do caso de crimes cometidos por jovens, o debate sobre a redução da maioridade penal dos 18 para os 16 anos foi levantado.

No entanto, essa não é a solução para os crimes, e os muitos países que já reduziram a maioridade penal são o maior exemplo disso. 

Além disso, esse debate revela que nós, brasileiros, temos a péssima mania de preferir o tratamento – insuficiente – à prevenção.

Agimos apenas depois que os problemas acontecem e estão fora de controle, além de querermos atacar as extremidades do problema, evitando encarar a raiz. 

Propostas de intervenção: 

  • O melhor caminho para esse caso é, sem dúvida, investir na educação do Brasil, que é muito deficitária. Tirar os jovens das ruas e colocar na escola é o caminho. 
  • Além disso, é importante tornar a punição, já existente para os jovens infratores, mais eficaz. Uma boa alternativa seria investir na ressocialização, fazendo-os aprender uma profissão, estudar, praticar esportes. 

Tema: Viver em rede no século 21 e os limites entre o público e o privado  

Situações-problema: 

  • Os impactos da globalização e a internet possibilitaram às pessoas uma maior exposição de sua vida nas redes sociais, entretanto, é preciso ter cautela com o comportamento do usuário no mundo virtual. 
  • A questão do anonimato proporciona ao indivíduo um maior encorajamento e poder para atacar a imagem do próximo. 

Propostas de intervenção: 

  • A conscientização do indivíduo sobre a responsabilidade de sua conduta no mundo virtual é fundamental para evitar possíveis danos; 
  • Em casos extremos, como incitações de intolerância na rede e a exposição de nudez proporcionada por postagens anônimas ou perfis falsos, a fiscalização do órgão público faz-se necessária para punir os agentes causadores; 
  • A mídia pode ajudar na exposição da internet como difusora de conhecimento e informação, além de abordar casos que contribuíram para o engajamento político dos internautas na sociedade, como as Manifestações de 2013 e a Primavera Árabe, em 2011; 
  • ONGs devem ser mais ativas nas redes sociais, a fim de que fiquem mais próxima do contato entre os jovens e estimule-os a participar de projetos educacionais e culturais, como a presença de cursos online e a orientação de encontros em grupo para debates. 

Tema: A crise hídrica no Brasil

Situações-problema: 

  • A crise hídrica no Sudeste; 
  • A questão do consumo desregulado da água pelos cidadãos; 
  • O chamado “consumo virtual”, ou seja, a quantidade utilizada de água pelas empresas para a produção de produtos. 

Propostas de intervenção: 

  • O incentivo a projetos escolares que ensinem a reutilização da água é uma ótima maneira para incentivar os pequenos a adquirirem consciência sobre o uso desse bem hídrico; 
  • O tratamento de águas de esgoto pode ser uma medida eficaz para que as empresas reutilizem esse líquido para a produção de seus produtos, a fim de evitar os impactos do consumo virtual; 
  • O estímulo a descontos no valor das contas de água e luz faz com que os usuários busquem economizar neste momento de crise e comecem a refletir sobre a situação atual do Brasil; 
  • Como há distribuição irregular de água entre os países, uma maneira de promover uma harmonização e alavancar a economia entre os estados seria a troca de interesses de cada região. Assim, todas as áreas seriam beneficiadas e ajudariam a reduzir a crise hídrica frente aos estados que estão com os reservatórios de água em situação de carência. 

Conclusão

Neste texto você aprendeu a elaborar uma proposta de intervenção para uma redação do Enem e soube quais as competências que são avaliadas nesta prova, assim como algumas sugestões de propostas de intervenção para inspirar a sua escrita.  

Para mais informações sobre a prova do Enem, continue acompanhando o Blog do EAD UCS: