Ciências Humanas: o que é, características e profissões

Postado em 24 de ago de 2022
Loading...

Você sabe o que são as Ciências Humanas?

Essa área do conhecimento abrange informações sobre o ser humano e suas relações, buscando compreender fenômenos sociais, históricos e culturais.

Quem já fez o Enem deve lembrar da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que engloba conhecimento de história, geografia, sociologia, filosofia e artes. Assim como a prova do Enem, as Ciências Humanas abarcam os estudos dessas disciplinas e do campo da linguística. 

Existem muitas profissões e graduações que exploram a área de Ciências Humanas, com conteúdos e desafios destinados aos estudantes que querem entender mais sobre a sociedade. 

Neste artigo, falaremos mais sobre Ciências Humanas, abordando os principais cursos, profissões e características de quem se identifica com a área. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que são as Ciências Humanas?

As Ciências Humanas são o campo do conhecimento que estuda as complexidades e peculiaridades da sociedade humana, procurando compreender suas relações, suas criações e os fenômenos sociais, históricos e culturais que a compõem. 

O ser humano é o objeto de estudo e foco de análise das Ciências Humanas, que tem como  elementos fundamentais a filosofia, a beleza (relacionando arte e cultura) e a comunicação. 

Ou seja, essa área do conhecimento tem um caráter múltiplo.

Da mesma forma em que abrange características teóricas em campos como Linguística, Gramática e Filosofia, ela apresenta características práticas através da Comunicação Social, Administração e Direito. Também envolve características subjetivas, como acontece na Arte.

Comparando com as disciplinas trabalhadas no ensino médio, por exemplo, as Ciências Humanas se referem aos conteúdos de história, geografia, sociologia, filosofia, artes, língua portuguesa e literatura.

Se você tinha afinidade com uma dessas matérias na época escolar, é bem possível que um curso na área de Humanas atenda às suas expectativas.

Quais as diferenças entre Ciências Humanas, Exatas e Biológicas?

Enquanto as Ciências Humanas estudam a sociedade e tem um caráter muito mais subjetivo, as Ciências Exatas e Biológicas são mais objetivas, possuindo outros focos de análise. 

O raciocínio lógico e o estudo dos números e equações são as principais características das Ciências Exatas. Essa área se relaciona com os conteúdos de matemática, química e física trabalhados no período escolar. 

O estudante que escolhe uma formação na área de Exatas tem que ter afinidade com de números e cálculos. Afinal, são muitos os problemas matemáticos que compõem as trajetórias acadêmica e profissional dos estudantes de Ciências Exatas.

Já as Ciências Biológicas estudam os seres vivos de forma geral, analisando suas origens,  evolução e funcionamento das estruturas que os compõem. Conteúdos de química, física e, principalmente, biologia, fazem parte das Ciências Biológicas. 

O estudante de Ciências também deve gostar de ler e, acima de tudo, pesquisar, afinal a área envolve muitas horas em laboratório. Além disso, dependendo da graduação, habilidades para lidar com animais, com o corpo humano e com a natureza podem ser indispensáveis.

🔵 Leia também: 5 profissões para pessoas observadoras

Quais são as principais profissões de Humanas?

Conheça algumas das principais profissões que abarcam conhecimentos de Ciências Humanas:

  • Professor: mesmo que seja professor das áreas de exatas e biológicas, a profissão de professor utiliza metodologias e abordagens pedagógicas, que está dentro das Humanas.
  • Advogado: esse profissional lida com a interpretação da lei, é preciso ler bastante e conhecer diferentes vertentes de estudos.
  • Escritor: seja trabalhando com ficção ou redação, o escritor lida com a língua portuguesa e com a construção de textos.
  • Geógrafo e Geólogo: esses dois profissionais lidam com cálculos e medições, mas sua formação é essencialmente humana.
  • Assistente social: esse profissional trabalha a partir de políticas públicas para levar o bem estar à população em situação de vulnerabilidade.
  • Gestor e Administrador: quem trabalha nessas posições se envolve com cálculos e finanças, mas a formação também é essencialmente humana, no sentido de trazer teorias para gerir pessoas e posicionar uma empresa no mercado.
  • Filósofo e Teólogo: são profissionais diferentes, mas que materializam suas formações em profissões que valorizam o pensamento, a descoberta e a interpretação.
  • Linguista: esse profissional estuda a língua que falamos e como os seres humanos se relacionam com ela, investigando origem e futuro da língua.
  • Historiador: responsável por interpretar e descobrir o passado, o historiador é um profissional que clarifica acontecimentos e relaciona fatos.
  • Artista: o artista pode ser um profissional das artes visuais, musicais ou teatrais. Ele é um agente do entretenimento e da expressão.
  • Gestor de RH: esse profissional é o responsável pela gestão de pessoas dentro de uma organização, é uma profissão essencial humana.
  • Psicólogo: apesar de pertencer às profissões da saúde, essa também é uma área bastante humana, pois lida com a saúde mental e a psiquê.
  • Jornalista: é o profissional que apura acontecimentos e divulga notícias. Trabalha com diversos meios de comunicação, lida com a linguagem.
  • Relações Públicas e Publicitário: esses dois profissionais trabalham com a comunicação aplicada em prol de produtos e empresas.
  • Sociólogo: é o profissional que estuda a sociedade em suas mais diferentes formas. Ou seja, é uma profissão completamente humana, pois estuda as pessoas e suas relações entre si.

 

 

 

Qual o perfil dos estudantes de Humanas?

Como vimos, a maioria das graduações de Ciências Humanas tem um volume expressivo de material teórico para leitura. Dessa forma, gostar de ler é imprescindível para esses profissionais.

A característica mais importante dos estudantes de Ciências Humanas é o apreço pela leitura.

Além disso, os estudantes da área devem ter boa comunicação e um senso crítico apurado. Afinal, os argumentos e os posicionamentos serão requeridos durante as discussões em sala de aula.

🔵 Leia também: 13 filmes sobre profissões que ajudam a escolher a faculdade

Como são as graduações de Ciências Humanas?

A maior parte das graduações na área de Ciências Humanas têm duração média de quatro anos e englobam bacharelados, licenciaturas e tecnólogos

Os cursos na área exigem muita leitura e interpretação de texto. Além disso, debates e discussões em aula são muito comuns nas graduações de Ciências Humanas.

A maioria das disciplinas dos cursos são teóricas.

Sendo assim, é comum que muitos textos e livros sejam trabalhados em sala de aula, o que faz com que os alunos tenham uma alta demanda de leitura ao longo da graduação.  

Além disso, enquanto as graduações da área de Exatas trazem informações concretas e trabalham com exatidão, as Ciências Humanas têm estudos mais subjetivos.

Nessa área, é comum que uma série de fatores sociais, econômicos e culturais seja analisada para traçar um panorama acerca de um assunto ou objeto de estudo.

Outra característica importante é que provas nos cursos de Humanas são majoritariamente dissertativas, exigindo que os alunos manifestem de forma autoral seus conhecimentos. Além disso, a maioria dos trabalhos são teóricos, como artigos, ensaios e apresentação de seminários.

Conheça os principais cursos de humanas abaixo:

E então, o que você achou da nossa seleção de cursos e profissões das Ciências Humanas? É com essa área que você se identifica? Conte aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!