Cursos de pós-graduação EAD

Os 13 melhores cursos de pós-graduação em marketing para sua carreira

Por BLOG DO EAD UCS   | 

 Tag: Cursos de pós-graduação EAD

O marketing é uma das áreas profissionais mais promissoras de 2022, segundo o Guia Salarial da Robert Half. Dentre as profissões em alta listadas no guia, está a de analista de marketing digital, que viu a demanda aumentar com o expressivo crescimento das vendas online com a pandemia de Covid-19.

Outro fator de valorização do profissional de marketing no mercado brasileiro é o crescimento das startups no país. Em 2015, havia 4,1 mil startups no Brasil, número que triplicou em 2019, chegando a 12,7 mil empresas deste tipo, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Isso significa que novos departamentos de marketing estão sendo estruturados e mais vagas estão sendo abertas.

E você não quer perder as oportunidades que a área pode trazer para sua carreira, não é mesmo? Por isso é imprescindível que você tenha uma pós-graduação em marketing no currículo. A seguir, você encontrará uma lista com as 13 melhores especializações em marketing para se destacar no mercado de trabalho.

Neste artigo, você vai ver:

  1. Como funciona uma pós-graduação em marketing
    1.1 Quem pode fazer uma pós-graduação em marketing?
    2.1 O TCC na pós-graduação em marketing é obrigatório?
    3.1 O salário de quem tem uma pós-graduação em marketing ou em outras área
  2. As 13 melhores especializações em marketing para sua carreira
    2.1 Marketing digital
    2.2 Gestão
    2.3 Setores específicos de mercado
  3. Como escolher a melhor pós-graduação em marketing para mim?

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Como funciona uma pós-graduação em marketing

Uma pós-graduação em marketing pode ser lato sensu ou stricto sensu:

  • Lato sensu: abrange especializações e MBAs. Deve ter 360 horas de duração para ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Ao final do curso, você recebe um certificado e o título de especialista.
  • Stricto sensu: engloba o mestrado e o doutorado. Pode ter até quatro anos de duração e, ao final do curso, você recebe o título de mestre ou doutor.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de pós-graduação.

Uma pós-graduação em marketing stricto sensu é voltada para quem deseja seguir carreira acadêmica, dando aulas em universidades e fazendo pesquisa. Já a lato sensu é indicada para profissionais que querem atuar no mercado de trabalho.

Aqui vamos falar mais sobre as especializações lato sensu, por serem as mais procuradas pelos profissionais que querem se atualizar ou estão em transição de carreira. Como o nome já diz, elas dão aos pós-graduandos o título de especialista, que aumenta as chances de promoção e contratação nas empresas.

Entre as especializações em marketing em alta estão:

  • Marketing digital;
  • Mercado de consumo;
  • Big data e business intelligence;
  • Experiência do usuário (UX);
  • Gestão de negócios.

A pós-graduação em marketing deve ser aliada ao domínio de um segundo idioma, como o inglês, por ser uma competência bastante valorizada no mercado de trabalho. Você também deve saber como valorizar as habilidades adquiridas em seu currículo, seu cartão de apresentação em processos de recrutamento.

Quem pode fazer uma pós-graduação em marketing?

Todo profissional pode fazer uma pós-graduação em marketing, desde que tenha um diploma de ensino superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), de acordo com o art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES n°. 1, de 8 de junho de 2007.

Ou seja, não é exigida uma formação específica para fazer uma especialização em marketing. Geralmente, quem busca uma pós-graduação nessa área tem um diploma de Administração, Comunicação Social, Engenharia e, claro, Marketing. Mas não é raro ver profissionais das áreas de saúde, ciências jurídicas e outros campos do conhecimento fazendo o curso.

O TCC na pós-graduação em marketing é obrigatório?

Se for uma pós-graduação em marketing stricto sensu, o TCC não é obrigatório. O MEC publicou uma resolução em 2018 que permitiu cada instituição de ensino superior (IES) definir qual seria a avaliação final da especialização. Então, dependendo da IES em que estiver matriculado, talvez você tenha que entregar um artigo, um estudo de caso ou um projeto de aplicação para receber o certificado.

Já em cursos de pós-graduação stricto sensu o TCC ainda é obrigatório. Estudantes de mestrado devem apresentar uma dissertação com os resultados da pesquisa, enquanto os de doutorado, uma tese.

O salário de quem tem uma pós-graduação em marketing ou em outras áreas

Independentemente da área, uma pós-graduação no currículo pode representar salários até 150% maiores em relação aos dos profissionais que têm apenas graduação, segundo a 54ª pesquisa salarial do grupo Catho.

Os maiores rendimentos já são sentidos por quem ocupa cargo de analista. A diferença aumenta de acordo com o nível hierárquico, como você pode ver pelos salários médios calculados na pesquisa:

Analista

  • Diploma de graduação: R$ 3.649,00
  • Certificado de especialista: R$ 4.185,00

Profissional liberal

  • Diploma de graduação: R$ 4.442,00
  • Certificado de especialista: R$ 6.550,00

Coordenador/supervisor

  • Diploma de graduação: R$ 4.522,00
  • Certificado de especialista: R$ 6.949,00

Diretor/gerente

  • Diploma de graduação: R$ 8.034.00
  • Certificado de especialista: R$ 11.827,00

Para chegar a estes números, os pesquisadores da Catho ouviram mais de 2 milhões de profissionais de 25 mil empresas e de diferentes cargos, entre 2018 e 2019.

As 13 melhores especializações em marketing para sua carreira

Confira as melhores especializações em marketing para sua trajetória profissional. Todos os cursos listados abaixo são EAD, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm como foco impulsionar sua carreira.

Marketing digital

1. Big Data e Marketing EAD

Você vai aprender a aliar a tecnologia da informação com a comunicação, além de entender como trabalhar com um número crescente de dados. O curso prepara profissionais para fazer uma análise e um bom uso dos dados, levando em consideração as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para quem é o curso:

  • Gerentes de Marketing e profissionais da área;
  • Engenheiros de Big Data;
  • Social Media;
  • Gerente de Contas e Vendas;
  • Analista de Negócios;
  • B.I.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

2. Branding e Marketing Digital para Comércio Eletrônico EAD

Essa pós-graduação em marketing preparará você para atender as demandas crescentes do e-commerce. Você vai aprender estratégias, comunicação da marca, automação de vendas e design de loja virtual.

Para quem é o curso:

  • Profissionais de marketing;
  • Gestores;
  • Administradores;
  • Jornalistas;
  • Publicitários;
  • Relações públicas;
  • Empreendedores do atacado e varejo.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

3. Marketing de Experiência e Interação EAD

Pós-graduação em marketing para quem quer dominar todo o processo de criação de uma campanha online. Você vai aprender sobre modelos de negócio digitais, ferramentas de SEM e SEO, principais métricas e principais plataformas de marketing digital.

Para quem é o curso:

  • Profissionais de marketing e comunicação de diferentes níveis hierárquicos.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

4. Marketing e Inovação para Pequenas e Médias Empresas EAD

Pós-graduação em marketing voltada para donos de pequena e médias empresas. O curso vai ensinar sobre marketing digital, networking, branding e mais. Assim você terá uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Para quem é o curso:

  • Donos de pequenas e médias empresas;
  • Empreendedores.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

Gestão

5. Análise de Cenários, Marketing Estratégico e Indústria 4.0 EAD

Aprenda a fazer a análise da concorrência, leitura de mercado, estratégias de marketing e automação digital. Com essa especialização em marketing, você se tornará um profissional de gestão de negócios com visão multidisciplinar.

Para quem é o curso:

  • Administradores;
  • Profissionais de marketing;
  • Jornalistas;
  • Publicitários;
  • Relações públicas.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

6. Estratégias de Sustentabilidade e Marketing Consciente EAD

Aprenda conceitos e estratégias de criatividade, canvas e design thinking para otimizar o uso de recursos. Você será capaz de fazer a gestão de pessoas e projetos com foco na inovação, economia e sustentabilidade.

Para quem é o curso:

  • Gestores das áreas de marketing, TI, RH e vendas.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

7. Gerenciamento de Crises Comunicacionais em Organizações EAD

Nesta pós-graduação em marketing, você aprenderá a detectar sinais de ameaças a uma organização, parceiros ou clientes. O curso também mostra como criar soluções para garantir que, no pós-crise, a empresa volte a se desenvolver.

Para quem é o curso:

  • Gerentes de marketing e relações públicas;
  • Gestores de RH;
  • Gerentes seniores e juniores de uma organização.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

8. Gestão de Comunicação em Instituições Públicas EAD

Pós-graduação em marketing voltada para profissionais que atuam no setor público. Você aprenderá a estrutura da administração pública e como gerenciar projetos neste contexto.

Para quem é o curso:

  • Publicitários;
  • Jornalistas;
  • Relações públicas;
  • Gerentes de comunicação.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

9. Marketing, Criatividade e Inovação EAD

Aprofunde seus conhecimentos sobre planejamento estratégico para marketing, comunicação e gestão. Você vai aprender sobre dimensionamento estratégico de mercado, criatividade e execução de estratégica e design thinking.

Para quem é o curso:

  • Administradores;
  • Jornalistas;
  • Profissionais de marketing;
  • Publicitários;
  • Relações públicas;
  • Empreendedores;
  • Demais gestores de organizações.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

10. Neuromarketing e Brandsense EAD

Aprenda a usar as últimas descobertas da neurociência a seu favor nesta pós-graduação em marketing. O curso traz estudos de caso e conceitos que ajudarão você a transformar suas campanhas em cases de sucesso.

Para quem é o curso:

  • Executivos de Marketing;
  • Executivos de Vendas;
  • Analistas, coordenadores e membros de equipe de desenvolvimento de negócios;
  • Gestores de Vendas B2B e/ou B2C.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

Setores específicos de mercado

11. Agromarketing, Tecnologia e Inovação EAD

Uma pós-graduação em marketing voltada ao agronegócio. O curso apresenta estratégias de comercialização que conectam a agricultura tradicional com o mercado de produtos e insumos.

Para quem é o curso:

  • Stakeholders ligados ao agronegócio;
  • Profissionais atuantes em Fazendas;
  • Processadores de alimentos;
  • Comerciantes e intermediários;
  • Gerentes de produção.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

12. Gestão e Marketing em Esporte e Lazer EAD

Aprenda os princípios do marketing, finanças, estratégias inovadoras e as especificidades do mercado esportivo no Brasil.

Para quem é o curso:

  • Profissionais de marketing;
  • Educadores físicos;
  • Coordenadores de associações e secretarias públicas e privadas de esporte;
  • Empreendedores do segmento esportivo.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

13. Marketing e Negociação no Varejo Farmacêutico EAD

Pós-graduação em marketing para quem quer atuar na área farmacêutica. Você vai aprender sobre legislação, logística, desafios e tendências do mercado financeiro.

Para quem é o curso:

  • Profissionais de marketing;
  • Administradores;
  • Farmacêuticos;
  • Químicos;
  • Engenheiros.

Mensalidade: a partir de R$ 252,00

Confira opções de desconto.

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Como escolher a melhor pós-graduação em marketing para mim?

São tantas opções incríveis de pós-graduação em marketing que fica difícil escolher apenas um curso, não é?

Se você ainda está em dúvida sobre em qual especialização apostar, faça para si mesmo estas 7 perguntas:

  1. Por que eu quero fazer uma pós-graduação em marketing?
  2. Vou conseguir conciliar os estudos com o trabalho e arcar com as mensalidades?
  3. O conhecimento adquirido será realmente útil para mim?
  4. Preciso de um curso na minha área de formação ou devo procurar algo novo?
  5. Qual tipo de pós-graduação faz mais sentido para os meus objetivos: lato sensu ou stricto sensu?
  6. Quais as IES reconhecidas na minha área de interesse?
  7. Quais são as tendências da minha área de atuação?

Com estas respostas, você estará mais bem preparado para escolher a melhor pós-graduação em marketing para sua carreira. Se quiser se aprofundar ainda mais sobre o assunto, confira os artigos do Blog do EAD UCS sobre mercado de trabalho.