Os 7 melhores cursos de pós-graduação em Educação Infantil

Postado em 4 de set de 2021
Loading...

Buscar atualização em sua área é uma forma de se tornar um profissional mais respeitado, especialista e que tem acesso a novas oportunidades.

Para quem é formado em áreas correlatas à educação, uma pós-graduação em Educação Infantil pode ser uma boa escolha. É preciso, no entanto, saber que Educação Infantil é uma área generalista. Na pós-graduação, procura-se assuntos específicos dentro dessa área para tratar.

Portanto, se você quer fazer uma pós-graduação em Educação Infantil, pode seguir por muitos caminhos diferentes. Neste artigo, você vai conhecer alguns deles. Confira:

  1. Metodologia e Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil
  2. Metodologias de Aprendizagem Para a Educação Infantil e Ensino Fundamental
  3. Motricidade e Desenvolvimento Motor na Educação Infantil
  4. Pedagogia Social
  5. Políticas Públicas Educacionais
  6. Prática Docente no Processo de Alfabetização e Letramento
  7. Práticas Inovadoras em Educação
 

 

1. Metodologia e Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil

Na Educação Infantil, o estudante não pode ser avaliado por notas em provas ou por atividades rígidas. Afinal, ele ainda não desenvolveu habilidades comportamentais fundamentais.

Da mesma forma, o papel do professor não é o mesmo do Ensino Fundamental ou Médio.

Nessa pós-graduação em Educação Infantil, você vai aprender sobre novas metodologias de ensino para ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades ao mesmo tempo em que ensina valores éticos importantes na sociedade.

O curso é voltado para profissionais da educação, como os formados em Pedagogia ou alguma licenciatura. Veja onde cursar:

🔵 Leia também: O que é educação especial e inclusiva e como atuar na área

2. Metodologias de Aprendizagem Para a Educação Infantil e Ensino Fundamental

Parecida com o curso anterior, essa pós-graduação em Educação Infantil aborda assuntos semelhantes, mas se estende para o Ensino Fundamental.

Ela aborda a questão da transição entre um tipo de ensino e o outro, considerando que o Ensino Fundamental se aproxima mais da formalidade e exige mais dos estudantes.

Sendo assim, o curso aborda não apenas o desenvolvimento de habilidades cognitivas e comportamentais, mas também práticas importantes para ajudar os estudantes nas mudanças comuns do Ensino Fundamental, além de tratar questões de éticas, valores e direitos humanos.

Esse curso é voltado particularmente para professores que queiram se aprofundar em metodologias de ensino. Veja onde cursar:

🔵 Leia também: Trabalha com educação? Aposte na produção de material didático

3. Motricidade e Desenvolvimento Motor na Educação Infantil

Essa pós-graduação em Educação Infantil surgiu da necessidade de pensar, criar e desenvolver novas práticas para essa etapa. Assim, é possível oferecer aos estudantes brincadeiras e atividades criativas, mas também educativas, que incentivem o desenvolvimento saudável.

A grade curricular enfatiza o desenvolvimento psicomotor e a construção de espaço lúdicos.

O curso é voltado para profissionais da Educação Infantil, como professores de escolas e creches, além de psicólogos e enfermeiros que trabalham com crianças. Veja onde cursar:

🔵 Leia também: O que faz um designer educacional e como seguir carreira na área

4. Pedagogia Social

A pedagogia não atua apenas em sala de aula. Ela se estende por diversos ambientes, considerando que o trabalho pedagógico não apenas ensina conteúdos, mas também se preocupa em trabalhar valores sociais importantes.

Essa pós-graduação traz discussões sobre situações desafiadoras e as consequências da atuação na área, além de abordar métodos adequados em diferentes situações.

O público-alvo são professores da Educação Infantil, principalmente os que se preocupam em tornar o ensino mais inclusivo. Saiba mais sobre a pós em Pedagogia Social neste link.

5. Políticas Públicas Educacionais

Essa pós-graduação é voltada para profissionais da educação, mas não apenas professores.

Professores, gestores, secretários da educação e mesmo assistentes sociais se beneficiam das informações e discussões levantadas no curso.

A ideia é ajudar os profissionais a sincronizarem suas metodologias com o mundo atual, levando em conta a globalização, a tecnologia e discussões como diversidade e inclusão.

O curso preza pelo desenvolvimento de habilidades sociais e práticas, sempre entendendo e agindo de acordo com as políticas atuais. Veja onde cursar:

🔵 Leia também: O que se aprende em uma pós-graduação em Supervisão Educacional

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

6. Prática Docente no Processo de Alfabetização e Letramento

A alfabetização de qualidade é o pontapé inicial no aprendizado.

Por isso, essa pós-graduação em Educação Infantil é composta por disciplinas teóricas e práticas que envolvem o processo de alfabetização e aprendizado.

O estudante aprende sobre a história da alfabetização, formação de leitores e educação de jovens e adultos, além de aprender técnicas e metodologias para aplicar a alfabetização em sala de aula e outros ambientes de ensino.

O curso é direcionado para pedagogos, professores, diretores e demais profissionais da educação. Saiba mais sobre a pós em Alfabetização e Letramento neste link.

7. Práticas Inovadoras em Educação

Essa pós-graduação em Educação Infantil é para profissionais da educação que já atuam no mercado, mas querem se atualizar e aprender mais sobre as metodologias recentes.

Afinal de contas, as práticas mudam, se reinventam e inovam para serem adequadas aos estudantes dos dias de hoje. Nas aulas, você vai aprender sobre didática em tempos de mudanças, novas ferramentas tecnológicas, metodologias ativas e muito mais.

Veja onde cursar:

Essas foram 7 pós-graduações para quem quer se especializar em Educação Infantil.

A partir delas, você pode se tornar um profissional atualizado e especialista, pronto para compartilhar com estudantes e outros profissionais as melhores metodologias para o ensino-aprendizagem.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!