Ler o post

Você já se perguntou por que o autoconhecimento é importante? Podemos resumir ao dizer que ele é quem ajuda você a saber qual é o estímulo certo para a sua felicidade. 

Ter autoconhecimento é o primeiro passo para se tornar alguém que pratica o desenvolvimento constante. E essa é uma competência essencial para encontrar a satisfação na sua vida pessoal e profissional.

New call-to-action 

Por isso, neste artigo, nós vamos falar sobre o que significa autoconhecimento, por que o autoconhecimento é importante e como você pode começar a aplicá-lo para alavancar sua vida profissional. 

Você vai conferir: 

O que é autoconhecimento?
5 problemas causados pela falta de autoconhecimento 
Como funciona o processo de autoconhecimento
Como desenvolver o autoconhecimento 

A importância do autoconhecimento para sua carreira 
Como aplicar o autoconhecimento em 5 passos 
5 livros sobre autoconhecimento 
Conclusão 

O que é autoconhecimento? 

Autoconhecimento é reconhecer tudo aquilo que afeta o seu bem-estar. 

Isso significa saber quais são as coisas das quais você gosta, seus sonhos e aspirações, e tudo aquilo que contribui para a sua felicidade.

Assim como as coisas que você não gosta e que deixam você infeliz. 

Ter essa consciência facilita a sua interação com o mundo ao seu redor. Isso porque, ao saber qual é a sua essência e o que motiva você, fica mais fácil encontrar o estímulo correto. 

5 problemas causados pela falta de autoconhecimento 

Quando uma pessoa não pratica o autoconhecimento, ou seja, não procura conhecer suas emoções, temores, limites e habilidades, é fácil ficar perdido.

Especialmente quando estamos falando sobre o crescimento profissional. 

Conheça alguns dos problemas que a falta de autoconhecimento pode trazer: 

  • Insegurança: quando não temos uma noção clara dos nossos valores, ficamos presos à avaliação das pessoas e ao julgamento delas, sempre esperando o pior. 
  • Hábitos indesejados: a falta de autoconhecimento pode ser uma das causas dos maus hábitos, vícios e comportamentos compulsivos. 
  • Relacionamentos tóxicos e difíceis: sem autoconhecimento, encontrar o parceiro certo é um desafio. Isso porque não conseguimos identificar comportamentos que podem nos deixar vulneráveis. O mesmo vale para a nossa atitude quanto a outra pessoa, podemos estar sendo tóxicos sem saber. 
  • Trabalhos inadequados e ambições equivocadas: quando escolhemos o que queremos fazer como trabalho e aonde queremos chegar, é comum que sejamos influenciados por nossos pais, amigos e colegas. E se não soubermos quem somos, essa escolha pode se mostrar equivocada e inadequada. 
  • Investir no que não traz felicidade: a falta de autoconhecimento também faz com que investamos dinheiro e tempo naquilo que achamos que nos faz felizes, mas essas podem ser escolhas equivocadas, novamente.

por que o autoconhecimento é importante - homem pensando sobre sua carreira

Como funciona o processo de autoconhecimento 

O processo de autoconhecimento não é algo que acontece de uma hora para outra.

É importante você saber que esse processo leva algum tempo e que ele nunca vai terminar, isso porque nós somos seres mutáveis, que se adaptam ao ambiente. 

Então, é comum você ser motivado por uma coisa quando tem 20 anos e motivado por outra quando chega aos 50. 

Por isso, é interessante que o processo de autoconhecimento se torne uma constante na sua vida, que você esteja sempre se fazendo as perguntas que ajudam a chegar ao que você gosta, o que motiva você e quais são seus medos e forças.

Como desenvolver o autoconhecimento 

São algumas perguntas e atitudes que ajudam você a chegar em uma resposta e a mais importante dessas perguntas é: por quê? 

Sempre pergunte para você mesmo o motivo de estar fazendo algo ou de gostar de algo.

Se você percebeu que se sente bem ao trabalhar sozinho em casa, tente descobrir o porquê. Se você percebeu que sempre trava quando precisa falar em público, se pergunte o porquê. 

Isso ajuda a entender a raiz do seu comportamento, o que, por sua vez, ajuda a identificar padrões e encontrar similaridades com outros comportamentos. 

Já quanto às atitudes, você precisa ter duas: a consciência de si próprio e a mente aberta. 

Ter consciência de si próprio significa observar e entender o que você faz e como faz. É olhar para você mesmo por vários ângulos, analisar as situações e a sua reação a elas perguntando o porquê. Para saber o motivo de algo, você precisa perceber esse algo. 

E ter mente aberta é necessário para quando chegar o momento de mudar algo que você percebeu como uma vulnerabilidade ou um hábito ruim. 

Além disso, desenvolver o autoconhecimento também passa por tirar um tempo para si, fazer atividades que você gosta, entender como você está se sentindo e anotar essas descobertas.

A importância do autoconhecimento para sua carreira 

Desenvolver o autoconhecimento é importante para a sua vida pessoal, mas também é essencial para a sua carreira.

Isso porque ter autoconhecimento ajuda a saber qual caminho seguir, o que motiva você e o que é ser um profissional bem-sucedido para você. 

Por isso, conheça alguns dos benefícios de aplicar o autoconhecimento na sua carreira: 

Escolher a profissão certa para você 

Escolher uma profissão é um dos passos mais importantes das nossas vidas, e exatamente por isso essa está longe de ser uma decisão fácil. 

Porém, o autoconhecimento ajuda a entender quais são suas habilidades e interesses e isso ajuda você a direcionar sua carreira.

Dessa maneira, você encontra ocupações e cursos que são mais adequados para os seus gostos, competências e desejos profissionais.

por que o autoconhecimento é importante - como aplicar o autoconhecimento na carreira 

Melhorar a autoestima 

Trabalhar o autoconhecimento pode trazer uma melhora na autoestima, isso porque essa é uma habilidade que ajuda uma pessoa a entender quem é. 

E compreender quais são suas qualidades e como melhorar suas fraquezas coloca em perspectiva a ideia de defeitos: não são mais algo que não muda, eles podem ser trabalhados. 

Além disso, o autoconhecimento traz um controle maior sobre as emoções e reações negativas a acontecimentos inesperados.

Traz inteligência emocional, segurança e confiança, algo bastante requerido nos profissionais da atualidade. 

Favorecer decisões conscientes 

Quando você tem autoconhecimento, toma decisões conscientes. Isso porque você observa e consegue controlar suas emoções, não se deixando levar por elas.

Ações por impulso deixam de acontecer nesse caso, por exemplo. 

Você terá mais facilidade de analisar os prós e contras de uma decisão usando meios racionais e levando em consideração a sua essência, motivação e interesses para o futuro.

Como aplicar o autoconhecimento em 5 passos 

Agora que você já entendeu por que o autoconhecimento é importante, precisamos falar sobre como você pode colocá-lo em prática. 

Isso porque saber os seus valores e motivações não é o suficiente se não for aplicado. 

Por isso, conheça nossas dicas abaixo: 

1 Descubra sua definição de sucesso 

Parte importante da jornada do autoconhecimento é entender do que você gosta, e não gosta, e o que traz os sentimentos gratificantes que ajudam a manter você motivado.

E aplicado ao dia a dia, e especialmente na sua carreira, esse passo vem por meio da pergunta: o que é sucesso para você? 

Muitos de nós passam a vida buscando o sucesso no trabalho, no amor ou nas relações pessoais. Por isso, antes de começar perseguir essa conquista, saiba o que ela significa. 

Mas não fique alarmado, está tudo bem mudar de ideia sobre o que é o sucesso durante a sua vida.

Isso porque, como vimos, o autoconhecimento é um processo, e o importante é entender o que faz você feliz enquanto pessoa e profissional. 

2 Considere opiniões, mas escolha por si próprio 

Esse passo está bastante ligado com o anterior porque, quando você não busca descobrir o seu próprio caminho, é fácil seguir os passos dos outros. 

E não estamos dizendo que as opiniões de outras pessoas não são importantes, especialmente se elas vierem de pessoas queridas para você, que podem mostrar algo que você não viu ainda. 

O problema é que, dificilmente os valores e visões de duas pessoas serão iguais e, por consequência, você pode começar a trilhar um caminho que não vai ser satisfatório no longo prazo. 

Além disso, fazer suas próprias escolhas estando consciente das consequências delas é um passo importante no processo de amadurecimento. 

3 Use seus pontos fortes e fracos 

Desenvolver o seu autoconhecimento envolve analisar criticamente os seus pontos fortes e fracos e aprender a lidar com eles. 

Aplicar esse conhecimento na prática, entretanto, significa descobrir como utilizar esses pontos a seu favor. 

Quando você analisa seus pontos fortes, consegue distinguir suas aptidões naturais, aquilo que você gosta de fazer e que traz satisfação.

Assim como também entende quais são suas vulnerabilidades, buscando trabalhá-las para não se tornarem limitadoras.

4 Estabeleça metas alcançáveis 

Ao seguir o primeiro passo, você descobre o que é o sucesso para você. Logo, você já tem um objetivo claro para sua profissão e carreira.

Esse passo está ligado com o primeiro na medida em que você, ao descobrir aonde quer chegar, pode estabelecer os passos que o levarão até lá. 

Algo que você precisa saber antes de começar a estabelecer metas é como fazer isso. 

Metas são objetivos alcançáveis, um pouco mais complexos, mas alcançáveis. E você precisa ter cuidado com isso porque estabelecer metas muito grandiosas pode trazer frustração. 

Por isso, planeje bem suas metas e trabalhe com prazos curtos, médios e longos, sempre respeitando seu tempo, limites e valores. 

5 Não pare de aprender 

Ter certeza sobre quem você é hoje não é motivo para deixar o estudo de lado.

Nós já dissemos que o autoconhecimento é um processo e a aplicação desse autoconhecimento na sua carreira e vida pessoal também é. 

E um conhecimento ultrapassado pode levar a opiniões desconexas com a realidade e objetivos que não fazem sentido no mundo de hoje.

Por isso, não pare de aprender e busque estar sempre atualizado. 

Depois de fazer sua graduação, por exemplo, continue aprendendo coisas novas. Faça uma pós-graduação ou cursos, aprenda novas idiomas e adquira o hábito da leitura.

O aprimoramento técnico é uma das principais marcas de um profissional que sabe quem é.

5 livros sobre autoconhecimento 

Por fim, já que falamos sobre aplicar o autoconhecimento no dia a dia e em aprender constantemente, nada melhor do que falarmos sobre o hábito da leitura. 

É comprovado que a leitura traz muitos benefícios para o nosso cérebro e relações humanas, então trouxemos alguns dos principais livros sobre autoconhecimento já lançados em língua portuguesa na lista abaixo: 

1 Mindset: Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não, Carol Dweck 

A autora é especialista em motivação e psicologia e neste livro, ela fala sobre mindset e não é uma mera peculiaridade. Ela mostra como o mindset molda objetivos e define atitudes.

por que o autoconhecimento é importante - como desenvolver o autoconhecimento

2 O Poder do Hábito, Charles Duhigg 

O autor fala nesse livro sobre o que envolve o hábito e os padrões que criamos nos nossos cérebros. É uma investigação sobre como podemos transformar nossos hábitos a nosso favor. 

3 Motivação 3.0, Daniel Pink 

No livro, o autor explora de onde vêm a motivação, como encontrá-la dentro de nós mesmos e como utilizá-la para ter o melhor desempenho no que nos propomos a fazer. 

4 Por que fazemos o que fazemos?, Mario Sergio Cortella 

O autor é um dos maiores professores e filósofos do país e, no livro, fala sobre como é importante ter uma vida com propósito, explorando os temas de motivação e valores. 

5 As coisas que você só vê quando desacelera, Haemin Sunim 

Esse livro vai além do autoconhecimento para chegar na questão do autocuidado. A obra explora como encontrar o melhor de nós mesmos no mundo frenético no qual vivemos.

Conclusão 

Chegando ao final deste artigo, esperamos que você tenha compreendido por que o autoconhecimento é importante e como desenvolver o autoconhecimento.

Aproveitamos também para convidar você a conhecer a nossa Pós +Carreira EAD. 

Mais do que um curso de pós-graduação, o nosso programa é uma maneira de acelerar a sua carreira e ajudar a desenvolver o seu autoconhecimento. 

Na Pós +Carreira EAD, a cada 3 meses de curso você conquista um certificado e seu currículo ganha uma nova linha de qualificação.

São 4 certificados ao longo do curso, que você pode utilizar antes mesmo de concluir a pós para conseguir aceleração profissional. 

Além disso, você recebe acompanhamento com um consultor de carreira para descobrir a melhor maneira de percorrer o caminho profissional que você deseja.

Conheça a Pós +Carreira EAD da UCS neste link. 

Leia também: 

Conheça 8 vantagens da Pós +Carreira UCS 

Gestão do tempo: o que é e 10 táticas para ser mais eficiente 

Reskilling, upskilling e accountability: o que significa cada um dos termos 

Objetivo currículo: exemplos, dicas e como escrever o seu 

 

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.