Conheça a Pedagogia Hospitalar, especialidade que protege um direito

Postado em 15 de out de 2021
Loading...

A pedagogia não envolve apenas a educação de crianças e adolescentes.

Muitas vezes, suas ramificações têm como objetivo proteger os direitos das crianças e ajudá-las a conquistar uma vida digna e saudável. É o caso da pedagogia hospitalar.

Essa especialização da Pedagogia tem como objetivo garantir a educação para crianças que estão fazendo tratamentos de saúde. Mais do que dar aulas em um ambiente hospitalar, essa área da pedagogia funciona como terapia e garante os direitos da criança e do adolescente.

Saiba mais sobre a pedagogia hospitalar e descubra como trabalhar na área a seguir. Confira:

 

O que é Pedagogia Hospitalar?

A Pedagogia Hospitalar é um ramo da área da Pedagogia que visa levar o ensino para crianças e adolescentes que não podem frequentar a escola por motivos de saúde.

A ideia é que a educação continue, mesmo que o estudante não possa participar das aulas regulares, e que seus estudos não sejam prejudicados. Podemos dar o exemplo de um adolescente que sofreu um acidente e precisa ficar hospitalizado por alguns meses.

Em vez de perder todo o conteúdo que estaria aprendendo em sala de aula, ele é atendido por um profissional de pedagogia hospitalar, que o ajuda a aprender como faria na escola. Assim, ele garante que o estudante possa participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

Em geral, o pedagogo hospitalar não trabalha sozinho.

Ele trabalha em conjunto com os professores do estudante internado, para saber onde a aprendizagem parou, descobrir os pontos fortes e fracos do aluno, e ajudá-lo a se desenvolver da melhor forma possível.

O pedagogo hospitalar é uma figura comum em hospitais especializados em tratamento de crianças e adolescentes, mas pode estar presente em diversos centros de saúde. Apesar de o objetivo ser a educação, a pedagogia escolar também auxilia os estudantes de outras formas.

Por exemplo, oferecendo apoio terapêutico e estimulando a socialização entre quem está internado há tempo. Por isso, ela se tornou um direito para os estudantes da educação básica.

🔵 Leia também: O que faz uma pedagoga? Conheça áreas de atuação, salário e formação

A Pedagogia Hospitalar no ECA

A pedagogia hospitalar não é uma proposta recente, mas a lei que a sanciona, e sua aplicação, só começaram a ter valor em 2018, quando a Lei 13.716 foi publicada no Diário Oficial da União.

A lei diz que estudantes de educação básica internados por tempo prolongado, seja em casa ou em um hospital, para tratar problemas de saúde, devem receber atendimento educacional.

Por educação básica, entendemos o ciclo escolar, desde a educação infantil (até os 5 anos) até o ensino médio (17 anos). A lei se aplica a internações em hospitais públicos e particulares, em todo o território nacional.

Porém, o exercício da pedagogia hospitalar pode ser diferente nesses dois cenários. Além disso, as condições de trabalho e os salários também mudam.

🔵 Leia também: Como ser tutor EAD: Veja o que é preciso

Quanto ganha um pedagogo hospitalar?

O pedagogo hospitalar trabalha tanto em ambiente hospitalar quanto domiciliar, atendendo os estudantes onde eles estiverem internados. Quem segue carreira na rede pública deve prestar um concurso. Passando na prova, pode trabalhar em um hospital municipal, federal ou estadual.

Já quem trabalha na rede particular deve passar por um processo seletivo regular. Entre as principais funções do pedagogo hospitalar, estão:

  • Estimular e ajudar professores a se adaptarem em ambientes hospitalares;
  • Selecionar bons materiais para usar nos atendimentos;
  • Avaliar as atividades que os professores mandam para o paciente;
  • Conversar com a família para esclarecer dúvidas sobre o atendimento pedagógico hospitalar;
  • Consultar o médico do paciente para ter certeza de que ele pode receber atendimento pedagógico;
  • Acompanhar o desenvolvimento acadêmico do estudante para garantir que ele construa o conhecimento necessário.

Cada hospital ou domicílio atendido terá diferentes condições, instalações e possibilidades. Logo, também é importante que o pedagogo seja flexível e saiba se adaptar a ambientes diferentes.

O salário do pedagogo hospitalar varia de acordo com o tipo de hospital que ele trabalha e a região em que atua, além das atividades que desempenha e tempo de experiência.

De acordo com o site Glassdoor, a média é em torno de R$ 3.475,00.

Quem trabalha em hospital público, ou seja, passou em um concurso, costuma ter um salário maior e benefícios, além de ter uma carga horária reduzida.

🔵 Leia também: Conheça a Pedagogia Empresarial e como é trabalhar na área

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Cursos para trabalhar com Pedagogia Hospitalar

O primeiro passo para se tornar um profissional de pedagogia hospitalar é ter formação em pedagogia ou áreas relacionadas, como licenciaturas.

Depois, é importante escolher uma pós-graduação que aprofunde seus conhecimentos na área. Veja uma listagem com as nossas indicações de cursos de especialização abaixo:

1. Contextos Não Escolares

Como o nome já diz, essa pós é focada na educação fora da escola e dos contextos escolares (como aulas a distância ou no ambiente hospitalar).

Por isso, ela pode ser ideal para quem busca conhecimentos para educar crianças e adolescentes que não podem comparecer à sala de aula regularmente. Veja onde cursar:

2. Pedagogia Social

Como vimos anteriormente, a socialização e a garantia dos direitos da criança e do adolescente são muito importantes na Pedagogia Hospitalar.

Em outras palavras, ela visa enxergar o aspecto social do aprendizado, indo além da função de decorar nomes e fórmulas. Por isso, a pós-graduação em Pedagogia Social pode ser uma boa pedida para quem quer trabalhar na área.

3. Orientação Educacional

O orientador escolar é um profissional que auxilia estudantes a vencerem as principais barreiras do aprendizado e encontrarem as melhores estratégias para aprender.

Nesse sentido, a pós-graduação em Orientação Educacional pode ajudar a preparar o profissional para atuar na pedagogia hospitalar ajudando estudantes fora do ambiente escolar a continuarem estudando e atingindo os objetivos.

E então, o que você achou dessas opções?

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!