Ler o post

A procura por pós-graduações vem crescendo cada vez mais. Nesse contexto, a pós em Docência no Ensino Superior vem se destacando como um dos principais cursos para quem busca seguir carreira acadêmica.  

A pós-graduação vem deixando de ser um diferencial e tem se tornado um item indispensável no currículo.   

Em 2019, a 54ª edição da Pesquisa Salarial, levantamento realizado pela Catho Educação, mostrou que 70% das vagas estratégicas solicitavam profissionais com pós-graduação.   

Além disso, a pesquisa também apontou que pessoas com pós-graduação ou MBA têm 47,2%  mais chance de receber salários mais altos do que aquelas que não têm a formação.  

Os dados nos permitem concluir que seguir se especializando é essencial para chamar atenção no mercado de trabalho.   

Nesse sentido, a pós em Docência pode ser uma ótima opção para aqueles que têm o desejo de atuar na área pedagógica de instituições de ensino superior.  

Neste artigo, vamos explicar como funciona a pós em Docência, quais os benefícios, para quem é indicado e onde fazer.   

Confira: 
O que é pós em Docência? 
Como funciona uma pós em Docência? 
Benefícios de fazer uma pós em Docência 
Para quem é indicado fazer pós em Docência? 
Onde pode atuar quem tem pós em Docência? 
Onde fazer pós em Docência? 
Conclusão 

pos-em-docencia-como-funciona-beneficios-duracao - contexto de sala de aula, com homem levantando a mãe e uma mulher, em segundo plano, em frente à classe

O que é pós em Docência? 

O curso Docência do Ensino Superior é uma pós-graduação lato sensu. As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration).   

Nesse caso, a pós em Docência é uma especialização, grau que confere habilidades técnicas específicas sobre determinado tema.   

Qualquer pessoa portadora de um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) pode cursar uma pós-graduação lato sensu.   

A pós-graduação em Docência do Ensino Superior é voltada para graduados de diferentes especialidades que atuam ou desejam atuar como professores em instituições de ensino superior.   

O curso busca qualificar os profissionais para atuar no ensino presencial e na educação a distância, fornecendo os conhecimentos essenciais para o exercício da docência.   

Durante a pós-graduação, os estudantes recebem suporte teórico, metodológico e prático que os preparam para a sala de aula.   

Atualmente, a grande maioria das universidades espalhadas pelo Brasil exige que os participantes de processo seletivo para a equipe pedagógica tenham especialização em Docência no Ensino Superior.  

Essa pós-graduação conta com uma grade curricular desenvolvida para aumentar o nível educacional nas universidades brasileiras, trazendo o que tem de mais atual no campo da educação.   

Disciplinas como teorias da aprendizagem, políticas educacionais de ensino e princípios do planejamento educacional compõem os estudos.  

A ideia é que o estudante conclua o curso com um plano de trabalho docente completo e atual, que leve em conta as especificidades do ensino superior e as diferentes modalidades de ensino — presencial e EAD.   

Todos os conhecimentos adquiridos ao longo da pós-graduação são fundamentados em princípios éticos e científicos, pensados para preparar profissionais críticos e competentes.  

Como funciona uma pós em Docência?

A pós-graduação em Docência do Ensino Superior tem duração média de um ano, variando conforme as grades curriculares das universidades.   

O curso é oferecido nas modalidades presencial e EAD, sendo a última a mais comum.   

Durante o curso, os estudantes entram em contato com conceitos e metodologias pedagógicas essenciais para atuar em instituições de ensino superior.   

Entre os conteúdos trabalhados na pós-graduação, destacam-se os fundamentos da aprendizagem, debates sobre diversidade e direitos humanos no contexto educacional e as características do ensino híbrido, com suas tecnologias e metodologias.  

Benefícios de fazer uma pós em docência 

Se você deseja seguir carreira acadêmica e trabalhar com ensino superior, a pós-graduação em Docência é parte importante dessa jornada.   

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios de investir nessa pós-graduação:  

  • Duração: sendo um curso com duração média de um ano, a pós em Docência permite que os interessados se aperfeiçoem de forma rápida e qualificada. Em pouco tempo, os profissionais estão capacitados para atuar como docentes, trazendo para sala de aula o que tem de mais atual em ensino e aprendizagem.   
  • Flexibilidade: como mencionamos anteriormente, a maioria dos cursos de pós-graduação em Docência são EAD. O ensino a distância permite que os alunos conciliem de forma plena estudos, trabalho e vida pessoal, sendo possível assistir às aulas em qualquer local e hora.   
  • Diferencial: a pós-graduação em Docência é um dos cursos mais atuais em termos de educação, sendo um importante diferencial para quem quer atuar no ensino superior. O curso oferece uma visão moderna e trabalha também aspectos fundamentais do ensino e da aprendizagem. Levando em conta o contexto de pandemia, em que o ensino a distância tem se destacado cada vez mais, ter uma pós em Docência do Ensino Superior, que trabalha especificamente também com essas novas tendências, é indispensável.  

beneficios-pos-em-docencia - mulher levantando a mão em sala de aula

Para quem é indicado fazer pós em Docência? 

O curso é indicado tanto para professores que já trabalham com ensino superior quanto para aqueles profissionais que têm interesse em atuar no futuro.   

Para os professores que já integram instituições de ensino superior, a pós em Docência é uma ótima oportunidade para se atualizar e conhecer as especificidades das novas modalidades de ensino.  

A suspensão das atividades presenciais nas universidades, em função da pandemia da Covid-19, obrigou muitos professores a aprender na prática a dinâmica do ensino a distância.   

A pós-graduação em Docência pode tornar esse processo de inserção tecnológica mais tranquilo e qualificado para os professores.  

Já para aqueles que têm interesse, mas ainda não atuam na área, a grande vantagem é a qualidade e modernidade do curso. Os profissionais já saem da pós plenamente capacitados para enfrentar os novos desafios da educação e para aplicar conceitos fundamentais de ensino. 

New call-to-action

Onde pode atuar quem tem pós em Docência?

Depois de tudo que vimos, provavelmente você deve estar se perguntando: afinal, posso dar aula em uma universidades com o título de pós-graduado em Docência no Ensino Superior? Vai depender da universidade.   

De acordo com a legislação brasileira, os profissionais graduados não podem ministrar aulas em instituições de ensino superior.   

É preciso ter no mínimo uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar como docente no ensino superior privado.   

Já nas universidades públicas, a qualificação exigida é de uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor efetivo.   

Ou seja, a pós-graduação em Docência do Ensino Superior permite que os profissionais que concluam o curso atuem em universidades privadas como professores.  

Para aqueles que almejam uma vaga em universidades públicas, a pós em Docência pode ser o começo desse caminho, abrindo portas para o mestrado. Dessa forma, os profissionais já começam a conquistar seu espaço no meio acadêmico.  

Onde fazer pós em Docência? 

Existem diversas instituições de ensino que oferecem a pós-graduação em Docência. No entanto, é preciso estar atento quanto à qualidade do curso junto ao MEC (Ministério da Educação).   

Aqui na UCS, oferecemos a pós-graduação em Docência para o Ensino Superior na modalidade EAD  

A UCS é uma das melhores instituições de ensino do mundo, segundo a Times Higher Education. São mais de 53 anos de experiência e mais de 100 mil alunos diplomados.   

Com o EAD, a UCS uniu tradição e inovação, oferecendo cursos dinâmicos, atuais e de muita qualidade para a sociedade.   

Nessa modalidade, é possível estudar sem sair de casa, economizando tempo e dinheiro. Além disso, o estudante tem liberdade para escolher em quais horários e dias quer estudar.  

Os cursos EAD UCS possuem conteúdo de excelência, com professores e tutores altamente especializados e inseridos no mercado de trabalho. São os mesmos conhecimentos e diploma do presencial, com todas as facilidades do ensino a distância.  

Conheça a matriz curricular do curso de pós-graduação em Docência do Ensino Superior:  

Eixo 01: Fundamentos da aprendizagem 

Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem — 30 Horas-aula 

Aprendizagem : Outras Perspectivas — 30 Horas-aula 

Aprendizagem em Diferentes Abordagens — 30 Horas-aula 

 

Eixo 02: Diversidade, políticas e direitos humanos no contexto educacional 

Diversidade e Direitos Humanos na Educação — 30 Horas-aula 

Políticas Educacionais para o Ensino Superior — 30 Horas-aula 

Educação e Cultura Organizacional — 30 Horas-aula 

 

Eixo 03: Projetos, planejamento e saberes na docência superior 

Construção de Projetos Pedagógicos — 30 Horas-aula 

Princípios do Planejamento Educacional — 30 Horas-aula 

Saberes, Complexidade e Globalização — 30 Horas-aula 

 

Eixo 04: Ensino híbrido, novas tecnologias e metodologias ativas na prática docente 

O Ensino Híbrido e a Educação Contemporânea — 30 Horas-aula 

Práticas Docentes e as Novas Tecnologias — 30 Horas-aula 

Metodologias Ativas e Avaliação — 30 Horas-aula 

onde-fazer-pos-em-docencia - uma mão digitando no teclado e outra mão escrevendo no caderno

Conclusão 

Neste artigo, você pode conhecer mais sobre a pós-graduação em Docência do Ensino Superior.   

Para aqueles que pensam em seguir carreira acadêmica, o curso pode ser uma ótima porta de entrada para trabalhar em universidades públicas e privadas.  

Para os professores que já atuam em instituições de ensino superior, a pós em Docência é uma oportunidade para se atualizar, principalmente sobre as novas modalidades e tecnologias de ensino.   

A pós-graduação em Docência para o Ensino Superior da UCS é EAD e tem duração de um ano.  

Inicie já o curso e invista em seu futuro profissional! 

 

New call-to-action
New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.