Objetivo do currículo: exemplos, dicas e como escrever seu!

Postado em 11 de set de 2020
Loading...

Você já teve dúvidas do que escrever no objetivo do seu currículo?

É normal, ao fazer o seu currículo, que algumas seções precisem de mais criatividade do que outras. Falar de si próprio, dos seus objetivos e se apresentar pode parecer uma tarefa difícil para muitos. Quando aliados ao medo de não agradar, pode se tornar um desafio ainda maior.

Porém, mesmo com esse desafio, é ideal que se faça uma apresentação e um objetivo diferente para cada vaga que você pretende se aplicar. Tem dúvidas sobre como fazer isso?

Então continue lendo aqui que vamos te ajudar a escrever o objetivo currículo! Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que significa a parte de objetivo do currículo?

O currículo é um breve resumo sobre você, sobre suas experiências, certificações, educação e objetivos profissionais. Ele vai ser a primeira impressão que o recrutador terá sobre você quando você se candidata à uma vaga específica.

Por isso, é recomendado que você procure passar a melhor primeira impressão possível, escrevendo seu objetivo personalizado para aquela vaga.

Para fazer isso, você pode pesquisar sobre a empresa que vai se candidatar, buscando por informações relevantes e referências que possam te ajudar.

O objetivo profissional é um pequeno texto, de uma a duas linhas, onde o profissional que se candidatou a vaga informa detalhes como a área de atuação e suas expectativas profissionais.

Seja no primeiro emprego ou com anos de experiência, preencher o objetivo profissional é obrigatório se você quiser se destacar entre outros candidatos. Ele tem um grande potencial de te colocar à frente dos seus concorrentes, mas apenas se for preenchido de forma estratégica.

Por isso, tire um tempo maior para se dedicar a essa parte do currículo, e faça com calma.

Qual objetivo colocar no currículo?

Ao escrever objetivo no seu currículo, procure ir direto ao ponto e evitar um texto muito longo.

Seja específico, isso porque um dos maiores erros é ser genérico no objetivo. As empresas valorizam os profissionais que sabem onde querem chegar. Além disso, busque personalizar o seu objetivo de acordo com a vaga e com a empresa.

O ideal é fazer um currículo diferente para cada empresa, mas se não for possível, sempre faça um objetivo diferente para cada vaga.

🔵 Leia também: Profissões que pagam bem nos EUA e no Brasil

Exemplo de um bom objetivo do currículo

Como citamos acima, um bom objetivo deve ser direto, específico e personalizado de acordo com a vaga e a empresa que você deseja ingressar. Mas tome cuidado!

Uma característica essencial é a sinceridade. Um objetivo que seja honesto e sincero, sem mentiras, também ganha pontos com o recrutador.

Por isso, não tenha medo de dizer coisas sobre você que você acharia negativo, como falta de experiência. Veja exemplos para cada situação:

1. Exemplo de objetivo de currículo para profissional experiente

Com as minhas habilidades comportamentais e a experiência atingida ao longo dos anos, desejo estar em uma empresa em que possa contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores na área de tecnologia.

Esse exemplo demonstra que você tem experiência na sua área e que você conhece a empresa que está se candidatando.

O final pode ser alterado para se adaptar a qualquer segmento, mas cuidado para não enviar um currículo desatualizado e sem foco. Isso pode ser fatal para as suas chances naquela empresa.

2. Exemplo de objetivo de currículo para profissional inexperiente

Com as experiências adquiridas ao longo dos meus estágios, procuro agora uma chance de efetivação na minha área de conhecimento.

Minha carreira está no início, mas estou em busca de uma oportunidade para demonstrar meu talento e minhas habilidades. Acredito que possa compensar a falta de experiência com dedicação e empenho.

Você pode aproveitar os projetos e estágios da faculdade para colocar em pauta que, apesar de pouca, você tem uma pequena atuação na área. Ou pode valorizar a vontade de conseguir uma vaga na sua área, compensando a falta de experiência com outras habilidades.

 

 

 

5 exemplos de frases de objetivo para currículo

Além dos exemplos acima, confira frases que você pode adaptar para o seu currículo:

Procuro uma nova oportunidade para experiências desafiadoras em minha carreira de [acrescentar sua área]. Acredito que só assim um profissional pode continuar em constante evolução. 

Desejo colaborar em um ambiente de trabalho [ou coloque o setor que deseja trabalhar] onde possa colocar em pratica meus conhecimentos em favor da [nome da empresa/organização], objetivando sempre o benefício e o crescimento da organização e o crescimento profissional.

Procuro oportunidade relacionada à [coloque sua área de atuação], que possa trazer novas perspectivas de futuro e crescimento.

Estou à procura de minha primeira experiência de trabalho após formado em [inclua a formação]. Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa.

Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

5 exemplos de o que colocar no objetivo do currículo para o primeiro emprego

E se você estiver buscando o seu primeiro emprego, pode conferir alguns dos exemplos abaixo para demonstrar aos recrutadores que você tem o que é preciso:

Em busca do primeiro emprego na área de [colocar a área aqui], me coloco à disposição da empresa para aprimorar as habilidades da função e assim contribuir para os resultados da organização.

Desejo atuar em um estágio na área de vendas com prospecção e manutenção de clientes para colocar em prática meus conhecimentos na área.

Com experiência na orientação e aprendizagem de alunos e especialização em educação especial, busco vaga em escolas de ensino fundamental.

Estou à procura de minha primeira experiência de trabalho após formado. Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa.

Em busca do meu primeiro emprego, desejo atuar em um ambiente que promova o crescimento e ofereça perspectivas de futuro.

🔵 Leia também: Saiba quais são os cursos EAD que mais empregam

O que chama mais a atenção dos recrutadores? Veja dicas de como criar um bom currículo

Segundo a mentora de carreira Priscilla Couto, o que mais chama a atenção dos recrutadores é justamente o conteúdo do seu currículo.

Portanto, o ideal é simplificar o currículo para que todas as informações importantes estejam bem dispostas, de forma simples de entender. Ela também dá uma dica de ouro quando falamos em objetivo de currículo:

Hoje com a Inteligência Artificial (IA), os currículos são selecionados por um sistema específico que busca o currículo certo, através de uma pesquisa booleana de palavras chaves, habilidades, localidade e etc.” diz a especialista. Ou seja, é fundamental que seu currículo esteja realmente personalizado para aquela vaga.

Por isso, veja algumas dicas podem ajudar na jornada de criar o seu currículo. Confira abaixo:

1. Seja específico e não minta

Uma mentira pode não ser detectada de imediato, mas quando for notada, pode te colocar em apuros não somente na empresa que você se candidatou.

Muitas empresas possuem contato com outras organizações da mesma área e de áreas paralelas, e sua mentira pode se espalhar pelo setor. Por isso, nunca minta em um currículo. Ser sincero pode inclusive chamar a atenção do recrutador.

2. Fuja dos clichês

Um currículo clichê é recebido por um recrutador provavelmente centenas de vezes. Com isso, seu currículo pode não se destacar dos demais, e pode acabar nem sendo lido pelo recrutador.

Quando falamos em vagas criativas, esse final é certo.

Você poderá ser desqualificado se fizer um currículo clichê, uma vez que a empresa busca por um profissional versátil e criativo. Portanto, cuidado.

3. Cuidado com o português

Outro detalhe extremamente importante na hora de fazer um currículo é se atentar ao português.

É normal, ao escrever um currículo às pressas, a existência de pequenos erros de digitação, acentuação e gramática. Por isso, é de extrema importância que você revise mais de uma vez antes de enviar. Se possível, peça para outra pessoa revisar para você.

Assim, você garante que erros não irão passar, e que seu currículo estará impecável ao chegar nas mãos do recrutador.

4. Atente-se aos detalhes

Assim como o português é um detalhe importante para se manter atento, outros detalhes do seu currículo também merecem atenção.

O formato do currículo deve ser atrativo, as letras não podem ser muito pequenas, as informações devem estar bem dispostas e fáceis de entender, além de ter uma cor que se destaque, mas não confunda na hora de ler.

Detalhes pequenos, mas que fazem toda diferença no resultado final do currículo.

5. Priorize a simplicidade

A simplicidade é a regra da vez quando buscamos montar um currículo perfeito.

Um currículo simples evita que os olhares dos recrutadores se percam para detalhes extras. Facilita que a informação importante seja absorvida por ele.

Dessa forma, você aumenta suas chances de conseguir uma entrevista enquanto encanta o recrutador com as informações precisas.

E então, essas dicas ajudaram você?

Como você viu, o objetivo currículo é uma das partes mais importantes de qualquer CV.

E, por isso, você deve tirar um tempinho para focar nele de forma estratégica e ganhar de vez a atenção do seu recrutador. Não se esqueça de personalizar de acordo com a vaga desejada e com a empresa aplicada. Dessa forma, você fica ainda mais próximo de conquistar uma colocação!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!