Ler o post

objetivo curriculo exemplos dicas como escrever seu

Você já teve dúvidas do que escrever no objetivo do seu currículo? É normal, ao fazer o seu currículo, que algumas partes precisem de mais criatividade do que outras. Falar de si próprio, dos próprios objetivos e se apresentar, pode parecer uma tarefa difícil para muitos. Quando aliados ao medo de não agradar, pode se tornar um desafio ainda maior.

Porém, mesmo com esse desafio, é ideal que se faça uma apresentação e um objetivo diferente para cada vaga que você pretende se aplicar.

Tem dúvidas sobre como fazer isso? Então continua lendo aqui que vamos te ajudar!

O que é um currículo?

Um currículo nada mais é do que um breve resumo sobre você, sobre suas experiências, certificações, educação e objetivos profissionais. Ele vai ser a primeira impressão que o recrutador terá sobre você quando você se candidata à uma vaga específica.

Por isso, é recomendado que você procure passar a melhor primeira impressão possível, escrevendo seu objetivo personalizado para aquela vaga.

E, para fazer isso, você pode pesquisar sobre a empresa que vai se candidatar, buscando por informações relevantes e referências que possam te ajudar.

O que significa a parte de objetivo do currículo?

O objetivo profissional é um pequeno texto, de uma a duas linhas, onde o profissional que se candidatou a vaga informa detalhes como a área de atuação e suas expectativas profissionais.

Seja no primeiro emprego ou com anos de experiência, preencher o objetivo profissional é obrigatório se você quiser se destacar entre outros candidatos. Ele tem um grande potencial de te colocar à frente dos seus concorrentes, mas apenas se for preenchido de forma estratégica.

Por isso, tire um tempo maior para se dedicar a essa parte do currículo, e faça com calma

Qual objetivo colocar no currículo?

Ao escrever objetivo no seu currículo, procure ir direto ao ponto e evitar um texto muito longo. Seja específico, um dos maiores erros é ser genérico no objetivo. As empresas valorizam os profissionais que sabem onde querem chegar.

Além disso, busque personalizar o seu objetivo de acordo com a vaga e com a empresa. O ideal é fazer um currículo diferente para cada empresa, mas se não for possível, sempre faça um objetivo diferente para cada vaga.

Exemplo de um bom objetivo do currículo

objetivo curriculo exemplos de um bom

Como citamos acima, um bom objetivo deve ser direto, específico e personalizado de acordo com a vaga e a empresa que você deseja ingressar. Porém, uma outra característica importante é a sinceridade.

Um objetivo que seja honesto e sincero, sem mentiras, também ganha pontos com o recrutador. Não tenha medo de dizer coisas sobre você que você acharia negativo, como falta de experiência.

Vamos aos exemplos principais para cada situação:

Exemplo de objetivo de currículo para profissional experiente

“Com as minhas habilidades comportamentais e a experiência atingida ao longo dos anos, desejo estar em uma empresa em que possa contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores na área de tecnologia.”

Esse exemplo demonstra que você tem experiência na sua área e que você conhece a empresa que está se candidatando. O final pode ser alterado para se adaptar a qualquer segmento, mas cuidado para não enviar um currículo desatualizado e sem foco. Isso pode ser fatal para as suas chances naquela empresa.

Exemplo de objetivo de currículo para profissional inexperiente

“Com as experiências adquiridas ao longo dos meus estágios, procuro agora uma chance de efetivação na minha área de conhecimento.”

ou

“Minha carreira está no início, mas estou em busca de uma oportunidade para demonstrar meu talento e minhas habilidades. Acredito que possa compensar a falta de experiência com dedicação e empenho.”

Você pode aproveitar os projetos e estágios da faculdade para colocar em pauta que, apesar de pouca, você tem uma pequena atuação na área. Ou pode valorizar a vontade de conseguir uma vaga na sua área, compensando a falta de experiência com outras habilidades.

5 exemplos de frases de objetivo para curriculo

Confira alguns exemplos de frases que você pode adaptar para a sua realidade. 

  1. Procuro uma nova oportunidade para experiências desafiadoras em minha carreira de (acrescentar sua área). Acredito que só assim um profissional pode continuar em constante evolução.

  2. Desejo colaborar em um ambiente de trabalho (ou coloque o setor que deseja trabalhar) onde possa colocar em pratica meus conhecimentos em favor da (nome da empresa/organização), objetivando sempre o beneficio e o crescimento da organização e o crescimento profissional.

  3. Procuro oportunidade relacionada à (coloque sua área de atuação), que possa trazer novas perspectivas de futuro e crescimento.

  4. Estou à procura de minha primeira experiência de trabalho após formado em (inclua a formação). Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa.

  5. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre eu e a empresa.

5 exemplos de o que colocar no objetivo do currículo para o primeiro emprego

  1. Em busca do primeiro emprego na área de (colocar a área aqui), me coloco à disposição da empresa para aprimorar as habilidades da função e assim contribuir para os resultados da organização.

  2. Desejo atuar em um estágio na área de vendas com prospecção e manutenção de clientes para colocar em prática meus conhecimentos na área.

  3. Com experiência na orientação e aprendizagem de alunos e especialização em educação especial, busco vaga em escolas de ensino fundamental.

  4. Estou à procura de minha primeira experiência de trabalho após formado. Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa.

  5. Em busca do meu primeiro emprego, desejo atuar em um ambiente que promova o crescimento e ofereça perspectivas de futuro.

O que chama mais a atenção dos recrutadores?

Segundo a mentora de carreira Priscilla Couto, o que mais chama a atenção dos recrutadores é justamente o conteúdo do seu currículo.

Portanto, o ideal é simplificar o currículo para que todas as informações importantes estejam bem dispostas, de forma simples de entender. E ela também dá uma dica de ouro quando falamos em objetivo de currículo:

“Hoje com a Inteligência Artificial (IA), os currículos são selecionados por um sistema específico que busca o currículo certo, através de uma pesquisa booleana de palavras chaves, habilidades, localidade e etc.” diz a especialista. Ou seja, é fundamental que seu currículo esteja realmente personalizado para aquela vaga. 

Dicas para criar o objetivo de currículo

Para criar o seu objetivo do currículo, algumas dicas podem ajudar nessa jornada. Separamos algumas para te ajudar:

Seja específico e não minta

Uma mentira pode não ser detectada de imediato, mas quando for notada, pode te colocar em apuros não somente na empresa que você se candidatou. Muitas empresas possuem contato com outras organizações da mesma área e de áreas paralelas, e sua mentira pode se espalhar pelo setor.

Por isso, nunca minta em um currículo. Ser sincero pode inclusive chamar a atenção do recrutador.

Fuja dos clichês

Um currículo clichê é recebido por um recrutador provavelmente centenas, milhares de vezes. Com isso, seu currículo pode não se destacar dos demais, e pode acabar nem sendo lido pelo recrutador.

Quando falamos em vagas criativas, esse final é certo. Você poderá ser desqualificado se fizer um currículo clichê, uma vez que a empresa busca por um profissional versátil e criativo. Portanto, cuidado.

Cuidado com o português

Outro detalhe extremamente importante na hora de fazer um currículo é se atentar ao português. É normal, ao escrever um currículo às pressas, a existência de pequenos erros de digitação, acentuação e gramática.

Por isso, é de extrema importância que você revise mais de uma vez antes de enviar. Se possível, peça para outra pessoa revisar para você. Assim, você garante que erros não irão passar, e que seu currículo estará impecável ao chegar nas mãos do recrutador.

Atente-se aos detalhes

Assim como o português é um detalhe importante para se manter atento, outros detalhes do seu currículo também merecem atenção.

O formato do currículo deve ser atrativo, as letras não podem ser muito pequenas, as informações devem estar bem dispostas e fáceis de entender, além de ter uma cor que se destaque, mas não confunda na hora de ler. Detalhes pequenos, mas que fazem toda diferença no resultado final do currículo.

Priorize a simplicidade

A simplicidade é a regra da vez quando buscamos montar um currículo perfeito. Um currículo simples evita que os olhares dos recrutadores se percam para detalhes extras. Facilita que a informação importante seja absorvida por ele.

Dessa forma, você aumenta suas chances de conseguir uma entrevista enquanto encanta o recrutador com as informações precisas.

Ter faculdade faz diferença na hora de conseguir emprego

objetivo curriculo ter faculdade faz diferenca na hora conseguir emprego

Ter um curso superior pode fazer toda diferença na hora de conseguir um emprego. A mão de obra qualificada em áreas estratégicas tem estado em falta nos últimos anos. Um curso superior pode te qualificar tanto que é possível até mesmo conseguir emprego antes mesmo de terminar o curso.

Para isso, procure quais cursos mais te agradam e que são mais procurados pelo mercado. Dessa forma você consegue entrar mais rápido no mercado enquanto faz algo que gosta.

Conclusão

O objetivo é uma das partes mais importantes de qualquer currículo. E, por isso, você deve tirar um tempinho para focar nele de forma estratégica e ganhar de vez a atenção do seu recrutador.

Não se esqueça de personalizar de acordo com a vaga desejada e com a empresa aplicada. Dessa forma, você fica ainda mais próximo de conquistar uma vaga.

Com a necessidade do mercado em alta, alguns cursos são altamente procurados pela grande falta de profissionais qualificados. Quer saber quais são eles? Leia agora Cursos superiores mais procurados e suas áreas.

blog ead ucs
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.