Enem

Não entre em pânico! Aprenda a fazer redação para vestibular

Por Redação   | 

 Tag: Enem

Será possível descobrir como fazer uma redação perfeita para o vestibular? Para muitos, essa etapa da prova é a mais desafiadora e que gera mais ansiedade e insegurança, mas não precisa ser assim.

Com a redação, o vestibular visa testar sua capacidade de interpretar o enunciado e seguir o que foi proposto. Além disso, objetiva avaliar seu domínio da língua portuguesa e sua capacidade de apresentar suas ideias de forma clara, conectando-as com coerência.

Certamente, fazer redação para vestibular não é tão simples quanto parece, mas pode se tornar algo mais fácil se você seguir as dicas que apresentamos a seguir. Acompanhe!

1. Leia diariamente

Há muitos anos, a ideia de que ler mais ajuda a escrever melhor é difundida entre as pessoas e apresentada como dica de preparação para a prova de redação para vestibular.

Mais do que simplesmente ler conteúdos variados por aí, porém, é interessante que você dê atenção ao que lê. Leituras rasas, que são encontradas aos montes pela internet, nem sempre são as melhores para ajudar quem busca uma vaga no Ensino Superior.

A melhor escolha são as leituras profundas que são as que desafiam seu cérebro a pensar e, portanto, têm mais chances de acrescentar conhecimentos e ajudar a aprimorar suas habilidades.

2. Pratique a escrita

Uma das respostas mais importantes para quem pergunta como fazer redação é: pratique. É comum que os candidatos resolvam questões das diversas disciplinas como forma de preparação e a ideia é fazer o mesmo com a redação.

Você pode fazer redações por conta própria explorando temas de seu interesse e pode buscar temas que caíram em vestibulares de anos anteriores. A segunda opção é interessante por mostrar a você como é o enunciado, quais as regras que ele apresenta (número mínimo de linhas, gênero textual, etc.).

3. Busque apps de correção de redações

Uma interessante forma de preparação para a etapa da redação para vestibular é poder contar com os comentários de outra pessoa. Nos colégios e cursinhos, é comum que os professores corrijam as redações feitas pelos alunos e apontem erros e possibilidades de melhoria, mas isso não é possível a todos.

Existem aplicativos, como o Escrever Online, que permitem que você envie suas redações e receba revisões de qualidade feitos por pessoas que também estão se preparando para provas de seleção. Assim, você tem relevantes feedbacks que contribuem para mostrar como se aperfeiçoar até o dia da prova.

4. Consulte redações que receberam nota máxima

O Enem ― Exame Nacional do Ensino Médio ― e algumas instituições de Ensino Superior do país compartilham online exemplos de redação para vestibular que receberam nota máxima nas provas.

Consultar esses textos permite que você identifique elementos de sucesso que precisam estar presentes em seu próprio texto. Além disso, ajuda você a treinar seu senso crítico para ser capaz de avaliar seu desempenho por conta própria e se desafiar a melhorar sua escrita a cada dia.

5. Acompanhe o noticiário e desenvolva argumentos

Em muitos casos, a redação para vestibular envolve temas da atualidade e testam a capacidade do candidato em argumentar sobre eles. Dessa forma, é importante que você acompanhe o noticiário e, mais do que isso, que saiba escrever sobre esses assuntos.

Experimente recontar a notícia usando suas próprias palavras e desenvolver argumentos que indiquem seu ponto de vista sobre cada assunto. Esse exercício contribui para que as suas ideias fluam no momento da prova e para que você saiba como fazer uma boa redação, com clareza, coerência e objetividade.

Gostou de nossas dicas para fazer uma boa redação no vestibular? Compartilhe este post nas redes sociais!