EAD

Número de matrículas no EAD cresce 34% no Rio Grande do Sul

Por Redação   | 

 Tag: EAD

Cresceu em 34,2% o número de matrículas de estudantes na modalidade de ensino a distância no Rio Grande do Sul, de 2016 para 2017. Foram mais de 75 mil novos alunos nos cursos EAD das universidades públicas e privadas do estado. No Brasil, o aumento foi de 27% no mesmo período. Já nos cursos presenciais gaúchos, houve uma queda de 4% no número de matrículas.

Os dados foram divulgados em Porto Alegre no último dia 20 de março pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, com base em levantamentos do Governo Federal. Alguns fatores explicam esse crescimento, como as mensalidades mais baixas, a flexibilidade para estudar no melhor horário para o aluno e a oportunidade de se graduar em uma instituição renomada sem precisar se deslocar.

O gerente de produto da Mais Campus, empresa especialista em soluções para instituições de ensino superior na modalidade EAD, Cauê Armene De Moraes, destaca também a crise no financiamento estudantil (FIES) que impossibilitou a entrada de alunos das classes C, D e E nas universidades presenciais. “O mercado de trabalho cada vez mais concorrido obriga o aluno a buscar o ensino superior, e as mensalidades mais baixas do EAD são bastante atrativas para esse público”, comenta.

O público do EAD, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), é composto por pessoas com mais de 25 anos, sendo que 93% trabalha e estuda, 82% depende do transporte público e 97% deles são responsáveis pelo pagamento da própria mensalidade. Para atender esse público, mais de 5 mil novos polos foram abertos em 2017, mas o aluno precisa ficar atento à qualidade da instituição.

Sobre esse assunto, Moraes orienta que se busque as avaliações do MEC e também se a instituição oferece tecnologias e serviços que possibilitem um ensino adequado. “As instituições precisam buscar a excelência nos serviços prestados, visando mais praticidade, qualidade, transparência e suporte adequado durante todo o período que o aluno está matriculado”, ressalta.

No EAD o aluno terá acesso às aulas e disciplinas por meio de uma plataforma online que pode ser acessada de onde e quando quiser. Os materiais ficam disponíveis 24 horas por dia, professores e tutores auxiliam-no através de fóruns, chats e e-mails. Além disso, algumas instituições oferecem toda a estrutura do Campus para que o estudante aproveite de diversas atividades.

Como ingressar no EAD

Na Universidade de Caxias do Sul (UCS) você encontra 88% dos professores com títulos de especialistas, mestres ou doutores e a mesma qualidade reconhecida no ensino presencial, aplicada ao EAD. Com preocupação constante em atualização e a oferta de uma metodologia que ajude o aluno a ter uma formação que abrirá as portas do mercado de trabalho.

Para ingressar, o candidato pode agendar o vestibular no polo e data que preferir. Bolsas de Estudos estão disponíveis no Vestibular Top 50 que premia os melhores desempenhos na prova.

Não é preciso fazer vestibular para ingressar no EAD se você fez o ENEM recentemente, se já tiver um diploma de curso superior ou se está transferindo sua matrícula de outra universidade.