Trabalha com educação? Aposte na produção de material didático

Postado em 14 de jan de 2023
Loading...

Eles podem ser lidos como obras culturais e, quando bem aproveitados pelos professores, são capazes de potencializar a aprendizagem dos estudantes, ajudando na formação de memórias duradouras.

Materiais didáticos são, antes de tudo, resultado de produções criativas e multidisciplinares. Eles pode ter vários formatos, sendo os principais o impresso, o audiovisual e o tecnológico.

Já pensou em atuar nessa área?

Essa é uma alternativa de carreira para pedagogos, professores, designers, redatores, editores e pesquisadores. 

A seguir, você vai conhecer alguns aspectos da produção de materiais didáticos e o que fazer para se profissionalizar na área. Confira:

 

O que são e para que servem os materiais didáticos

Materiais didáticos são produtos pedagógicos que apresentam conteúdos explicativos sobre determinado conhecimento ou assunto.

Eles são usados principalmente em sala de aula e podem ter diversos formatos, desde livros até jogos de computador.

Um material didático é desenvolvido para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tornando a informação mais palpável para o aluno e servindo como um guia para o professor.

A forma mais conhecida do material didático é o livro didático, distribuído nas escolas públicas de educação básica brasileiras pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

O material didático não tem uma limitação de nível escolar, eles podem ser utilizados desde o Ensino Fundamental e Médio até a graduação e pós-graduação.

Livro didático X material didático

Algo importante de fazermos quando estamos falando sobre este assunto é discutir a diferença entre o material didático e o livro didático.

Como vimos acima, o material didático é um conceito geral, a definição de um material de apoio para sala de aula.

Já o livro didático é uma das formas nas quais o material didático pode ser manifestar. Nele, os conteúdos estão dispostos em formato de textos, imagens e exercícios.

A diferença entre meios de ensino e material didático 

O meio de ensino se refere ao formato utilizado para o conteúdo. Por exemplo, um vídeo é um meio, um suporte no qual o conteúdo será apresentado para o aluno.

Já o material didático em si é o conteúdo pensado para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)

No Brasil, as escolas públicas contam com o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que distribui livros de forma gratuita para todas as escolas da rede.

Criado em 1985, o PNLD trouxe algumas inovações para a produção e distribuição de materiais didáticos. A avaliação pedagógica dos livros e a escolha realizada pelo docente são exemplos de mudanças promovidas pelo programa.

Além disso, a aquisição de livros passou a ser feita integralmente com recursos do governo federal, de forma gratuita para as escolas e para os estudantes. O programa passou a abranger todo o território nacional a partir de 1997.

Graças ao programa, todos os anos cerca de 150 milhões de livros didáticos circulam por mais de 140 mil escolas brasileiras e chegam a 40 milhões de estudantes de forma gratuita. Além disso, o PNLD é considerado o segundo maior programa de distribuição de livros do mundo, ficando atrás apenas da China.  

Como é feito um livro didático

Uma edição de um livro didático demora cerca de três anos para ser lançada. Nesse período, o material passa por várias etapas de produção, até estar pronto para impressão, encadernação, venda e distribuição às escolas.

As etapas de produção se relacionam entre si e muitas vezes ocorrem de forma repetida ou simultânea durante o processo de elaboração do material.

Mas tudo começa com o planejamento e a escrita dos conteúdos, que se inicia do zero a cada edição. Confira um resumo das etapas:

  • Planejamento de conteúdo;
  • Escrita dos originais pelos professores autores;
  • Edição; 
  • Ilustração; 
  • Diagramação; 
  • Revisões de texto; 
  • Conferências de resposta;
  • Envio para impressão.

Todo conteúdo abordado nos livros segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento do Ministério da Educação (MEC) que estabelece os conteúdos programáticos do ensino fundamental e médio, além de quando eles devem ser estudados.

Além da BNCC, que é atualizado periodicamente por uma equipe técnica, as editoras também observam outras orientações do MEC para compor o material.

No entanto, quem escolhe as abordagens a serem feitas no livro é a equipe de autores, formada por professores especializados.

Dito isso, é importante ressaltar que os autores não podem emitir suas próprias opiniões ou julgamentos de valor sobre os fatos narrados. Ou seja, é praxe neste gênero de escrita tecer abordagens amplas, agregadoras e pacifistas sobre temas de discordância social, como conflitos políticos e civis.

Porém, a narrativa de livros didáticos, em especial no caso de matérias como Sociologia, Geografia e História, é atravessada pela cultura de quem os escreve.

Nesse sentido, os livros didáticos não são isentos de crítica. Por exemplo, estas obras são comumente criticadas no Brasil e em outros países por narrarem a “história do vencedor”, principalmente no que tange à abordagem sobre relações étnico raciais e opressões sociais que originaram e ainda caracterizam estas sociedades.

Contudo, as críticas e os avanços sociais são importantes no processo de atualização destes livros. Exemplo disso foi a inclusão do tema Cultura Afro-Brasileira na BNCC, a partir da Lei nº 10.639, de 2003.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

As vantagens do material didático para estudantes e professores

A maior vantagem do material didático é auxiliar o aluno nas atividades em sala de aula. Ele ajuda a trazer melhor entendimento sobre a matéria que está sendo estudada e pode ser utilizado como material de consulta em outros momentos.

Nesse sentido, o material didático assume o papel de complementar a aprendizagem.

Utilizar materiais didáticos em sala de aula também traz a união entre a teoria e prática. Isso porque, dependendo do formato escolhido pelo professor e indicado pelo projeto pedagógico, pode estimular a curiosidade e a relação do assunto com exemplos reais.

Também é uma vantagem possibilitar que o aluno exercite sua autonomia e responsabilidade, já que permite uma maior interação do aluno com o conteúdo que está sendo estudado.

🔵Leia também: O que faz uma pedagoga? Conheça áreas de atuação, salário e formação

Como funcionam os materiais didáticos dentro das metodologias ativas

Dentro das metodologias tradicionais de ensino-aprendizagem, o material didático tem papel consolidado há bastante tempo. Nesse caso, se destaca especialmente o livro didático.

Porém, nos últimos anos, novas metodologias têm aparecido em sala de aula. Elas são técnicas que visam a uma maior autonomia e responsabilidade do estudante pelo seu próprio processo de aprendizagem e que colocam o professor no papel de tutor.

As metodologias ativas, como são chamadas, utilizam estratégias que envolvem os alunos em problemas e projetos, além de incorporar a tecnologia e diferentes formatos de mídia no dia a dia da sala de aula.

Dentro desse ambiente inovador, o material didático não se torna obsoleto. Pelo contrário, ele continua sendo uma base muito forte no processo de ensino e aprendizagem, porém o suporte utilizado e a interação do aluno com ele é que é diferente.

Isso significa que as metodologias ativas utilizam materiais didáticos em outros formatos além dos livros e que os alunos não são mais passivos diante do material.

Em vez de apenas ler o livro didático, copiar matérias e fazer exercícios, os alunos também aprendem o conteúdo através de vídeos, música, desafios e jogos, por exemplo.

Exemplos de material didático

Para darmos exemplos de material didático, precisamos falar sobre os formatos que ele pode ter. Os três principais formatos que o material didático pode assumir são:

  • Impresso;
  • Audiovisual;
  • Tecnológico.

É a partir desses formatos que podemos definir o que é um material didático.

Por exemplo, um livro didático, como vimos acima, é o formato físico (ou impresso) do material didático.

Já documentários e vídeos educativos poderiam ser definidos como o formato audiovisual, enquanto as novas tecnologias abordariam jogos de computador educativos, por exemplo.

De acordo com o MEC, os três formatos são utilizados na educação brasileiro, sendo que os materiais didáticos mais recorrentes são:

  • Impresso: livros, álbum seriado, jornais, revistas, folders, cartazes, textos e mapas;
  • Audiovisual: desenhos, gravuras, gráficos, maquetes, ilustrações e histórias em quadrinhos;
  • Tecnológico: internet, datashow, filmes, retroprojetor, slides, quadro, mural e modelos.

Como produzir seu próprio material didático

Como vimos acima, o material didático utilizado em sala de aula pode ter formato impresso, audiovisual e tecnológico, e pode ser encontrado pronto ou produzido pelo professor.

Dentro das metodologias ativas, onde diversos formatos de material didático são utilizados, é comum que o próprio professor seja o produtor e curador do conteúdo.

E para isso, é preciso entender tudo o que envolve produzir materiais didáticos.

Para estar adequado à sala de aula, um material precisa estar de acordo com a BNCC e com a proposta pedagógica da escola. A Base traz diretrizes sobre o currículo escolar e os livros didáticos utilizados. Funciona como uma bússola para a produção de material didático.

Já a proposta pedagógica é um documento desenvolvido pela própria escola que institucionaliza a metodologia de ensino que deve ser seguida pelos professores.

Essa metodologia costuma estar alinhada com os interesses e valores da escola. É comum que a proposta pedagógica seja atualizada, e o material didático revisado, anualmente. 

🔵Leia também: O que é educação especial e inclusiva e como atuar na área

Transforme a produção de materiais didáticos em carreira

A produção de materiais didáticos é um mercado interessante e de fácil acesso para profissionais de diversas áreas, principalmente professores, editores, designers gráficos, ilustradores, redatores e revisores.

No caso dos professores, eles podem atuar na redação dos livros em si, na elaboração de questões ou na equipe de correção e revisão do material.

Para ser contratado por uma editora como autor de livro didático, é preciso comprovar um alto grau de qualificação na área pretendida. Além disso, é uma atividade que demanda tempo e dedicação do professor.

Para além da redação, a cadeia produtiva dos livros didáticos envolve editores, designers, ilustradores e revisores, que atuam, respectivamente, na produção e organização, composição gráfica e diagramação, elaboração de ilustrações e revisões técnicas.

Para se inserir no mercado editorial dos materiais didáticos, um caminho é fazer uma pós-graduação na área. Além de adquirir conhecimentos específicos, o profissional encontra nesse espaço oportunidades de networking e de trabalho.

Onde fazer uma pós em produção de material didático reconhecida pelo MEC

Confira uma lista de universidades e centros universitários que oferecem cursos de pós-graduação em material didático:

Todos os cursos são na modalidade EAD e reconhecidos pelo MEC. Eles são voltados para profissionais da área da Educação, como professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que atuam ou desejam atuar no setor editorial. Também são uma opção para designers, escritores e editores que já atuam no mercado editorial, mas querem se especializar na produção de material didático.

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!