O conceito de Marketing 4.0 tem tudo a ver com o mercado atual.
Afinal, vivemos em um mundo em constante evolução, onde os negócios também se transformam, assim como as estratégias utilizadas.
Quem não compreende ou ignora as mudanças, fatalmente, fica para trás.
Seja você dono de um negócio, gestor ou estudante, a boa notícia é que este artigo traz informações de extrema relevância para a sua atuação.
Isso porque o Marketing 4.0 faz parte da nova era em que vivemos - ainda que o mercado seja, de certo modo, resistente a adotá-lo.
Você sabia que um quarto das empresas brasileiras ignora a revolução digital? Acreditamos que não queira entrar para essa estatística, certo?
E se a sua intenção é fazer sua carreira ou empreendimento decolar, é importante saber como o Marketing 4.0 funciona e como colocá-lo em prática.
Pronto para descobrir?
Avance na leitura!
O que é Marketing 4.0?
Marketing 4.0 é o nome dado por Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, para designar o atual período tecnológico que tem transformado as relações de negócios.
Você já deve ter notado, é claro, que o nosso comportamento enquanto consumidores mudou.
Hoje, pedimos comida, pagamos contas e chamamos transporte, além de outras tarefas, diretamente do nosso celular.
Também estamos mais exigentes e priorizamos as boas experiências.
Apreciar uma refeição bem preparada já não é mais suficiente, por exemplo. A satisfação só é plena se o restaurante for agradável e se o atendimento tiver excelência.
Queremos nos sentir únicos.
Buscamos opções personalizadas e atenção dedicada às nossas necessidades e desejos.
Nesse sentido, as empresas tiveram que se adaptar para atender às nossas vontades e à tecnologia que temos à disposição.
Mas nem sempre foi assim, como vamos relembrar no próximo tópico.
Como o marketing evoluiu até o 4.0?
O marketing acompanha a realidade do mercado e da sociedade.
Por essa razão, em todos esses anos, tivemos abordagens e características diferentes.
Veja só como se deu essa evolução:
Marketing 1.0
Lá no início, o marketing era baseado na comunicação em massa.
Ou seja, as ações e divulgações não consideravam os nichos diferentes de públicos.
Uma única mensagem era disseminada para toda a população.
Além disso, as marcas se preocupavam apenas com a sua capacidade de produção.
Era como se só os interesses dela importassem. E os clientes, por sua vez, forçados a consumir o que era ofertado.
Marketing 2.0
Com o passar dos anos, novas empresas foram surgindo no mercado, com produtos muito similares, o que aumentou a concorrência.
As marcas, dessa forma, tiveram que ajustar as suas estratégias para fortalecerem seus diferenciais.
Só assim poderiam conquistar os consumidores.
Afinal, os clientes passaram a ter mais de uma opção, e a escolha se tornava uma realidade.
Marketing 3.0
Já nesse estágio, os consumidores ganharam voz.
Antes vistos apenas como meros compradores, começaram a ser notados como seres com necessidades e desejos únicos.
Sendo assim, as empresas direcionaram suas ações para que fossem mais personalizadas.
A comunicação também passou a ser mais efetiva, com ideias e posicionamentos defendidos, para que os indivíduos enxergassem também o propósito das marcas.
Marketing 4.0
A diferença entre o Marketing 4.0 do Marketing 3.0 é, em suma, a nova realidade tecnológica.
Embora no estágio anterior a internet já existisse, é neste novo momento que se dá a revolução digital.
Portanto, como dissemos, é o cenário que transformou a forma como agimos.
E, assim, o marketing deve acompanhar essa fase.
Por que é tão importante fazer um planejamento de marketing?
Independentemente do estágio do marketing, o planejamento sempre foi necessário.
Afinal, sem estratégia, não se chega a lugar nenhum.
O planejamento de marketing é fundamental para criar ações e comunicações assertivas e condizentes com o seu público-alvo.
Com ele, é possível identificar quem são os seus consumidores e, claro, reconhecer o que eles esperam da sua marca.
Além disso, o planejamento permite que você tenha amplo conhecimento do mercado no qual atua, sobretudo dos seus concorrentes.
Dessa forma, fica mais fácil saber como se destacar dos demais.
Mas os benefícios não param por aí.
Até as métricas se tornam mais eficazes quando você estabelece planos.
Isso porque, com objetivos e metas claras, você é capaz de definir os resultados que espera alcançar.
E, nesse sentido, pode determinar os indicadores necessários para medir a eficiência da sua atuação.
Como o Marketing 4.0 impacta na sua empresa?
Só de ler o tópico anterior sobre planejamento, já deu para ter uma ideia de como o marketing é fundamental, certo?
Mas, se você quer saber como o Marketing 4.0 pode fazer a diferença para o seu negócio, vamos falar disso agora.
Imagine que a sua empresa tenha um ponto físico. Uma loja de roupas, por exemplo.
Você deve ter alguns clientes já fidelizados, que costumam comprar com frequência, e até mesmo indicam a sua marca para amigos e familiares.
Outros, por sua vez, conhecem o seu comércio porque moram ou trabalham próximo a ele.
Mas, olhando dessa forma, não parece que o seu alcance é limitado?
Saiba que, de fato, ele é.
Por isso que ferramentas digitais são tão imprescindíveis nos dias atuais.
Com um site ou apenas uma página nas redes sociais, por exemplo, você se torna capaz de divulgar a sua empresa e seus produtos para mais pessoas.
E se você cria um e-commerce, então, é provável que consiga vender muito mais.
Além do maior alcance, o Marketing 4.0 promove outras vantagens.
Com as tecnologias, você pode segmentar o seu público-alvo, ou seja, definir grupos de acordo com características e interesses, e se relacionar com eles de maneira personalizada.
Isso, sem dúvida, aumenta as suas chances de alavancar o seu negócio.
Afinal, como aplicar o Marketing 4.0 na prática?
Agora que você já conhece as vantagens do Marketing 4.0, podemos seguir para a parte prática dessa estratégia.
Veja as dicas a seguir!
Construa relações horizontais
Equipare a sua marca a um indivíduo. Isso quer dizer: torne-se mais humano.
Converse como uma pessoa.
Estabeleça tom de voz, demonstre sua personalidade e deixe claro o seu propósito.
Conecte-se verdadeiramente com o seu consumidor.
Entenda que a sua marca não está totalmente sob o seu controle
A confiança exagerada é ainda uma das grandes falhas de gestores.
Inclusive, essa é uma das razões para muitos empresários não se adaptarem à nova realidade.
Há marcas que acreditam que o sucesso é infinito, quando, na verdade, ele não é.
Tenha humildade para reconhecer que o cliente é o centro da sua atuação.
Trabalhe para garantir que ele tenha interesse genuíno em seu produto ou serviço.
Integre o marketing online e o offline
Há algo que chamamos de “omnichannel” no Marketing 4.0. Em português, significa multicanalidade.
Em outras palavras, quer dizer que as suas ações devem ser integradas em todos os canais pelos quais você chega ao cliente.
O consumidor espera a mesma excelência de atendimento em um ambiente físico e no digital.
Então, procure manter o padrão em todos os seus pontos de contato.
Conquiste atenção e confiança com marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito poderosa.
Os consumidores esperam encontrar na marca não só produtos para comprar.
Eles querem ter a certeza da escolha que estão fazendo.
Por isso, pesquisam antes de tomar uma decisão.
Assim, quando você cria conteúdo útil e relevante, você ajuda seus clientes nesse sentido.
E, mais do que isso, demonstra que é autoridade na sua área.
Crie personas
Se você ainda não sabe, personas são uma representação do perfil de clientes ideais do seu negócio.
Em vez de traçar seus consumidores de forma genérica, como “mulheres, de 18 a 25 anos, que trabalham fora”, tente detalhar melhor a jornada de consumo deles.
Ou seja, faça um esforço para compreender não só o que eles procuram, mas também as suas dores.
Assim, você consegue ofertar soluções ideais para os problemas que apresentas.
Monitore resultados
Suas ações precisam sempre ter a efetividade medida.
Só assim você poderá ter a certeza de que está no caminho certo ou, então, de que precisa fazer ajustes na sua estratégia.
Estabeleça metas e, principalmente, indicadores para avaliar se estão sendo cumpridos.
E lembre-se: defina prazos para fazer esse acompanhamento.
Dicas para sua empresa se adaptar ao novo cenário do marketing
Além de todos os passos para colocar o Marketing 4.0 em prática na empresa, separamos mais duas dicas que merecem a sua atenção.
São elas:
Humanize sua marca
Não perca nunca isso de vista.
É comum que, no dia a dia, os processos se tornem automáticos.
Mas, tenha o cuidado de não parecer mecânico, ainda que os robôs possam assumir a responsabilidade por diversas tarefas.
Avalie sempre se a sua marca está sendo humana, com propósitos visíveis e ligações reais com seu público.
Lembre-se de que o conteúdo é o rei
Você sabia que o marketing de conteúdo custa 62% menos do que outras estratégias de marketing e é capaz de gerar retorno 3 vezes maior no número de leads (potenciais clientes)?
Comece a produzir conteúdo o quanto antes.
Levante os assuntos preferidos do seu consumidor e reflita sobre temas que possam ser abordados.
Monte um blog corporativo e estabeleça uma frequência de publicações.
Compartilhe as informações divulgadas também nas suas redes sociais.
Seja útil e atraia seu público.
Como conquistar esse novo consumidor?
Ao ler o artigo até aqui, a resposta para essa pergunta não deve ser surpresa.
Mas, ainda assim, não custa esclarecer, certo?
Estimule os advogados da marca
Identifique quem são os consumidores que defendem a sua marca.
Aqueles que adoram tudo o que você faz e, inclusive, argumentam positivamente quando você é criticado.
Crie ações para estimular esses consumidores.
Eles são excelentes aliados e você, certamente, vai querer que eles estejam sempre ao seu lado.
Caminhe para a transformação digital
Não tem site, nem perfil nas redes sociais? Não conta com um sistema que integre as suas vendas e ajude a realizar o atendimento?
Então, é hora de se mexer e buscar soluções.
Existem muitas ferramentas no mercado, inclusive gratuitas.
Use a tecnologia a seu favor.
E, para incentivar você a procurar opções, aqui vai um dado interessante: 75% das empresas que usam ferramentas digitais faturam mais.
Tipos de Marketing: conheça as principais áreas e suas funções
Existem inúmeros tipos de marketing. Cada um com sua finalidade específica.
Entre eles, destacam-se os seguintes:
- Marketing de conteúdo: consiste em criar conteúdos úteis e relevantes para aproximação do público
- Marketing de relacionamento: tem foco em ações que visam estreitar as relações entre a marca e seus consumidores
- Marketing promocional: promove iniciativas com o intuito de fechar mais vendas, como descontos, promoções e sorteios
- Marketing de performance: é a área responsável por medir o desempenho das campanhas realizadas
- Marketing de afiliados: muito em voga, funciona como uma espécie de parceria entre empresas e pessoas. É o caso do trabalho com influenciadores
- Endomarketing: trabalha o marketing internamente. Afinal, os funcionários também devem fazer parte do público-alvo de qualquer organização.
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Exemplos de empresas que já utilizam Marketing 4.0
Para inspirar você a adotar o Marketing 4.0, veja duas grandes empresas que já utilizam a estratégia e garantem bons resultados com ela.
Netflix
É só seguir a Netflix nas redes sociais para perceber como o relacionamento com seu público é bastante próximo.
A marca criou uma personalidade e deixa isso bem claro no seu tom de voz.
Essa forma de agir é o segredo usado para estabelecer vínculos com seus clientes.
Coca-Cola
Se tem uma marca que sabe se fazer presente na vida das pessoas é a Coca-Cola.
Quando assistir novamente a um comercial da empresa, preste atenção em como ela coloca seus produtos em situações comuns do dia a dia.
Na mesa, durante um almoço de domingo com a família, ou em uma reunião entre amigos.
Sem contar que ela promove algumas ações que dão o que falar, como a vez em que lançou as latinhas personalizadas com os nomes.
Dicas de livros sobre o Marketing 4.0
Antes de terminar, temos mais uma dica.
Se você quer complementar os seus estudos sobre o Marketing 4.0, estas obras não podem ficar de fora:
-
Marketing 4.0 Moving From Traditional to Digital, de Philip Kotler
-
Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital, de Walter Longo
-
Marketing de Conteúdo: a Moeda do Século XXI, de Rafael Vaz.
Conclusão
O Marketing 4.0 está aí e não dá para evitar.
Portanto, se você pretende ter sucesso com o seu negócio, deve adotá-lo em sua estratégia.
Se você ainda não tem a capacidade necessária para implementar ações alinhadas à nova realidade, o ideal é recorrer à qualificação profissional.
Na UCS, você tem acesso ao curso de Marketing ofertado na modalidade a distância.
A grade curricular prepara o profissional para os desafios do mercado atual.
Saiba mais sobre essa e outras formações no site.
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