O que é Marketing 4.0 e como aplicar nos seus negócios

Postado em 24 de jan de 2021
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Você já ouviu falar do Marketing 4.0? Na era do Marketing Digital, das relações virtuais e do relacionamento cada vez mais próximo das empresas com os clientes, o Marketing 4.0 surge como uma forma de conceituar a união de todas essas características.

Aprendemos, com a evolução rápida desse mercado, que o Marketing também evolui juntamente com as formas de consumo, o surgimento de novas tecnologias e ferramentas digitais, e com o aprimoramento da linguagem humana.

Enquanto antigamente, o consumo era pautado pelo físico, hoje em dia, o consumo vem se tornando cada vez mais digital. E cabe ao mercado se adaptar e fazer o consumidor ficar ainda mais próximo das empresas.

Então, é exatamente aí que o Marketing 4.0 entra! Mas, para entendê-lo, é necessário voltar um pouquinho em conceitos históricos, como as outras era do Marketing, e até mesmo no criador destes conceitos.

Então continue lendo aqui pra entender tudinho!

Aqui você vai ver:

 

O que é Marketing 4.0?

O Marketing 4.0, também conhecido como 4ª era do Marketing, é um novo conceito que teoriza a junção do Marketing Tradicional com o Marketing Digital.

Segundo o “papa” do Marketing, Philip Kotler, o Marketing Tradicional ainda continuará forte no mercado, mas agora, com a presença ainda maior do Marketing Digital. Unir as duas vertentes em uma comunicação integrada será a chave para uma boa estratégia.

O Marketing Tradicional costumava ser focado na TV, no rádio e na mídia impressa. Com a revolução tecnológica, a internet começou a ganhar espaço na publicidade, e um novo modelo de Marketing surgiu: o Marketing Digital.

E o Marketing Digital não parou de crescer. Hoje, em meio a novas redes sociais, ampliação nas formas de comunicação e uma quantidade muito maior de informações disponíveis para o consumidor, os desafios do profissional de Marketing se tornam ainda maiores.

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Conheça Philip Kotler

phillip-kotlerPhillip Kotler teorizou sobre o Marketing 4.0. Divulgação.

Quando entramos no tema Marketing, é quase impossível não citar ou ao menos lembrar o nome de Philip Kotler. Isso acontece pois ele é conhecido como o maior especialista de Marketing do mundo, sendo responsável por diversas teorias e estratégias importantes, que são amplamente utilizadas nesse mercado.

Kotler é formado em Economia, e conta com PhD na área, além de dois pós-doutorados, um em Matemática e outro em Ciências Comportamentais.

Ele é tão conhecido no Marketing porque é autor do que conhecemos como a primeira “bíblia” da área, o livro Administração de Marketing, que deu origem à primeira era do Marketing, o Marketing 1.0.

Com isso, ele deu uma alta importância à área, pois, antes de Kotler, o Marketing não era tão valorizado nas empresas e organizações.

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Evolução do Marketing: do 1.0 ao 4.0

Em um contexto evolutivo, o Marketing também precisou passar por uma série de adaptações. Se pararmos para visualizar como era o consumo 50, 100 anos atrás, teremos um grande choque de gerações.

E nem é necessário ir tão longe assim. Se voltarmos no tempo 10 ou 20 anos, a sociedade como um todo vivia uma realidade completamente diferente da que vivemos hoje, com costumes e hábitos únicos para a época.

Portanto, de lá pra cá, com as mudanças no comportamento, no consumo, nas preferências e nas formas de comunicação, o Marketing foi se adaptando para não se tornar obsoleto.

E com esse fenômeno de adaptação, surgiram as eras do Marketing. Veja a seguir um pouco de como foi cada um desses períodos.

Marketing 1.0

A primeira era do Marketing, ou Marketing 1.0, aconteceu no início da revolução industrial, e ganhou ainda mais força com o surgimento do Fordismo.

O foco dessa fase foi o produto, a produção em massa, a padronização do consumo. Uma frase de Henry Ford que pode definir bastante o que foi essa era é a famosa: “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.

Dessa forma, o foco era sempre produzir mais produtos de forma rápida e fácil para vender cada vez mais. O poder de personalização era baixo em detrimento da produção otimizada.

Era uma realidade bastante diferente da que vivemos hoje, por ser inteiramente focada no produto e na produção.

Marketing 2.0

O Marketing 2.0, ou segunda era do Marketing, foi quando as ações começaram a focar no consumidor, e o cenário começa a se aproximar um pouco do que vivemos hoje.

A informação já começa a ser mais difundida, e a comunicação começa a surgir como mais uma forma de fazer Marketing. Com isso, o consumidor inicia uma jornada de compra que passa inicialmente pelo fluxo de informações.

Isso começa a mudar a forma de consumo, criando públicos mais atentos e menos impressionáveis. As ações devem ser agora para conquistar esse consumidor mais informado do que nunca!

A frase “o consumidor é rei” começa a fazer sentido nesta fase do Marketing. Os comércios e empresas começam a se atentar mais para a comunicação e desenvolvem esforços para conquistar esse consumidor exigente.

Marketing 3.0

Se a segunda era do Marketing começou a notar o consumidor como ser informado e exigente, a terceira era passa pela humanização desse consumidor.

No Marketing 3.0, que já é um conceito bastante recente, o foco é não somente em oferecer produtos e conquistar o cliente, mas sim evoluir esse pensamento e passar a oferecer a solução de problemas.

Esse modelo também passa pela experiência. O consumidor não deseja mais apenas ser conquistado, ele deseja ter uma experiência única com a marca ou empresa, e, com isso, se conectar de forma genuína.

Nessa era, o consumo se tornou mais humano, o que obrigou as empresas a se tornarem também mais humanas, passando pela criação de um tom de voz, uma missão, uma visão, e valores que se conectem com o consumidor.

Marketing 4.0

O Marketing 4.0, a era em que vivemos, trouxe consigo conceitos fortes do Marketing 3.0, porém em uma realidade muito mais complexa e conectada, onde o Marketing Digital já ultrapassou os esforços do Marketing Tradicional.

Nessa era, temos uma quantidade de dados que nunca vimos antes, e isso faz com que os esforços para chegar até o cliente possam ser muito mais assertivos e diretos.

O desafio dessa era é criar uma comunicação integrada, que mantenha a linguagem alinhada entre Marketing Digital e Tradicional. Tudo isso se conectando de forma genuína com o consumidor, enxergando-o como um ser humano, não apenas como uma peça do mercado.

Dessa forma, cria-se um Marketing que leva em conta a sustentabilidade, as relações digitais e as experiências de valor para o cliente, se pautando na ética para construção de uma estratégia eficiente.

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Quais as mudanças que fizeram surgir o marketing 4.0?

Se, há alguns anos, a televisão e a rádio dominavam os investimentos em marketing, hoje, os meios de comunicação principais são outros. Além disso, a forma de fazer negócios também mudou.

Será que você conhece eles? Veja a seguir:

Google

O Google é o principal buscador na internet.

Para se ter uma ideia da dimensão, em 2019, a média de pesquisas feitas em um único dia foi de 3,5 bilhões.

Os usuários utilizam o meio para esclarecer dúvidas a respeito de assuntos diversos, encontrar serviços e produtos, comparar preços e muito mais.

Com isso, não demorou para o Google chamar a atenção dos profissionais de marketing. Afinal, há muito potencial para se comunicar com o público nesse canal.

Assim, hoje, existem duas estratégias principais de marketing no Google. São elas:

  • SEO (Search Engine Optimization): é um conjunto de regras que deve ser seguido para que o buscador classifique, organicamente (ou seja, sem custo), o site ou blog de uma empresa entre os primeiros resultados. 
  • SEM (Search Engine Marketing): são anúncios pagos, que funcionam como uma espécie de leilão, para que o site da empresa seja apresentado logo no topo de resultados das pesquisas correspondentes.

Redes Sociais

Hoje, é difícil conhecer alguém que não tenha um perfil nas redes sociais. 

No Brasil, as mais conhecidas são Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.

E como as empresas devem acompanhar seu público, elas também precisam marcar presença nessas mídias. 

As estratégias em redes sociais são parecidas com aquelas que listamos para o Google.

Ou seja, as marcas podem oferecer conteúdo e interagir em seus perfis corporativos, assim como podem publicar anúncios e levar a mensagem mesmo para aqueles que não são seus seguidores.

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Negócios Digitais

As novas tecnologias não se limitaram apenas à ampliação dos canais, como as redes sociais e o Google.

Na verdade. elas deram origem a diferentes tipos de negócios. 

Os e-commerces (ou lojas virtuais), por exemplo, fazem parte dos modelos digitais.

As vendas na internet crescem 12,5% ao ano. É um mercado promissor.

Também entram nessa categoria as empresas que utilizam a internet como meio para oferecer os serviços, como os aplicativos Uber e Airbnb.

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Por que entender Marketing 4.0?

Muito mais do que aprender sobre o Marketing 4.0, é ideal entender o impacto dessa era, não somente dentro da área de Marketing, como também nas áreas paralelas e na sociedade como um todo.

O Marketing 4.0 começou a incorporar táticas e informações que podem ser extremamente úteis em diversos casos, até mesmo no nosso dia a dia, nas nossas relações e no nosso sucesso profissional.

Quando você faz algum contato importante com alguém através de networking, quando você envia um currículo, quando você pesquisa algum produto para comprar e até mesmo quando você segue alguém relevante em uma rede social, você indiretamente contribui para estratégias de Marketing 4.0.

Por isso, entender sobre essa era do Marketing pode te ajudar na sua cadeia de consumo, seja vendendo suas habilidades para um possível empregador, ficando mais próximo de um novo emprego, ou agindo diretamente como consumidor.

Características do Marketing 4.0

A 4ª era do Marketing trouxe reflexões importantes sobre as novas características de consumo e do consumidor.

Dentre algumas dessas características, podemos citar a rapidez com que as compras e transações são feitas. O consumidor tem cada vez menos tempo disponível, cada vez mais facilidades e mais distrações. Por isso, muitas compras são engatilhadas por micro momentos de consumo.

Além disso, uma característica importante é o foco na experiência do consumidor. Esse fator já tinha sido trazido o Marketing 3.0, e se torna ainda mais presente na 4ª era.

Também podemos citar a enorme quantidade de dados disponíveis, a possibilidade de usar vários canais para atrair e fidelizar o cliente, o grande e rápido fluxo de informações, e a gamificação como nova tendência de fidelização.

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Como o marketing 4.0 impacta na sua empresa?

O marketing 4.0 é capaz de proporcionar uma série de vantagens para qualquer negócio.

Com o uso dos canais digitais, a sua marca pode atingir um público muito maior. Afinal, eles têm ampla cobertura. 

Você não precisa se restringir apenas à sua clientela local. É possível impactar outros consumidores.

Além dessa capilaridade, há o benefício de segmentar o público-alvo. Assim, você pode definir os perfis compatíveis com seus produtos e serviços para se comunicar diretamente com eles.

A personalização é uma ferramenta muito eficiente para os negócios e, evidentemente, é um diferencial para os clientes.

Como aplicar o marketing 4.0 na prática?

Transformar o seu negócio e adotar o marketing 4.0 requer algumas iniciativas. 

Veja, agora, um passo a passo de como fazer isso:

  • 1º passo: faça uma avaliação da sua empresa, considerando seus pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças ao seu negócio. Você pode utilizar a metodologia SWOT para apoiar esse exercício
  • 2º passo: depois de reconhecer todas as suas características, é hora de rever seu posicionamento estratégico. Quais são seus objetivos de negócio?
  • 3º passo: ficou claro aonde você quer chegar? Então, agora, reflita sobre o seu público-alvo. Descubra quem são os seus clientes e o que eles esperam da sua empresa
  • 4º passo: ao identificar o perfil do seu consumidor, fica mais fácil saber onde encontrá-lo. Quais são os canais mais utilizados por ele? 
  • 5º passo: após definir os canais, é hora de pensar nos formatos de ações e comunicações. Afinal, eles devem estar alinhados ao local de veiculação. Cada rede social, por exemplo, tem suas próprias características
  • 6º passo: pense em conteúdos úteis e relevantes para os seus clientes, e adapte-os aos formatos e canais já determinados
  • 7º passo: acompanhe os resultados de suas estratégias. Só assim, você será capaz de avaliar se elas tão dando certo ou se precisam de melhorias.

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Como sua empresa pode se adaptar ao Marketing 4.0

A sua empresa ainda não está alinhada à nova realidade do marketing? 

Isso é ruim, mas ainda dá tempo de rever essa estratégia.

Vamos a algumas dicas para ajudar você a transformar ações e resultados.

Integre o marketing online e o offline

Há algo que chamamos de “omnichannel” no Marketing 4.0. Em português, significa multicanalidade.

Em outras palavras, quer dizer que as suas ações devem ser integradas em todos os canais pelos quais você chega ao cliente.

O consumidor espera a mesma excelência de atendimento em um ambiente físico e no digital.

Então, procure manter o padrão em todos os seus pontos de contato.

Humanize sua marca

É importante trabalhar a sua marca como se ela fosse uma pessoa. Ou seja, com ideais, valores e crenças.

Faça uma reflexão e crie uma personalidade para ela, estabelecendo um tom de voz adequado (ela será divertida ou séria, por exemplo?).

Lembre-se de que o conteúdo é o rei

Levante os temas favoritos do seu consumidor e pense em pautas que podem ser trabalhadas. 

A partir daí, comece a produzir conteúdo. 

É importante que ele seja útil e relevante, e apropriado ao mercado em que a sua empresa está inserida.

Crie personas

A melhor forma de criar ações e estratégias para o seu público é conhecê-lo.

As personas funcionam como uma espécie de perfil do cliente ideal do seu negócio. 

Você deve identificar detalhes sobre o consumidor, como suas necessidades e desejos, seus hobbies e interesses.

Assim, poderá direcionar seus esforços de maneira assertiva.

Estimule os advogados da marca

Os advogados de marca são aqueles clientes que gostam tanto do que oferece que entrariam em uma briga por você.

Eles são tão fiéis aos seus produtos e serviços que costumam defendê-los quando uma crítica ou reclamação é feita.

Ter esses clientes ao seu lado é muito importante. Por isso, procure reconhecê-los e estimulá-los.

Automatize o marketing

Com tantas ferramentas no mercado, por que perder tempo com processos manuais, não é mesmo?

Deixe as máquinas trabalharem por você. 

Busque instrumentos que possam facilitar o trabalho. Assim, você terá mais tempo para pensar de forma estratégica. 

Monitore resultados

De nada adianta investir em marketing e não acompanhar o andamento do processo. 

Fique atento aos resultados e estabeleça metas e indicadores. 

Dessa forma, fica mais fácil avaliar se tudo está dentro do esperado.

Entenda que a sua marca não está totalmente sob o seu controle

A confiança exagerada é ainda uma das grandes falhas de gestores. Inclusive, essa é uma das razões para muitos empresários não se adaptarem à nova realidade.

Há marcas que acreditam que o sucesso é infinito, quando, na verdade, ele não é.

Tenha humildade para reconhecer que o cliente é o centro da sua atuação. Trabalhe para garantir que ele tenha interesse genuíno em seu produto ou serviço.

Tipos de Marketing: conheça as principais áreas e suas funções

Existem inúmeros tipos de marketing. Cada um com sua finalidade específica. Entre eles, destacam-se os seguintes:

  • Marketing de conteúdo: consiste em criar conteúdos úteis e relevantes para aproximação do público;
  • Marketing de relacionamento: tem foco em ações que visam estreitar as relações entre a marca e seus consumidores;
  • Marketing promocional: promove iniciativas com o intuito de fechar mais vendas, como descontos, promoções e sorteios;
  • Marketing de performance: é a área responsável por medir o desempenho das campanhas realizadas;
  • Marketing de afiliados: muito em voga, funciona como uma espécie de parceria entre empresas e pessoas. É o caso do trabalho com influenciadores;
  • Endomarketing: trabalha o marketing internamente. Afinal, os funcionários também devem fazer.

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Conclusão

Agora que você já conhece tudo sobre as eras do Marketing e do Marketing 4.0, já pode começar a entender um pouco mais dos mecanismos que levam as pessoas ao consumo, observando ao seu redor o quanto essas características estão presentes.

Além disso, esse entendimento do Marketing 4.0 também pode te ajudar nas suas relações de consumo, seja fazendo com que as pessoas se interessem pelo que você tem a oferecer, ou ficando mais atento em como você age como consumidor na sociedade.

Esse conhecimento pode contribuir positivamente para as suas relações e para o seu crescimento pessoal e profissional!

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

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