Cursos de pós-graduação EAD

Logística farmacêutica: o que você precisa saber para atuar na área

Por BLOG DO EAD UCS   | 

 Tag: Cursos de pós-graduação EAD

Você sabe o que é e como funciona a área de logística farmacêutica? Pois neste artigo, nós vamos falar sobre ela. 

A logística farmacêutica é responsável pelo transporte e distribuição de produtos farmacêuticos, sendo um processo essencial que liga a fabricação ao usuário final. 

Neste artigo, vamos conversar sobre o que é a logística farmacêutica, quais são as tendências e o que você encontra em uma pós-graduação na área. 

Você vai conferir: 

O que é logística farmacêutica? 
Os desafios da logística farmacêutica no século 21 
O que esperar do futuro da logística farmacêutica? 
O que se espera do profissional da área? 
Conclusão 

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é logística farmacêutica? 

A logística farmacêutica faz referência à função de planejamento, implementação e controle de fluxos de distribuição, controle de informação, etapas de armazenamento e transporte e custos de produtos farmacêuticos. 

Dentro dessa função ainda está garantir que o produto vá do fabricante ao fornecimento para o usuário final com integridade e segurança. 

Como os produtos farmacêuticos precisam de condições especiais de armazenagem, esta é uma função mais específica, que precisa se ater a um controle rigoroso. 

No nosso país, esse controle rigoroso é feito por órgãos de vigilância sanitária das três esferas: municipal, federal e estadual. 

Esses órgãos são os responsáveis por averiguar desde a produção de medicamentos até a comercialização do produto. 

Por isso, é preciso que profissionais da área de logística farmacêutica estejam preparados para atuar em todas as etapas da distribuição, usando de conhecimentos específicos para lidar com as exigências dos processos logísticos no dia a dia. 

Isso nos leva a entender que para atuar como profissional de logística farmacêutica, é preciso estar qualificado e habilitado. 

Ter essa formação garante que os riscos sejam minimizados. 

Processos da logística farmacêutica 

Como dissemos, a logística farmacêutica é a etapa de transporte e distribuição de produtos farmacêuticos. 

Dentro dela, existem dois importantes processos: 

  • Atualização e gerenciamento de estoque 

Um processo essencial dentro da área é manter os estoques de produtos farmacêuticos sempre atualizados. 

Nesse sentido, é ideal utilizar sistemas automatizados integrados entre os estoques que ajudem a entender o padrão de movimentação desses itens. 

Já nos centros de distribuição, é preciso garantir que a atuação na separação, saída de mercadorias e o recebimento delas seja feito de forma eficiente e, também, sem comprometer o produto. 

Ter um bom gerenciamento de estoque e um processo de saída e recebimento eficientes ajuda a atender as necessidades de fornecimento de medicamentos, assim como também a se adequar a um mercado em oscilação. 

  • Acompanhamento da mercadoria 

Como dissemos acima, o cuidado para não danificar um produto no transporte é parte essencial do trabalho de logística farmacêutica. 

Por isso, esse segundo processo tem uma importância tão grande. 

É preciso acompanhar a carga que está sendo transportada e isso pode ser feito por monitoramento tecnológico, utilizando equipamentos que fornecem dados sobre as condições da mercadoria e sua localização. 

Tomar esse cuidado ajuda a manter a integridade dos produtos farmacêuticos, agilidade na resolução de qualquer problema, entrega dentro do prazo e, inclusive, ajuda a evitar o roubo de carga. 

A importância da logística farmacêutica para profissionais da saúde e pacientes 

De maneira geral, a logística tem como importância fazer a ponte entre o fabricante e o cliente, podendo até se tornar um fator de vantagem competitiva para a empresa e uma conveniência para o cliente. 

E quando falamos sobre a logística farmacêutica em específico, a importância se torna maior ainda porque o assunto são produtos farmacêuticos, que exigem um cuidado extra com segurança e prazos. 

Os desafios da logística farmacêutica no século 21 

As exigências para a área de logística farmacêutica são várias. Colocar uma operação em prática exige alto investimento inicial e uma infraestrutura específica, além de sistemas robustos de controle. 

Tanto a empresa quanto seus colaboradores também precisam se adequar às exigências em questão de certificações e formação. 

Existem alguns desafios específicos enfrentados pela logística farmacêutica, que vamos citar abaixo: 

  • Ter padrões de qualidade controlados e atender aos certificados e licenças; 
  • Manter áreas higienizadas que atendam aos procedimentos e normas da indústria; 
  • Ter áreas climatizadas para acondicionar produtos que necessitem de condições específicas, como medicamentos que precisam ser refrigerados e, também, as vacinas; 
  • Construir uma frota com veículos que contenham rastreamento 24 horas e controle e monitoramento de temperatura; 
  • Definir um plano de gerenciamento de risco; 
  • Manter áreas segregadas para produtos de natureza controlada; 
  • Adotar sistemas de gerenciamento para armazéns e centros de distribuição, além de equipamentos para monitorar a movimentação dos produtos farmacêuticos. 

Além disso, existem também alguns complicadores gerais para a atuação da logística no Brasil, como nossa extensão geográfica, áreas de difícil acesso, concentração de indústrias em regiões específicas, infraestrutura e clima.

logística farmacêutica - o que você precisa saber para atuar na área

O que esperar do futuro da logística farmacêutica? 

A logística em geral já vinha sofrendo diversas modificações por conta da inclusão de tecnologia em seus processos, sendo esta a principal tendência da área. 

Porém, especialmente por conta da pandemia de Covid-19, a logística farmacêutica ganhou bastante destaque e foi bastante agitado. 

O uso da tecnologia para auxiliar no monitoramento de cargas, roteirização otimizada e no controle de estoque continua sendo uma tendência forte, assim como a automação de processos repetitivos. 

Mas podemos contar com algumas outras tendências para a área, como: 

  • Mesmo já sendo algo exigido pelo caráter da operação logística, a comprovação digital em tempo real é uma tendência por conta do formato. É esperado que logo se possa realizar a comprovação pelo celular do cliente, sem contato com o fornecedor, em todas as entregas. 
  • Devido à necessidade de um transporte especializado ter sido notada durante a pandemia de Covid-19, uma grande tendência é que surjam cada vez mais empresas de logística especializadas na entrega de produtos farmacêuticos. 

O que se espera do profissional da área? 

Assim como os demais setores do mercado, a logística vem se transformando em um ritmo acelerado por conta da inclusão de tecnologia. 

As mudanças não são apenas sentidas no uso de softwares de rastreamento ou gerenciamento de estoque, mas também no melhoramento de processos, na regulamentação, na armazenagem e no próprio transporte. 

E devido a essas mudanças, é necessário contar com um profissional que esteja preparado. 

A área precisa de um profissional capaz de dominar as habilidades técnicas de liderança e gerenciamento, além de obter bons resultados.

É preciso garantir a qualidade e atender à legislação específica, prezando pelas boas práticas da área. 

Torne-se um especialista em Logística Farmacêutica 

E para se tornar um profissional preparado para lidar com a logística farmacêutica, buscar uma qualificação específica é uma boa alternativa. 

Por isso, queremos convidar você a conhecer a Especialização em Logística Farmacêutica EAD oferecida pela UCS.  

A Pós +Carreira EAD UCS em Logística Farmacêutica fornece as habilidades básicas para gerenciamento e logística da cadeia de suprimentos. 

Você aprenderá como desenvolver e aplicar ferramentas analíticas, abordagens e técnicas usadas no projeto e operação de sistemas de logística e cadeias de suprimentos integradas, com ênfase em onde e como ferramentas específicas podem ser usadas para melhorar o desempenho geral e reduzir o custo total de uma cadeia de suprimentos. 

O curso é indicado a profissionais da área farmacêutica, desde administradores de farmácias até profissionais dedicados à logística em setores de Saúde. 

Além disso, é uma oportunidade importante para estudantes de Farmácia que pretendem futuramente ampliar o conhecimento na área. 

Na Pós +Carreira EAD UCS, você tem uma vivência muito mais próxima do mercado de trabalho e da excelência. 

Isso porque você recebe acompanhamento de carreira e conquista um certificado intermediário a cada três meses de curso, acrescentando mais linhas ao seu currículo.

Os certificados intermediários de extensão que você receberá durante o curso são estes:   

  • Gestão Organizacional 
  • Gestão Estratégica 
  • Gestão Integrada em Saúde 
  • Logística Direta e Reversa em Medicamentos 

E ao final, você recebe o diploma de Especialização em Logística Farmacêutica 360h. Conheça a Pós +Carreira EAD UCS em Logística Farmacêutica neste link. 

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Conclusão 

Esperamos que ao chegar ao final deste conteúdo, você tenha entendido como funciona a logística farmacêutica e por que ela pode ser uma boa opção para você. 

Leia também: