O que são insights e como estimular o surgimento

Postado em 3 de ago de 2021
Loading...

Sabe aquelas situações em que ficamos um bom tempo tentando encontrar uma explicação e, do nada, ela aparece?

Esse momento é chamado de insight, tão comum em nossas vidas que ouvimos com frequência em reuniões de trabalho. Mas, nós refletimos pouco sobre o seu significado.

Você saberia dizer com certeza qual é o conceito de insight? É o que você vai ver por aqui.

Confira:

 

O conceito de insight

De uma forma geral, a palavra “insight” é usada pelas pessoas para se referir a uma compreensão interna e súbita de algo que estaria oculto. É o momento em que tomamos consciência de algo, como em uma epifania.

Se você procurar o termo em algum dicionário de inglês, vai encontrar esse conceito de insight: “capacidade de entender verdades escondidas, especialmente de caráter ou situação; ato ou resultado de alcançar a íntima ou oculta natureza das coisas ou de perceber de forma intuitiva.”

As origens etimológicas também ajudam a entender o conceito. Em países de língua inglesa, “insight” é usado para traduzir as palavras alemãs “einsicht” e “einblick”:

  • Die einsicht: percepção que envolve uma conexão complicada; processo de enxergar algo por dentro.
  • Der einblick: primeira impressão de uma nova atividade ou área; leitura de documentos importantes; enxergar algo dentro de um espaço físico.

A Psicologia também explora o conceito e traz reflexões importantes sobre a definição. O teórico da Gestalt, Wolfgang Köhler (1887-1967), define o insight como “a percepção da forma de resolver um problema”. Essa percepção independeria da aprendizagem, sendo experimentada nos campos da emoção e da motivação.

A Filosofia tem uma definição semelhante: um insight seria uma visão súbita, uma iluminação, uma intuição que possibilita a resolução imediata de problemas.

🔵 Leia mais: O que é Marketing 4.0 e como aplicar nos seus negócios

Os tipos de insights

A Psicologia distingue 3 tipos de insights:

  1. Insight emocional: momento de compreensão e consciência em relação à comportamentos pessoais;
  2. Insight intelectual: momento de compreensão de algo de forma racional, sem envolver um saber emocional ou operacional;
  3. Insight estrutural: momento de compreensão a partir da união de estruturas, de operações.
🔵 Leia mais: Os 19 melhores cursos de pós-graduação em marketing para sua carreira

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!


Como reconhecer um momento de insight

De forma geral, um insight tem as seguintes características: 

  • Boa parte do processo cognitivo acontece de forma inconsciente;
  • Se manifesta de forma repentina;
  • Proporciona a compreensão de uma situação ou problema não resolvido;
  • Traz novas perspectivas sobre uma situação ou problema;
  • Causa uma reação emocional, como empolgação ou satisfação;
  • Sensação de elevação do nível de consciência ou de compreensão em determinada situação;
  • Gera oportunidades de desenvolvimento de novas ideias.
🔵 Leia mais: 12 áreas do marketing em que você pode seguir carreira

O que você pode fazer para ter mais insights

Apesar de acontecerem de forma inconsciente, é possível estimular a geração de insights no seu dia a dia com algumas práticas simples.

1. Pratique a observação

Adquira o hábito de observar o mundo ao seu redor. Preste atenção na postura das pessoas, nos detalhes do ambiente do escritório, nos prédios que estão no seu percurso... Tudo isso contribui na construção de um repertório de informações que, mais pra frente, pode inspirar novas ideias.

🔵 Leia mais: Entenda a diferença entre inbound e outbound marketing

2. Tente realizar as atividades do trabalho de uma maneira diferente

Experimentar algo novo é uma ótima forma de gerar insights, por ser um estímulo cognitivo e ainda aumentar o seu repertório.

Faça as tarefas de trabalho de uma maneira diferente. Será que é possível otimizar os processos? E que tal se voluntariar para realizar uma função nova?

Isso também vale para as tarefas de casa, como aprender uma nova receita ou testar um novo produto de limpeza.

🔵 Leia mais: Branding: o que é, importância, estratégias e cursos

3. Informe-se sobre os mais diferentes assuntos

Vídeos do YouTube, podcasts, séries, filmes, portais de notícia, perfis do Instagram...

Todos esses produtos digitais possibilitam ter contato com os mais diferentes assuntos, como política, economia, entretenimento, tecnologia, ciência...

Ter uma base sobre esses temas contribui para a geração de insights.

4. Reserve períodos da semana para não fazer nada

O ócio é essencial para os insights, afinal, a ideia para resolver um problema geralmente aparece quando você tirou o foco dele.

5. Tenha à mão um caderno para anotar ideias

No meio da noite surgiu um insight? Anote-o imediatamente para não o esquecer no dia seguinte.

Você pode fazer as anotações em um caderno ou no seu celular, use o suporte com o qual se sente mais confortável.

6. Busque conhecimento

Já falamos no primeiro ponto que construir um repertório de informações facilita o aparecimento de insights.

Essa construção é feita no dia a dia, com leituras, palestras, cursos e contato com pessoas de diferentes origens.

Mas, se você quiser um conhecimento mais aprofundado nesse campo que envolve criatividade e inovação, estudar Marketing pode ser uma ótima aposta para você.

Confira mais informações sobre o curso aqui!

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!