Gestor de Investimentos: o que faz, salários e como atuar na área

Postado em 4 de mai de 2023
Loading...

O mercado financeiro e de investimentos cresceu muito nos últimos anos no Brasil. E com isso, surgiu a necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham nesta área.

Hoje, gestores de investimentos são profissionais com amplo mercado de atuação. São eles que gerenciam os recursos de terceiros visando à potencialização de sua rentabilidade.

Esse gerenciamento pode ser feito por administradores, contadores, economistas, gestores, investidores com Ensino Superior e demais entusiastas na área de finanças e investimentos.

Quem sabe não está aí uma nova profissão para você? Descubra as oportunidades de se trabalhar como gestora ou gestor de investimentos:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

A função do gestor de investimentos

O gestor de investimentos é o profissional que tem como função principal fazer o gerenciamento do patrimônio de um fundo de investimentos. A ideia é que ele obtenha rendimentos positivos, fazendo com que o patrimônio que está sob sua responsabilidade possa crescer a partir de suas decisões.

O gestor de investimentos também é conhecido como gestor de fundos, gestor de ativos ou, em inglês, "asset manager".

Essa é uma área que tem ganhado cada vez mais destaque dentro do contexto organizacional. É o gestor que decide quais serão os investimentos feitos e quais uma empresa deve evitar, sempre com o objetivo de fazer o patrimônio crescer. 

O que faz um gestor de investimentos?

O profissional de gestão de investimentos é quem analisa como estão as finanças da empresa, além de buscar quais são as melhores alternativas de investimentos do mercado.  

Dentre esses investimentos, os mais comuns são:

  • Ações;
  • Títulos de Renda Fixa;
  • Imóveis;
  • Commodities;
  • Fundos de investimento.

O gestor de investimentos tem o poder de decidir o que comprar ou vender e quando isso deve ser feito, respeitando a política do fundo em que atuam, ou do cliente.

As decisões sempre são tomadas a partir de tendências e indicativos do mercado financeiro. Geralmente, as oportunidades chegam ao gestor de investimentos por meio de analistas, e cabe a ele identificar onde estão as melhores oportunidades para seus clientes.

A atuação do gestor também depende do perfil do cliente, se ele é ousado, que pode ter ganhos maiores e mais rápidos na mesma proporção que possíveis perdas. Em contrapartida, o cliente com perfil mais conservador prefere investir de maneira contida, evitando grandes prejuízos.

🔵Leia também: O que é economia criativa e como trabalhar na área

O gestor de investimentos tem liberdade, porém controlada

Isso porque os fundos podem utilizar modelos diferentes de administração, optando pelos regimes passivo ou ativo.

No caso de uma administração passiva, o objetivo principal é replicar o desempenho (em rentabilidade) de um determinado índice. O gestor não possui autonomia para realizar escolhas livremente, tendo que ficar atrelados majoritariamente à compra de ativos que compõem a referência adotada (como o Ibovespa e o Idiv).

Já na administração ativa, o gestor tem mais autonomia. Isso porque ele não tem um referencial a seguir - a não ser, é claro, pelas características primárias do fundo (como ser ligado à renda fixa ou ao mercado de ações, por exemplo).

Importância da Gestão de Investimentos para o Mercado

O mercado financeiro depende da atuação dos gestores, pois eles ajudam nas movimentações. A necessidade de fazer com que o patrimônio gerenciado de um cliente cresça faz com que o mercado esteja constantemente aquecido.

Como são pagos de maneira comissionada, os gestores de investimento costumam ter uma rotina bastante agitada, com diversos tipos de negociações acontecendo.

O salário de um gestor de investimentos

O mercado financeiro atrai cada dia mais pessoas que queiram atuar na área. Uma das razões é a remuneração acima da média. Com bons salários e oportunidades de desenvolver planos de carreira, o setor é muito disputado.

Uma reportagem da revista InfoMoney aponta que é possível ganhar até R$ 35 mil mensais como gestor.

Claro que essas remunerações são para gestores de carteiras grandes, com muita experiência profissional. A média salarial para o gestor de investimentos no Brasil é de R$ 7.895,11, de acordo com levantamento do site Salário.com.br realizado entre março de 2022 e março de 2023.

🔵Leia também: Procura-se analista de sustentabilidade. Aproveite essa oportunidade!

O que é preciso para ser gestor de investimentos

O gestor de investimentos precisa ter uma autorização especial da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para exercer a profissão.

A CVM prevê que o gestor pode ser tanto uma pessoa jurídica (como uma instituição financeira, por exemplo) quanto uma pessoa física (como é o caso de funcionários contratados pela administradora do fundo onde o gestor trabalhará).

Formação em gestão de investimentos

Uma alternativa para quem busca atuar no mercado financeiro é fazer uma pós-graduação em gestão de investimentos.

A especialização capacita administradores, contadores, economistas, gestores e investidores com Ensino Superior a gerirem carteiras de acordo com os objetivos de clientes e com o contexto econômico nacional e internacional.

Em uma pós-graduação em gestão de investimentos, você vai aprender:

  • Análise de cenários econômicos
  • Mercado de capitais
  • Finanças corporativas
  • Contabilidade empresarial e governança
  • Planejamento financeiro e orçamentário
  • Avaliação de empresa
  • Administração e avaliação de projetos
  • Planejamento estratégico
  • Liderança e gestão de equipes
  • Inovação e competitividade
  • Gestão por processos e qualidade
  • Marketing e vendas

Onde fazer uma pós em Gestão de Investimentos reconhecida pelo MEC

Como você viu, para se tornar um profissional da área é preciso traçar uma jornada até a pós-graduação.

Escolha uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e que tenha nota máxima na avaliação de qualidade da pasta. Não deixe de considerar aquelas que oferecem bolsas de estudos e benefícios para os ingressantes.

Caso queira nos confiar sua formação, deixe seus dados abaixo!

 

 

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!