Gestão estratégica: o que é, exemplos e melhores livros

Postado em 13 de jan de 2021
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Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre gestão estratégica, mas sabe exatamente do que se trata?

Embora essa expressão seja usada com mais frequência no ambiente das grandes corporações, a cada dia aumenta o número de pequenas e até microempresas adotando o planejamento estratégico para projetar crescimento e se consolidar no mercado.

Se você tem um negócio ou simplesmente se interessa por gestão estratégica, não deixe de ler este artigo até o final, pois vamos apresentar alguns conceitos básicos dessa ferramenta, além de indicar quais os melhores cursos para quem quer atuar nessa área.

Acompanhe:

 

O que é e como funciona a gestão estratégica?

Por definição, gestão estratégica é o conjunto de práticas estipuladas pelos gestores de uma empresa, cujo objetivo é o crescimento e fortalecimento de uma corporação.

Para isso, são levados em consideração os cenários externos (concorrência, tendências de mercado, economia, política, fatores sociais, etc.) e internos (recursos humanos, faturamento, desenvolvimento de produtos e serviços, práticas comerciais, etc).

A função da gestão estratégica é gerenciar diante de uma série de cenários e metas futuras, tudo a partir de indicativos da própria empresa.

Em muitos casos, é a partir dela que são feitas mudanças e tomadas decisões que podem alterar o posicionamento de uma empresa no mercado.

Mesmo que pareça uma série de práticas aplicadas apenas em grandes corporações, é fundamental, nos tempos atuais, que empresas de menor porte tenham estratégias bem definidas para se manterem competitivas.

🔵Leia também: A importância da gestão de processos organizacionais para o sucesso dos negócios

Objetivos da gestão estratégica

Digamos que uma pequena loja especializada em vinhos tenha o mesmo faturamento há 3 anos – na casa de 200 mil reais anuais.

Para esses números chegarem nos 300 mil reais por ano, ou seja, um aumento de 50% no faturamento, será fundamental incrementar a lista dos itens à venda, como a inclusão de cervejas artesanais, por exemplo.

Ou ainda fortalecer a venda pela internet, ampliando o leque de atuação.

Mas o que é necessário fazer para que essas mudanças deem o resultado esperado?

É aí que entra um conjunto de ações a serem implementadas dentro de uma gestão estratégica.

Os objetivos de uma gestão estratégica estão fortemente relacionados com o que uma empresa espera para o seu futuro. É como definir de maneira antecipada o que irá acontecer, criando os caminhos a ações que precisam ser tomadas para que os resultados sejam os mais próximos do que fora planejado.

Uma gestão estratégica eficaz precisa levar em conta todos os setores de uma organização.

Em resumo, um plano de gestão estratégica precisa ter:

  • Análise das forças e fraquezas internas e externas;
  • Formulação de planos de ação;
  • Execução de planos de ação;
  • Avaliação dos planos.

Vale lembrar que gestão estratégica não é o mesmo que planejamento estratégico. Este último trata de metas a serem aplicadas no longo prazo.

Enquanto isso, a gestão estratégica trata do gerenciamento, levando em consideração o cenário atual – recursos financeiros, humanos, produtos e serviços, otimizando o gerenciamento a ponto de atingir os objetivos. Cabe à gestão também avaliar os resultados das ações.

É possível dizer que gestão estratégica e planejamento estratégico andam em conjunto.

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Como fazer uma gestão estratégica?

Como já dissemos anteriormente, é possível fazer gestão estratégica em empresas de quaisquer portes. Porém, antes de implementar este modelo, é importante seguir alguns passos.

Análise de Ambientes

É quando são levadas em consideração as potencialidades da empresa, com base nas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. Essa análise leva em conta o cenário externo e interno, e seu diagnóstico ajudará no cumprimento de metas estipuladas e se será possível levar à risca as missões de uma companhia.

A análise de ambiente permite compreender o funcionamento da empresa e visa melhorar o desempenho de todos os fatores inerentes ao negócio — pessoas, produtos, serviços, relações com o mercado, estrutura organizacional, finanças, etc.

Planejamento Estratégico

Embora a expressão tenha sido popularizada nos últimos tempos, nem todos sabem, de fato, o que é um planejamento estratégico.

Trata-se, de um guia que ajuda as empresas a atingirem seus objetivos, especialmente os de longo prazo. Para fazer um planejamento adequado, é preciso observar novamente as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (matriz SWOT), identificando, a partir do que for levantado, formas de estruturar o crescimento nos próximos meses e anos.

O planejamento estratégico é como se fosse uma bússola que indicará quais os rumos uma empresa tomará no futuro.

Implementação

É quando é colocado em prática efetivamente aquilo que fora planejado. Nessa etapa que é, de fato, ocorre a gestão estratégica.

Para dar resultados satisfatórios, todos os gestores e colaboradores da empresa devem estar cientes de como foi feito o planejamento e qual o objetivo dele. É importante deixar claro para as equipes que as decisões a serem tomadas vão refletir em melhorias para a organização, impactando na vida de todos.

Não podemos esquecer que para uma implementação eficaz, é imprescindível o envolvimento do time, afinal de contas, será ele que aplicará as novas diretrizes no dia a dia da empresa, seja no ambiente interno ou na relação com os clientes.

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Melhores livros de gestão estratégica

Se você tem interesse em saber mais sobre gestão de empresas e quais as estratégias vencedoras no mundo dos negócios, é fundamental ir atrás de livros consagrados, que tragam diferentes exemplos de onde um planejamento adequado atrelado a um gerenciamento competente deram resultado.

Por isso, selecionamos 3 best-sellers recomendados para quem quer entrar de cabeça no mundo da gestão estratégica:

1 - Empresas Feitas para Vencer

Escrito por Jim Collins, o livro Empresas Feitas para Vencer apresenta quais os segredos e o que corporações de grande porte fazem para ter êxito nos negócios.

Ao longo do livro, Collins traz diferentes exemplos reais e fala sobre as características que fazem algumas empresas terem desempenhos espetaculares e outras não.

O autor também faz uma série de questionamentos, como até que ponto o CEO é responsável pelo o sucesso de uma empresa, qual o papel da tecnologia nas empresas, o que fazer para evitar a burocracia, quais os esforços a empresa precisa fazer para se destacar das concorrentes, entre outras dicas preciosas para gestores.

2 – Quebre Todas as Regras

Escrito por Marcus Buckingham e Curt Coffman, este livro tem por objetivo quebrar alguns paradigmas e regras sobre o papel de um bom gestor.

Os autores instigam que as pessoas questionem conceitos antigos de liderança, passando a considerar novos métodos de gestão, quebrando algumas regras tidas como ultrapassadas e adotando formas inovadoras de gerir equipes e empresas.

Quebre Todas as Regras teve como base uma pesquisa do instituto Gallup com mais de 80 mil gestores, além de um estudo com cerca de um milhão de colaboradores sobre suas necessidades no ambiente de trabalho.

3 - Estratégia Competitiva

Este livro é um clássico escrito por um dos maiores autores mundiais no assunto gestão empresarial, Michael E. Porter. Se você já ouviu falar das 5 Forças de Porter, saiba que elas foram extraídas desta obra. Para o autor, um negócio deve ser analisado a partir destes 5 pilares:

  1. Ameaça de produtos substitutos;
  2. Ameaça de entrada de novos concorrentes;
  3. Poder de negociação dos clientes;
  4. Poder de negociação dos fornecedores;
  5. Rivalidade entre os concorrentes.

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Melhores cursos para aprender gestão estratégica

Você adora gestão estratégica, porém não sabe ao certo qual graduação precisa saber para atuar nesta área? Conheça alguns que vão te ajudar a se preparar para atuar na área:

Administração

Com 4 anos de duração e titulação de bacharel, o curso de Administração é um dos mais procurados no Brasil, justamente por habilitar profissionais a desempenhar tarefas amplas da área, com visão estratégica, logística e perspectiva de mercado.

É possível fazer Administração totalmente a distância, sendo necessária a presença do estudante apenas em dias de provas. Desta forma, é o curso ideal para quem quer ter uma visão ampla das empresas, mas não tem tempo para ir à universidade diariamente.

O diploma EAD tem a mesma validade do que o obtido de forma presencial.

Processos Gerenciais

Com 2 anos de duração, este curso tem a titulação de tecnólogo, e busca capacitar profissionais para planejamento, tomada de decisões no âmbito corporativo e para a gestão de processos para o bom funcionamento de uma empresa.

Assim como Administração, o curso de Processos Gerenciais pode ser feito tanto na modalidade presencial quanto EAD.

Vantagens do EAD

O principal benefício de quem escolhe uma graduação a distância é a flexibilidade para estudar.

A possibilidade de assistir às aulas quando e onde quiser, a qualquer hora do dia tem permitido que milhares de pessoas em todo o país optem pelo EAD para obter o sonhado diploma universitário.

Outro fator que tem feito as pessoas optarem pelo ensino a distância é a economia, uma vez que as mensalidades de uma graduação EAD são mais baratas na comparação com cursos presenciais.

Esses fatores servem como atrativo especialmente para aquelas pessoas que buscam a segunda graduação ou já estão no mercado de trabalho e buscam qualificação para ocuparem os melhores postos de trabalho nas empresas onde trabalham.

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão

Agora que você já sabe o que é e para que serve gestão estratégica, que tal fazer um dos cursos superiores que vão te preparar para ser gestor?

Além de Administração e Processos Gerenciais, também há outras graduação que capacitam líderes para o mundo corporativo, como Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, entre outras.

Esperamos que esse guia te ajude a se aventurar no mundo da gestão!

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Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

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