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Você já trabalha com vendas e quer aprofundar seus conhecimentos na área? Venha conhecer o curso de Gestão Comercial!  

A faculdade de Gestão Comercial é uma graduação de nível superior que oferece todo o conhecimento necessário para gerenciar um comércio, criar estratégias de divulgação e comandar uma equipe de vendas.   

Ou seja, é uma ótima oportunidade para que aqueles que já trabalham com vendas cresçam e se tornem mais especializados na profissão. 

O setor de vendas é um das áreas mais promissoras da atualidade. Mesmo em tempos de crise, o setor não para de crescer, aumentando ainda mais a demanda por profissionais que encontrem soluções estratégicas e inovadoras para garantir a lucratividade  

Neste artigo, falaremos sobre o curso de Gestão Comercial, explicando os benefícios dessa formação para quem já trabalha com vendas, e traremos algumas dicas para aqueles que buscam se tornar melhores vendedores.   

Confira: 
O que é Gestão Comercial? 
Como é a faculdade de Gestão Comercial? 
Por que cursar Gestão Comercial se já trabalho com vendas? 
Quanto ganha um profissional formado em Gestão Comercial? 
Quais são as qualidades de um bom vendedor? 
Dicas para se tornar um bom vendedor 
Conclusão 

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O que é Gestão Comercial?  

Gestão Comercial é uma área que envolve os conhecimentos e habilidades necessários  

para gerir o setor de vendas de uma empresa, indústria ou organização.   

A Gestão Comercial procura identificar e implementar as melhores práticas de comercialização de produtos e serviços, buscando trazer eficiência e lucratividade para diversos perfis de organizações.   

Além de ser uma área de estudos especializada em vendas, a Gestão Comercial também engloba conhecimentos de administração, recursos humanos e marketing.   

Como é a faculdade de Gestão Comercial?  

graduação em Gestão Comercial é um tecnólogo. Ou seja, todo o conteúdo das aulas é aplicado às atividades da profissão, ao contrário do que acontece nos bacharelados, em que há aulas puramente teóricas.  

Esse curso tem dois anos de duração e reúne conhecimentos sobre contabilidade, economia, marketing, administração, entre outras áreas.  

Durante a faculdade, o estudante aprende como são formados os preços, como realizar estudos de viabilidade econômica e como criar projetos de divulgação e vendas. Além disso, o diplomado também entende como gerir equipes, aperfeiçoar o relacionamento com cliente e trabalhar o pós-venda.   

O principal objetivo do curso de Gestão Comercial é capacitar profissionais para trabalhar com todas as etapas de venda de um produto e serviço, além de conferir o conhecimento necessário para atuar em diferentes tipos de organizações.   

Abaixo, apresentamos as principais disciplinas trabalhadas durante o tecnólogo em Gestão Comercial:  

  • Gestão de Negócios 
  • Fundamentos de Marketing 
  • Processos Organizacionais 
  • Matemática e Estatística 
  • Comportamento do Consumidor 
  • Gestão de Vendas 
  • Fundamentos de Economia 
  • Formação do Preço de Venda 
  • Planejamento de Vendas 
  • Canais de Distribuição e Logística 
  • Negociação 
  • Planejamento, Criatividade e Empreendedorismo 
  • Estratégias Comerciais e E-commerce  

Por que cursar Gestão Comercial se já trabalho com vendas?  

Começar uma graduação em Gestão Comercial é uma chance de aprimorar sua atuação profissional e concorrer a cargos mais altos, como o de gerente comercial, analista de operações comerciais e supervisor de vendas, por exemplo.   

Também é uma oportunidade para que microempresários do setor comercial possam atualizar seu modelo de negócios.   

Mesmo com a pandemia da Covid-19, em 2020, houve um crescimento de 6% no número de empresas criadas no Brasil. Segundo dados do Governo Federal, o saldo positivo – dentre empresas que fecharam e empresas que abriram  – foi de 2,3 milhões.  

Ou seja, a tendência é que existam cada vez mais oportunidades no setor. 

O profissional graduado em Gestão Comercial consegue elaborar estratégias de vendas, analisar a concorrência e acompanhar o desempenho de produtos, verificando questões como sazonalidade e perfil do comprador, tanto online quanto offline.  

Quem trabalha com vendas certamente vai se destacar muito mais com o conhecimento obtido na faculdade de Gestão Comercial.   

Quanto ganha um profissional formado em Gestão Comercial?  

Gestão Comercial é uma área que oferece boas oportunidades de emprego, como vimos no tópico anterior.   

Além da empregabilidade, os salários da profissão também são generosos, com perspectivas otimistas de remuneração logo nos primeiros anos de atuação.   

Confira os salários levantados pelo Educa Mais Brasil de acordo com nível de experiência do profissional:  

JÚNIOR: R$ 2.900 - R$ 4.900 

PLENO: R$ 3.600 - R$ 6.200 

SÊNIOR: R$ 4.600 - R$ 7.700 

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Quais são as qualidades de um bom vendedor?  

Agora que você já sabe como funciona o curso de Gestão Comercial, vamos citar as principais características de um bom vendedor.  

Confira:  

Organização  

Trabalho nenhum funciona sem organização, concorda?  

E no caso do vendedor, essa característica é ainda mais importante.  

Afinal, o profissional atende vários clientes por dia, com necessidades e desejos diferentes.  

Além disso, cada um compra um produto ou serviço e tem sua própria experiência com o que adquiriu.  

Saber tudo isso é essencial para o vendedor conseguir se comunicar com o cliente de forma personalizada.   

Resiliência  

A resiliência é um atributo que diferencia os bons vendedores dos ruins.  

Aquele que encara os momentos adversos de modo negativo é mais propenso a desistir.  

Por outro lado, o que aproveita a maré baixa para inovar e dar a volta por cima tem mais chances de prosperar.  

Na carreira de vendedor, os altos e baixos são recorrentes.  

Por isso, saber lidar com essa oscilação é um passo importante para se tornar um profissional bem-sucedido.  

Capacidade de fazer networking  

Vendedor que não sabe se comunicar e sustentar relacionamentos dificilmente progride na carreira.  

Afinal, o trabalho de vendas é todo fundamentado em clientes.  

Ou seja, em fazer parceiros de negócios e atrair pessoas interessadas em comprar os produtos e serviços.  

Para isso, não há outro jeito senão o networking.  

Criar e ampliar a rede de contatos é uma atividade constante na vida do bom vendedor.  

Competitividade  

Ser competitivo não significa ser antiético, como é a visão de muita gente.  

A competitividade pode, sim, ser algo positivo.  

Ela ajuda os indivíduos a encontrarem motivação para dar o melhor de si em busca de resultados.  

Assim, para o vendedor, é uma ótima caraterística, que influencia consideravelmente na capacidade de bater metas.   

Dicas para se tornar um bom vendedor  

Agora que você já sabe quais são as principais habilidades de um bom vendedor, separamos algumas dicas que podem ajudar no processo de se tornar um melhor profissional.  

Confira:  

Siga um processo de vendas  

O erro de muitos vendedores é acreditar que a venda acontece apenas diante do cliente.  

Embora a postura do vendedor no momento da negociação tenha forte impacto na decisão de compra, ela é apenas uma das pontas do processo.  

Vender bem requer planejamento e estratégia.  

Vale ressaltar que o pós-venda também deve ser incluído neste meio.  

Por isso, para ser um bom vendedor, você deve entender a jornada de consumo do seu cliente e estruturar bem todas as fases de interação com ele.   

Conheça seu produto e seu cliente  

Se você não sabe como o seu produto funciona, como vai convencer o seu cliente a comprá-lo?  

Ou, então, como vai ajudá-lo a solucionar uma necessidade?  

Todo vendedor deve fazer uma imersão de conhecimento sobre os itens que vende.  

Além disso, é preciso conhecer o cliente para compreender as dores e desejos dele.  

Só assim você poderá oferecer o produto mais adequado e que o deixará plenamente satisfeito.  

Aprenda a ouvir verdadeiramente as pessoas 

 Você já ouviu falar sobre escuta ativa e diálogos genuínos?  

Bem, estes são conceitos que reforçam a importância de escutar o que o outro tem a dizer.  

Mas não é simplesmente ouvir.  

É preciso livrar-se dos julgamentos e compreender o que está sendo dito.  

Entregar-se verdadeiramente às conversas é uma atitude trivial de um bom vendedor.  

Isso faz com que ele conheça o seu cliente e aprimore as suas vendas.  

Para gerentes de vendas, também vale ouvir atentamente os seus funcionários.  

Construa rapport com seu potencial cliente  

Rapport é um conceito baseado na capacidade de criar uma conexão com o cliente.  

Para isso, o vendedor deve reunir o máximo de informações que conseguir sobre ele, observando atentamente o comportamento, como gestos, expressões faciais e tom de voz, dentre outros elementos.  

Essa é uma forma de fazer com o que o cliente sinta que o vendedor sabe exatamente o que ele quer e precisa.  

Tenha atitude  

Um bom vendedor não espera a venda cair do céu.  

Ele é proativo e, portanto, age para conquistá-la.  

Ter essa atitude é essencial para fechar negócios.  

Há profissionais que têm medo de ouvir um não e, por essa razão, não tomam a iniciativa.  

No entanto, é importante ter em mente que o trabalho é assim.  

Nem sempre as vendas serão finalizadas.  

Saiba onde está errando, e corrija  

Se as vendas não estão acontecendo conforme o planejado, é hora de identificar o que pode estar errado.  

Quando você utiliza um processo de vendas, fazer esse reconhecimento é mais fácil.  

Após descobrir as falhas, crie estratégias e ações para corrigi-las. 

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Acompanhe suas métricas  

As métricas servem para mensurar o desempenho do trabalho.  

Ao acompanhá-las, você consegue ter a dimensão exata da sua performance como vendedor.  

Faça isso constantemente.  

Peça a venda  

Pedir a venda significa direcionar o cliente para o fechamento dela. 

Quando sentir que o cliente está pronto para efetivar a compra, conduza-o ao sim.  

Aprenda a pedir a venda na hora certa e, com certeza, você verá os resultados.  

Conheça o seu mercado  

Além de conhecer o seu produto e o seu cliente, você precisa conhecer o seu mercado.  

Você vende tênis para a prática de esportes?  

Então, estude todo o setor de produtos esportivos.  

Fique por dentro dos itens do mercado, dos concorrentes e das tendências.  

Estude muito, estude sempre 

Buscar aprendizado contínuo é uma dica valiosa para os vendedores.  

Ainda que você tenha anos na profissão e consiga bons resultados, é importante aprimorar cada vez mais as suas técnicas e desenvolver novas habilidades.  

Além disso, o mercado e o comportamento do consumidor mudam o tempo todo, e é preciso acompanhar as transformações.   

Acredite  

Se você já começa o dia de trabalho pensando que não vai conseguir bater a meta, é melhor rever esse pensamento.  

Para ter sucesso nas vendas, você precisa acreditar.   

Confie no seu processo e no seu potencial e esforce-se sempre para dar o seu melhor.  

Conclusão  

Neste artigo, falamos sobre a faculdade de Gestão Comercial e trouxemos algumas dicas para os profissionais que atuam no ramo de vendas.   

Se você é um desses profissionais que já trabalha com vendas, saiba que o curso de Gestão Comercial pode ser um importante passo para alavancar a sua carreira.   

E você não precisa abrir mão do trabalho para estudar. Com o curso de Gestão Comercial EAD da UCS, é possível conciliar as duas atividades  

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