Ler o post

 Tags: EAD

Você provavelmente já ouviu em noticiários – ou até mesmo por divulgação do próprio governo – a respeito da importância do agronegócio para a economia brasileira. Por isso, o curso de Gestão do Agronegócio EAD surge como uma excelente oportunidade para quem deseja embarcar nessa carreira.

Para se ter uma ideia do quão positivo são os números do setor para o Produto Interno Brasileiro – PIB, basta conferir alguns dados. O agronegócio apresenta bons resultados mesmo em tempos de crise: a previsão para 2020 é de que o setor cresça, em média, 2% comparado ao ano passado.

Quer um dado bastante otimista? A área do agronegócio é uma das poucas que apresentaram resultados positivos durante a pandemia causada pelo covid-19. Com números sempre tão positivos, a carreira como gestor do agronegócio é vista com bons olhos tanto por quem está em busca da primeira graduação como por quem já é formado e deseja se especializar em uma nova área.

Se interessou e acredita ser uma boa oportunidade de se desenvolver profissionalmente? Então confira o texto a seguir e saiba por que a faculdade de Gestão do Agronegócio EAD proporciona tantas vantagens ao aluno.

gestao agronegocio 3

O que é Gestão de Agronegócio?

Mas afinal, você sabe dizer o que representa a área de gestão do agronegócio? Se ainda não ficou claro, não se preocupe! Vamos explicar direitinho.

Como seu próprio nome já sugere, a gestão do agronegócio é importante para a economia brasileira a partir do momento que seu escopo de trabalho se volta para a parte mais administrativa do negócio. Isso é: ela é responsável por lidar com todos os trâmites burocráticos envolvendo negociações no mercado.

A formação em gestão do agronegócio foi desenvolvida para auxiliar profissionais de pequenas, médias e grandes empresas ligadas aos setores agrônomos e agropecuários, por meio de estratégias e soluções que auxiliam em todas as etapas do processo de produção.

Portanto, quando falamos de gestão do agronegócio estamos falando de um trabalho que envolve etapas como:

  • Orçamento e fluxo de caixa;
  • Acompanhamento do mercado internacional;
  • Administração de cooperativas;
  • Gestão de equipe,
  • Técnicas de negociação.

Qual a diferença entre Agronegócio e Agronomia?

A essa altura do texto você já deve estar se perguntando qual a diferença entre agronegócio e agronomia, não é mesmo? É bem fácil de diferenciar.

Quando falamos das profissões ligadas ao campo, a agronomia é vista como o carro-chefe do setor. Quem opta por um curso de Engenharia Agronômica, por exemplo, estudará aspectos mais focados na área biológica da produção.

Ou seja, a agronomia estuda questões ligadas ao manejo do solo, do clima, da plantação. Os estudos são voltados para a produção dos alimentos, levando em consideração os aspectos ambientais.

Já o agronegócio, como você pode observar, foca seus esforços na parte administrativa da produção. Nem sempre o profissional dessa área colocará a “mão na terra”, já que ele é responsável pela parte burocrática e de negociações com os agentes de mercado.

O que faz um gestor de agronegócio?

O profissional da área de gestão é, antes de mais nada, um administrador. Portanto, não seria diferente para o gestor de agronegócios. Ele é responsável por atuar na gestão de cooperativas e empresas ligadas ao setor, por meio de soluções inovadoras que influenciam em todas as etapas de produção e distribuição.

Por ser uma área voltada para os aspectos administrativos, essa é uma carreira que pode ser abraçada por formandos de diferentes áreas. O mercado de trabalho reserva boas oportunidades para líderes com visão estratégica, visando uma maior produtividade ao mesmo tempo que reduz custos.

O gestor de agronegócios se utiliza de um conjunto de estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional que visa integrar melhor a equipe em prol de bons resultados. Portanto, é papel do gestor cuidar da parte de seleção de funcionários, desenvolver programas de treinamento e criar uma boa sinergia entre toda a equipe. 

gestao agronegocio

Quais são as áreas de atuação do agronegócio?

Por ser uma área que abrange técnicas de gestão e liderança, a gestão do agronegócio pode ser desempenhada em diferentes etapas da produção no campo. O profissional tem um escopo de trabalho que pode ser aplicado tanto em empresas regionais e privadas como em grandes indústrias do setor público.

Dessa forma, o campo de atuação abrange inúmeras possibilidades. Como gestor público, você será responsável por fiscalizar as empresas agropecuárias para que as mesmas cumpram as legislações nacionais.

Portanto, o gestor do agronegócio desempenha ainda um papel fundamental para a preservação do meio ambiente, já que é esperado deste profissional que ele zele pelas boas práticas no campo.

Outro campo bastante promissor é de consultorias para micro empresas. Isso significa que o campo de atuação do gestor do agronegócio encontra oportunidades tanto em cidades pequenas como em grandes metrópoles, em diferentes etapas do processo.

Alguns dos setores de maior demanda profissional estão em:

  • Empresas agrícolas;

●      Setores da agropecuária;

●      Desenvolvedoras de sementes para plantio;

●      Fabricantes de máquinas e equipamentos rurais;

●      Empresas de laticínios;

●      Fiscalização de frigoríficos;

●      Terceirizadas exportadoras,

●      Empresas de armazenamento e distribuição.

Como funciona o curso de Gestão de Agronegócios?

Agora que você já conhece as principais características do profissional de gestão do agronegócio e como ele pode atuar em diferentes frentes, chegou a hora de conhecer mais sobre o curso de especialização. Essa formação é uma excelente opção para profissionais já formados em áreas como administração, engenharia, economia e até mesmo marketing.

O EAD de gestão do agronegócio é geralmente oferecido na modalidade tecnólogo, o que significa uma formação mais flexível e focada na prática, com duração de 3 anos. Durante a formação, o aluno aprenderá sobre todas as etapas do processo de gestão e liderança que movimentam o setor do agronegócio.

O que se estuda no curso de Gestão do Agronegócio?

As principais disciplinas ofertadas no curso de gestão do agronegócio referem-se às áreas administrativas do negócio. Portanto, a grade curricular do curso apresenta conteúdos como:

  • Gestão de Negócios;
  • Fundamentos de Direito e Estruturação Empresarial;
  • Planejamento, Criatividade e Empreendedorismo;
  • Cadeias Produtivas do Agronegócios;
  • Políticas Públicas;
  • Gestão de Pequenas e Médias Empresas;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar;
  • Tecnologia da Informação,
  • Gestão de Custos e Precificação.

Note que há uma vasta lista de matérias voltadas para o processo de gestão de empresas, englobando todas as etapas necessárias de produção, armazenamento fiscalização e distribuição dos insumos.

Profissionais de diferentes áreas se dão bem com essa carreira, porque podem desempenhar suas habilidades para além da área que escolheram primeiramente.

gestao agronegocio 2

Como é o mercado de trabalho do Agronegócio?

Quando o assunto é mercado de trabalho, as notícias não poderiam ser melhores para o profissional do agronegócio. Isso porque, como já dito lá no início do texto, o setor é um dos que geram os melhores resultados para a economia brasileira. Com um mercado tão aquecido, não faltam boas oportunidades de emprego.

Protagonista no setor, o Brasil costuma fazer bonito no mercado internacional – especialmente com a exportação de carne bovina e no comércio agrícola, com café e cana-de-açúcar. Em 2020, um ano marcado pela pandemia causada pelo covid-19, o país bateu recordes de exportação no setor.

O trabalho desse profissional é bastante demandado em regiões do país com forte investimento no setor agropecuário, se destacando em pequenas e médias cidades, especialmente no interior de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Bahia. Nas grandes metrópoles, o foco se dá em carreiras voltadas para a fiscalização de produtos agrícolas e consultorias para microempreendedores.

Quanto ganha uma pessoa formada em agronegócio?

A carreira de gestor do agronegócio não possui um teto fixo estabelecido por legislação, portanto as médias salariais variam de acordo com a hierarquia do cargo e da cidade escolhida para o emprego.

O cargo de gerente agrícola, por exemplo, pode iniciar com ganhos médios mensais de até R$ 3.662, segundo dados disponibilizados pelo portal Vagas. Como porta de entrada na carreira, o salário é considerado muito bom, já que, com maiores experiências, o profissional pode chegar a ganhar até R$ 14.730.

Onde estudar Gestão de Agronegócios?

Se você se interessou pela carreira como gestor de agronegócios e deseja investir nessa especialização, saiba que é possível encontrar diversas modalidades de graduação na área.

Mais voltado para a prática técnica, essa especialização é geralmente ofertada no formato tecnólogo, isso é: a formação é mais curta e focada no aprendizado prático.

Presencial x EAD

Há duas formas de você cursar gestão do agronegócio: de maneira presencial ou por meio do ensino a distância. A opção de curso EAD é hoje a mais vantajosa para quem deseja complementar os estudos, porque oferece ao aluno mais autonomia para conciliar estudos e trabalho – sem precisar abrir mão de outras responsabilidades.

As melhores universidades possuem metodologias pensadas especialmente para o mercado de trabalho. Dessa forma, o aluno se forma em menos tempo com um ensino de qualidade e preparado para exercer a profissão assim que finalizar a especialização.

Por meio de uma plataforma digital de ensino, a faculdade de gestão de negócios EAD da Universidade Caxias do Sul oferece ao aluno um ambiente virtual moderno, com aulas disponibilizadas 24 horas por dia.

Além dos recursos digitais, o aluno pode ainda complementar seus estudos por meio dos encontros presenciais que acontecem no campus da instituição.

Como você pode observar, o curso de gestão do agronegócio pode ser um excelente investimento para quem deseja conquistar um papel de destaque no mercado de trabalho. As notícias que envolvem o setor do agronegócio brasileiro não poderiam ser melhores, e a esperança é de um mercado cada vez mais aquecido.

A especialização pode servir ainda como uma excelente complementação para quem já é formado em outras áreas, mas deseja embarcar em um novo desafio profissional.

Se esse é o seu caso, saiba que um diploma na área de gestão do agronegócio te trará maior prestígio, abrindo portas interessantes para o seu futuro profissional.

Está convencido de que esse é o curso ideal para a sua especialização? Então acesse a página do curso e conheça agora mesmo todas as vantagens que o aluno UCS ganha ao longo da faculdade: Gestão do Agronegócio EAD é na UCS.

blog ead ucs
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.