Enem

Geografia no Enem: o que cai na prova e questões para você praticar

Por BLOG DO EAD UCS   | 

 Tag: Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é conhecido por questões que abordam a realidade brasileira.

A prova de Geografia não é diferente.

É comum que os estudantes sejam desafiados a responder sobre os problemas ambientais brasileiros e a sua relação com a atividade humana, por exemplo.

No entanto, existem também outros conteúdos que podem ser exigidos.

Neste artigo, reunimos os principais conteúdos de Geografia que caem no Enem para te ajudar a mandar bem nessa prova.

Acompanhe a leitura:

Assuntos de geografia que mais caem no Enem
Como a geografia pode aparecer na redação
Questões para praticar
Conclusão

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Assuntos de geografia que mais caem no Enem

A prova de geografia do Enem é conhecida por priorizar temas da atualidade, por abordar questões nacionais e também questões de geografia humana, que se relacionam com outras disciplinas como História e Sociologia.

Confira abaixo a lista de conteúdos que mais caíram na prova de Geografia nos últimos anos, conforme levantamento publicado pelo site Guia do Estudante:

Geografia humana:

  • Questões ambientais (15,5%)
  • Urbanização (10,4%)
  • Globalização (9,1%)
  • Geografia agrária (6,5%)
  • Indústria (6,5%)
  • Demografia (5,2%)
  • Ordem Mundial e Conflitos (5,2%)
  • Relações internacionais (3,9%)
  • Oriente Médio (2,6%)
  • Problemas urbanos (2,6%)
  • América Latina (1,3%)
  • Energia (1,3%)
  • Espaço geográfico (1,3%)

Geografia física:

  • Climatologia (10,4%)
  • Cartografia (6,5%)
  • Biogeografia (3,9%)
  • Hidrografia (3,9%)
  • Geomorfologia (2,6%)
  • Solos (1,3%)

Questões ambientais 

Como você pôde ver na lista acima, as questões mais presentes no Enem são as de geografia humana. 

Dentre os conteúdos que podem cair nesse contexto estão as questões sobre meio ambiente. 

Para estas questões, é importante dominar os conceitos ligados aos problemas ambientais e relacioná-los com as respectivas atividades humanas que os causaram.  

Também é importante saber quais são os impactos que os problemas ambientais geram ao planeta e quais seriam as soluções para diminuir ou acabar com esses efeitos. 

Geografia agrária e agropecuária

Ainda dentro da geografia humana, o Enem costuma trazer questões de geografia agrária e pecuária, sendo o tema mais comum a agricultura.

Este ramo da geografia estuda a utilização produtiva do campo pelo homem. 

Estudar as técnicas de preservação do solo na agricultura, bem como os efeitos negativos que determinadas formas de plantio podem trazer ao meio ambiente é importante para saber responder estas questões. 

Conhecer termos relacionados à geografia agrária como agriculturas intensiva e extensiva, aração, drenagem, terraceamento, entre outros, também ajuda na solução das questões. 

Fases do capitalismo

O conjunto de aspectos que caracterizam as fases do capitalismo também é um tema comum na prova de geografia. 

Em relação a este conteúdo, é importante estudar o modelo capitalista fase a fase, identificando quais foram os elementos que permitiram o avanço de uma fase para outra e quais eram as atividades econômicas primordiais em cada período. 

Também é relevante identificar de que modo as atividades econômicas que marcaram cada fase impactaram e impactam o meio ambiente.

Isso porque as questões podem trazer uma abordagem interdisciplinar, conectando com a geografia ambiental.

Indústria e comércio

Em paralelo ao estudo da evolução do modelo capitalista, é importante estudar os processos de industrialização ao redor do mundo. 

Tenha em mente as diferentes Revoluções Industriais ocorridas ao longo da história e saiba identificar quais foram os processos, produtos e tecnologias que marcaram cada período. 

É importante saber correlacionar as fases da industrialização e saber apontar quais os respectivos impactos sociais, econômicos e ambientais causados por elas. 

Além das questões sobre indústria, a prova também pode trazer questões sobre relações comerciais 

Nesses casos, é preciso conhecer os principais acordos comerciais do mundo, sua história e impactos econômicos nos países envolvidos.  

Também podem cair questões sobre importação e exportação.

Nesse contexto, é interessante conhecer as principais relações internacionais dessa ordem, como os principais produtos de exportação e importação do Brasil e dos países emergentes, tendo em vista as flutuações de mercado e os impactos econômicos internos e externos destas relações de compra e venda. 

Urbanização 

As questões sobre urbanização abordam as diversas questões envolvidas no processo de crescimento das cidades.  

Essas questões abordam, em grande parte, os problemas das metrópoles, como mobilidade e seu impacto na vida do ser humano, desigualdade social, falta de segurança e o aumento da violência urbana. 

Ter conhecimento sobre as características específicas do processo de urbanização no Brasil e no mundo é essencial.  

Estude os fatores que desencadeiam esse crescimento e saiba diferenciar a urbanização registrada nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento. 

É importante também dominar conceitos como hierarquia urbana, redes urbanas, macrocefalia urbana e conurbação. 

Migrações e População  

Migração é um tema bastante presente no Enem.

Para dominar estas questões, é preciso compreender os fatores de atração e repulsão que definem os fluxos migratórios, quais são as principais ondas migratórias atuais e quais os tipos de migração, bem como os impactos sociais e econômicos destes nos países envolvidos. 

Além das questões migratórias, outro tema bastante comum no exame são as questões populacionais. 

No que diz respeito à geografia demográfica, além de entender os aspectos do crescimento, do decrescimento e do envelhecimento populacional, é preciso compreender sobre as dinâmicas de mobilidade, comportamento e qualidade de vida das populações. 

É comum que essas questões da prova exijam a interpretação de gráficos, onde o candidato deve identificar aspectos referentes a uma ou mais de uma população. 

Geologia e relevo 

Geografia e relevo são temas de Geografia Física e, no caso do Enem, geralmente abordam aspectos do território brasileiro. 

Essas questões podem citar características do terreno, exigindo que o candidato seja capaz de identificar o tipo ou a região em que ele é mais comum, por exemplo. 

Também é importante conhecer os impactos causados pela atividade humana à geologia e ao relevo, bem como quais são os fenômenos naturais ou antropogênicos que dão origem aos diferentes relevos e formações geológicas.

geografia no enem - mapa antigo e uma lupa

Hidrografia

Outro conteúdo de geografia física, hidrografia é um assunto de extrema relevância no Enem e também costuma abordar o cenário nacional. 

Para estas questões, é bom se preparar estudando o ciclo da água, as bacias hidrográficas do Brasil, os tipos de rios e os problemas ambientais hidrográficos, como enchentes, desvio de rios e crises hídricas, entendendo seus impactos ecológicos e sociais.

Redação do Enem: algum dos assuntos mais cobrados em Geografia pode aparecer?  

Sim. É bastante frequente que a redação do Enem faça uma intersecção com outros conteúdos cobrados no Exame. 

Eventualmente, essa relação pode ser feita com o conteúdo de Geografia. Inclusive, duas edições da prova de Redação já fizeram essa conexão: 

2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? 

2008 - Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar 

Lembre-se que a redação sempre aborda temas da atualidade e o seu objetivo final é propor uma solução para o problema.

Questões de geografia do Enem para você praticar

Acesse aqui um banco de questões de Geografia que já foram aplicadas em edições anteriores do Enem e pratique! 

Conclusão

A prova de geografia constitui uma parte importante da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias 

Tirar uma boa nota nestas questões pode elevar sua nota na área de humanas e te deixar mais próximo do seu objetivo final.  

Não deixe de adequar o seu cronograma de estudos aos conteúdos listados neste artigo, pois eles estão sempre marcando presença na prova de Geografia. 

Gostou do artigo? Continue acompanhando o Blog do EAD UCS para conferir outros conteúdos como esse, igualmente relevantes para sua trajetória acadêmica e profissional. Fica a dica! 😉💥 

Outros conteúdos que podem ser interessantes: