Faculdade de geografia: duração, o que estuda e carreira

Postado em 22 de fev de 2023
Loading...

Já pensou em fazer uma faculdade de geografia para poder atuar como professor ou geógrafo? 

Esse é um curso muito interessante porque a graduação em geografia prepara o estudante para interpretar a superfície terrestre e a relação do ser humano com a paisagem. 

geografia é uma área do conhecimento bastante ampla e que vai desde estudos específicos sobre formação de paisagens e clima, até o estudo da geografia humana, ou seja, o estudo de como nós interagimos com o mundo ao nosso redor. 

A faculdade de geografia é uma ótima oportunidade para quem é curioso e tem um bom senso de observação.

E se você chegou até aqui porque quer saber mais sobre esse campo de estudo, continue lendo, pois neste artigo vamos falar sobre como é a faculdade de geografia, o que você estuda na graduação e quais são suas opções de carreira depois de formado. 

Você vai conferir:

Descubra se o EAD é para você!

O que se estuda na faculdade de geografia? 

Para explicar resumidamente, a geografia é o campo da ciência que estuda a relação do ser humano com o espaço que ele habita e, também, a superfície da Terra e como as paisagens ao nosso redor se formam. 

Os estudos da geografia são abrangentes porque podem ser aplicados desde o aspecto social do uso da terra, até o mais técnico. Por isso, dentro da graduação, você encontrará matérias sobre clima, cartografia e estudos sociais. 

Durante o curso, você também terá pesquisa de campo. É nessas saídas que o estudante fica em contato com a análise de relevo, clima, solo, vegetação e sistemas hidrográficos. 

O objetivo da graduação em geografia é formar profissionais que saibam ler e interpretar o terreno ao seu redor, emitir laudos técnicos nos mais diversos cenários e, no caso da licenciatura, passar seus conhecimentos adiante e despertar o interesse do estudante sobre a disciplina. 

Perfil de quem faz faculdade de geografia

O estudante de geografia é uma pessoa que gosta de estar sempre se atualizando e que seja curiosa por novos conhecimentos. É alguém que gosta de saber a origem das coisas. 

Também é uma pessoa observadora e analítica, além de alguém que sente prazer em estar ao ar livre e em contato com a natureza.

🔵Leia também: Como escolher uma profissão? O que você precisa saber para decidir

faculdade de geografia - mulher estudando com livros e computador

Tipos de faculdade de geografia 

A faculdade de geografia no Brasil se divide em duas habilitações: a licenciatura e o bacharelado. Além disso, você também encontra as duas habilitações em duas modalidades: presencial e EAD.

Licenciatura em Geografia 

A licenciatura em geografia é a habilitação do curso que forma professores da disciplina. 

Além de conter matérias que são o cerne da formação, a licenciatura ainda traz matérias mais específicas sobre docência. 

Normalmente, nos primeiros anos, o foco do curso fica nas disciplinas de geografia básica. E aos poucos, juntamente com o oferecimento de disciplinas optativas, o estudante tem acesso à área de pedagogia. 

Estes conteúdos envolvem teorias e modelos de ensino, métodos para dar aulas de geografia e como lidar com os desafios da sala de aula, além de outras ferramentas essenciais para exercer a atividade de professor.

Bacharelado em Geografia

Já o bacharelado em geografia tem um foco mais técnico e forma o estudante para atuar como geógrafo em empresas privadas, públicas e na indústria. 

A habilitação de bacharelado em geografia estuda as mesmas matérias de geografia básica, mas também aprofunda mais em estudos de laboratório e análise de dados coletados nas pesquisas de campo. 

Quanto tempo dura a graduação em geografia? 

Toda graduação têm um número exato de matérias que você concluir para conseguir se formar. Elas são divididas em semestres e a média de uma faculdade de geografia no país é de 8 a 10 semestres. 

Isso significa que, se você fizer todas as matérias na ordem e tempo indicado, leva entre 4 a 5 anos para concluir o curso. Porém, se você escolher fazer menos matérias por semestre, pode levar um pouco mais do que isso.

faculdade de geografia - quais materiais se estuda no curso de geografia

Quais matérias se estuda no curso de geografia? 

Escolhendo estudar geografia, você primeiro vai precisar definir uma habilitação para o seu curso. E a partir dessa escolha, você vai acabar estudando matérias distintas e tendo uma grade curricular com focos diferentes. 

Por isso, é importante você pesquisar a grade curricular da habilitação que mais faz sentido para você. Porém, em termos gerais, uma faculdade de geografia pode passar por assuntos como: 

  • Cartografia; 
  • Climatologia;
  • Geologia;
  • Estudos de regionalização; 
  • Análise ambiental; 
  • Recursos hídricos; 
  • Geografia do Brasil; 
  • Estudos da população; 

Quando estamos falando da licenciatura, outros assuntos são incorporados na grade curricular, como: educação geográfica, metodologia de ensino da geografia e estágios supervisionados como professor da matéria. 

Quem é formado em geografia pode trabalhar com o quê? 

Durante a faculdade de geografia, você aprende a entender o espaço ao seu redor através da interpretação da interação do ser humano com o ambiente. 

E esse é o cerne do trabalho de quem se forma no curso. O geógrafo, o nome da profissão do bacharel em geografia, analisa e interpreta o planejamento e o uso de uma região, seja urbano ou rural. 

E isso se traduz para o mercado de trabalho como a emissão de laudos e pareceres técnicos, o monitoramento do uso e ocupação de um pedaço de terra, vistorias de áreas que serão utilizadas para estudo e diagnósticos de impactos e tendências em um determinado lugar. 

Tudo isso dentro de algumas áreas de interesse e atuação específicas que veremos em seguida. E além de atuar como geógrafo, quem se forma em geografia pode ser professor ou pesquisador. 

Opções de carreira para quem faz faculdade de geografia 

As atividades do profissional formado em geografia passam pela pesquisa acadêmica, docência e atuação no mercado como bacharel. 

A pesquisa acadêmica é uma área com algumas oportunidades e enquanto pesquisador, você dedicará seus esforços em explorar um determinado tema. 

Enquanto docente, você pode ensinar geografia em escolas públicas e privadas de nível fundamental e médio, além de cursinhos. E enquanto profissional no mercado, você pode atuar em empresas privadas, indústrias e órgãos públicos. 

Segundo o Guia da Carreira, existe uma demanda muito grande no país por docentes da matéria de geografia, especialmente em cidades do interior. 

E o portal também sinaliza que a atuação em órgãos públicos e governamentais podem ser uma boa oportunidade para bacharéis. 

Além disso, o mercado de cartografia, análise de solo e consultoria têm uma certa carência de especialistas e pode ser uma oportunidade, caso você goste desses tópicos. 

Professor de geografia 

Quem escolhe a licenciatura como habilitação se forma professor de geografia. E o professor tem um papel essencial em despertar o interesse dos estudantes pelo assunto. No Brasil, o salário médio de um professor de geografia é de R$3.400,00. 

E, curiosidade: o Dia do Professor de Geografia é comemorado no país no dia 26 de junho.

faculdade de geografia - opções de carreira para quem faz faculdade de geografia

Geógrafo 

Já quem opta pelo bacharelado como habilitação se forma geógrafo, e esta habilitação tem uma gama muito maior de atuação no mercado de trabalho. Como dissemos acima, o geógrafo pode atuar em empresas públicas, privadas, na indústria e no governo. 

Segundo o Glassdoor, a média salarial de um geógrafo no Brasil é de R$5.600,00. 

E sobre as áreas de atuação, um geógrafo pode trabalhar, entre outras áreas, com: 

  • Cartografia digital: elaborando mapas a partir de imagens de satélites; 
  • Geoprocessamento: elaborando bancos de dados geográficos e de mapas; 
  • Planejamento agrícola: elaborando estratégias para ocupação de regiões sem impacto ambiental; 
  • Geografia de transportes: planejando sistemas de transportes e de trânsito; 
  • Planejamento urbano: trabalhando com planos diretores e estruturação de áreas urbanas; 
  • Geopolítica: estudando a organização social, economia e política de países e regiões. 

É importante destacar que para atuar em áreas mais técnicas, e emitir laudos e pareceres, o geógrafo precisa de um registro no CREA, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, de seu estado.

🔵Leia também: Qual profissão combina comigo? 7 passos para escolher sua carreira

Qual a nota de corte do Sisu para a faculdade de geografia?

Oferecido pelo MEC, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permite que pessoas que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) usem a nota para concorrer a uma vaga nas instituições de ensino superior públicas brasileiras.

A nota de corte do Sisu para a faculdade de geografia varia de universidade para universidade. Confira as menores e maiores notas:

  • Menor nota: 419.6, para ingressar na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Maior nota: 691.77, para ingressar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Nota média: 568.0

Onde estudar geografia com bolsa de estudos

Confira uma lista de instituições de Ensino Superior que oferecem a faculdade de Geografia na modalidade EAD e contam com programas de bolsa de estudos:

Todas as instituições acima são reconhecidas pelo MEC e tem altos índices de qualidade nos principais indicadores da pasta.

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!