header-blog-UCS

Blog do EAD UCS

Fazer graduação em Letras vale a pena?

Postado em 11 de jul de 2019

João adora ler. De livros a bulas de remédio, no elevador ou na viagem de ônibus. Tem afinidade com a maioria dos idiomas. Ama inglês, espanhol e até russo. Quer conhecer suas regras, história e dialetos. Durante a escola, Português era sua disciplina preferida.

A vida seguiu, e concluído o ensino médio, e chegou a hora de prestar vestibular. Foi quando João ficou em dúvida sobre qual profissão escolher: será mesmo que fazer uma graduação em Letras vale a pena?

Assim como João, existem Marias, Eduardas e milhares de vestibulandos sem saber ao certo se devem seguir uma faculdade de Letras. São incertezas sobre as áreas de atuação e o que se estuda durante o curso, por exemplo. Por isso, neste post, elencamos alguns motivos para lhe mostrar por que a graduação em Letras é uma alternativa interessante para seu futuro profissional e na hora da escolha da profissão.

Uma graduação, diversas áreas

Quem escolhe concluir uma graduação em Letras está habilitado a atuar em locais que vão desde as salas de aulas até agências de conteúdo. A principal função desse profissional é trabalhar com o idioma, seja escrevendo, revisando, ensinando ou pesquisando.

O desempenho dessas tarefas depende das habilidades do estudante: se tem facilidade para falar em público, aptidão para transmitir conhecimentos e, claro, daquilo que escolhe seguir durante o período de estudos. Por exemplo, é possível que um egresso seja professor do ensino fundamental, médio ou cursinho pré-vestibular, ou até mesmo professor de língua estrangeira.

Outro fator interessante é que o estudante pode ingressar na carreira por meio de um curso de letras a distância também. Neste sentido, sugerimos que você pense se é melhor fazer faculdade a distância ou presencial, imagine concluir os estudos de onde queira, estudando em seus próprios horários!

Estudo do universo da palavra

Se você tem apreço pela leitura e tudo aquilo que diz respeito aos idiomas, uma graduação em Letras será um deleite. As disciplinas do curso envolvem a escrita criativa, a análise literária, história do idioma e traz muitas referências bibliográficas para consumo.

Durante a faculdade, o estudante é convidado a desvendar todos os mistérios da linguagem e aprende a transmitir mensagens com eficiência por meio das palavras. E, para isso, o aluno tem acesso não só a conteúdos teóricos — para aprendizado de gramática e semântica, por exemplo — como também precisa adentrar nos textos literários.

Mas de uma coisa pode ter certeza: a relação com a linguagem escrita será bem próxima, do jeito que um apaixonado pelo idioma gosta.

Mais afinidade, mais chances de realização

A probabilidade de você executar com maestria uma tarefa aumenta quando se trata de algo curte fazer, correto? Também é assim no universo profissional. Embora o ditado “trabalhe com o que gosta e não terá que trabalhar nenhum dia” não seja 100% verdadeiro, acredite: quem faz o que gosta, tem mais chances de se sentir realizado na carreira.

No quesito financeiro, vale a pena observar as opções: o piso salarial estabelecido pelo Ministério da Educação para a carreira de professor passa dos 2.400 reais. E, de acordo com o Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os profissionais da rede federal têm a maior média de recebimentos, por volta de 7.700 reais.

Já na área de tradução e versão, um egresso da faculdade de Letras pode ganhar cerca de 600 reais para transcrição de áudio em um idioma estrangeiro. Para a tradução literária, o valor estabelecido é de 40 reais por página.

Portanto, se você ama o segmento, leve em conta a possibilidade de cursar uma faculdade de Letras mesmo como uma segunda graduação, — e, claro, isso vale para qualquer área, ok?

Pronto! Agora que você já conhece três bons motivos para cursar uma graduação em Letras, não hesite em dar um dos passos mais importantes da sua carreira. Conheça a grade curricular da Mais Campus e se inscreva para o nosso vestibular!

 

EAD UCS

Por EAD UCS

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!