Ler o post

 Tags: Semipresencial

Você já ouviu falar da faculdade semipresencial?

Essa modalidade pode ser uma excelente opção para quem quer contar com as vantagens do ensino a distância e, ao mesmo tempo, não abrir mão do presencial.

No semipresencial você opta por economia e flexibilidade, sem deixar para traz nenhuma experiência de ensino dentro da sala de aula.

Quer saber se a faculdade semipresencial é boa para você? Acompanhe este artigo e confira as vantagens.

A imagem mostra três elementos: notebook, caderno com escritos e celular.

O que é a faculdade semipresencial?

Como o próprio prefixo da palavra indica, a faculdade semipresencial mistura duas modalidades: o EAD e o presencial.

Mas, como isso funciona?

O aluno acessa as aulas on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, ao mesmo tempo, comparece em encontros presenciais na instituição de ensino.

Geralmente, os conteúdos teóricos são disponibilizados no AVA. O acesso pode ser feito de qualquer lugar que tenha conexão com internet, inclusive do celular. 

Ao mesmo tempo, de uma a duas vezes por semana, os estudantes se encontram na instituição de ensino. Não há uma “regra” para a frequência desses encontros.

A participação é de caráter obrigatório. Inclusive, é preciso atingir a frequência mínima para atingir a aprovação.

Um aspecto importante é que as avaliações do semipresencial são realizadas presencialmente.

Essa modalidade é uma ótima opção para quem quer aliar todas as vantagens da tecnologia com os benefícios da sala de aula.

As aulas presenciais podem ser oferecidas de diversas maneiras:

  • aula convencional, de exposição de conteúdo;
  • teleconferência entre alunos e tutores;
  • realização de atividades de estudo, na qual os tutores podem auxiliar, tirar dúvidas corrigir;
  • Atividades práticas. Por exemplo, na Universidade de Caxias do Sul, os estudantes da modalidade semipresencial dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, vão até o campus para a realização de atividades esportivas, que são fundamentais para a formação.

Qual o diferencial da faculdade semipresencial?

Para entender melhor quais são os diferenciais da faculdade semipresencial, vamos explicar aspectos sobre a faculdade presencial e a distância. 

Presencial

É o tipo mais tradicional. Na graduação presencial, alunos e professores se reúnem na instituição de ensino para a exposição dos conteúdos e para a realização de avaliações.

Os horários das disciplinas são pré-definidos e o estudante precisa adaptar sua rotina conforme as aulas.

A presença é fundamental, pois um dos critérios de aprovação é atingir a frequência mínima. Ainda, as avaliações são feitas em sala de aula.

EAD

O EAD é uma das modalidades que mais cresce no país. Diversas pesquisas mostram esse movimento significativo. 

Em 2019, o Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que, em 2009, os ingressantes no ensino a distância correspondiam a 16,1% do total de calouros. Em 2019, esse público foi de 43,8%.

No EAD, as aulas acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Da mesma forma, as avaliações são feitas a distância, na plataforma.

Caso o aluno tenha alguma dúvida, é possível entrar em contato com o tutor responsável pela disciplina, diretamente no AVA.

O tutor é a figura responsável por atender o aluno no espaço virtual, nos Cursos EAD. Ele media as informações do conhecimento e dá suporte para todas as solicitações.

Quais são as vantagens e desvantagens do presencial e do EAD? E o semipresencial?

Uma das principais vantagens do presencial é a troca de experiências em sala de aula.

Você tem contato imediato com colegas e com professores para esclarecer dúvidas.

Além disso, muitos estudantes alegam que a obrigatoriedade de ir todos os dias na Instituição de Ensino é um fator que motiva a estudar, já que o ensino on-line requer muita organização. 

Por outro lado, o estudante depende da Instituição de Ensino para definir seus horários. E aí entra uma das principais vantagens do EAD: estudar quando e onde quiser. À distância, o aluno define seu próprio calendário e horário, estudando onde e quando preferir.

Outra vantagem é a economia. A mensalidade do EAD é mais barata em comparação com os cursos presenciais, pois o uso da tecnologia, reduz os custos com a manutenção. E há a redução de custos com deslocamento e alimentação.

Para quem deseja unir todas essas vantagens, a modalidade semipresencial costuma ser uma excelente escolha. O custo da mensalidade é bastante similar ao do EAD, ou seja, mais econômicos. E o melhor: o diploma tem a mesma validade.

A faculdade semipresencial é uma opção vantajosa para quem trabalha e quer dar um "upgrade" na carreira com uma graduação. Pois permite que concilie as duas atividades e, ainda, usufrua dos benefícios da sala de aula. 

Menina digitando em um notebook, com um caderno ao lado.

O que o estudante precisa fazer para estudar na modalidade semipresencial?

O semipresencial conta com uma rotina que varia entre estudos autônomos e a sala de aula. Assim, é preciso de muita disciplina. Abaixo, vamos dar algumas sugestões para encarar os estudos de uma forma tranquila.

Organização

Ter um calendário para anotar seus compromissos é fundamental, principalmente porque você vai ter uma rotina que mistura estudos on-line com presencial.

Escolha o melhor formato que você deseja: um calendário físico ou virtual.

O importante é que você visualize ele todos os dias e sempre o mantenha atualizado. Uma boa dica é escolher um dia fixo na semana para revisar e adicionar novos compromissos.

Planejamento

Toda disciplina conta com uma programação de conteúdo, que é distribuída no primeiro dia de aula. Utilize esse documento para organizar sua rotina, anotando a data das provas, das tarefas e dos encontros presenciais.

Boas Anotações

Nos encontros presenciais, preste atenção nas explicações e tome boas notas. Esse material será muito útil quando você precisar estudar para uma prova ou realizar alguma tarefa.

Dê preferência para anotações à mão, pois, segundo pesquisas, o cérebro fica mais ativo quando escrevemos à punho.

Não deixe tudo para a última hora

Os estudos devem ser encarados como um hábito. Assim, estude um pouquinho todos os dias, mesmo que seja por 30 minutos. Você verá que, ao final, seu aproveitamento terá sido melhor. 

Deixar tudo para última hora pode gerar estresse e sobrecarga. 

Não fique com dúvidas

Nas aulas presenciais, não fique com dúvidas. Pergunte sempre para os professores a respeito de algum conteúdo ou algum tópico que você não compreendeu muito bem.

E mais: nas aulas on-line, há a opção de enviar suas dúvidas para o tutor da disciplina. Mais uma facilidade para uma experiência de sucesso.

Outra opção bacana é fazer grupos de estudos com os seus colegas, seja para compartilhar conhecimentos ou pedir ajuda. Os grupos podem ser feitos, inclusive, on-line, em redes sociais como o WhatsApp.

Procure tranquilidade

Quando você estiver cumprindo sua carga horária EAD, procure manter foco máximo nos seus estudos. Elimine distrações, como eletrônicos. Coloque seu celular no silencioso e desative as notificações.

Se for possível, crie um espaço específico para estudar. Pode ser um canto na mesa da sala ou uma escrivaninha no quarto.

Nesse local, disponha de todos os materiais necessários para estudar: papéis, livros, canetas e notas adesivas. Também o mantenha sempre limpo e organizado

Faça pausas

Ao longo do seu período de estudo, tire momentos para descansar. Aproveite para tomar uma água, um café ou alongar-se. Isso ajuda na produtividade e evita o esgotamento mental. Com certeza, quando você retomar os estudos, seu cérebro estará "fresco" e disposto a reter mais informações.

Quais são os cursos oferecidos na modalidade semipresencial?

A oferta varia conforme cada instituição de ensino, porém, a maioria dos cursos oferecidos a distância, também são oferecidos no semipresencial.

E isso contempla cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Porém, antes de tudo, você precisa escolher uma Instituição de Ensino de qualidade, que forneça uma boa estrutura para que a sua experiência seja a melhor possível.

No caso da faculdade semipresencial, além de comparecer uma vez por semana, você pode aproveitar a estrutura da instituição para visitar laboratórios, salas de estudo e biblioteca, espaços que otimizam e complementam seus estudos.

Ainda, procure instituições que sejam devidamente reconhecidas e avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Para saber se a instituição é reconhecida, acesse o site do Cadastro e-MEC e pesquise o nome em “Consulta Textual”.

Conheça o semipresencial da UCS

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) é referência em educação inovadora e de qualidade há mais de 50 anos.

O conteúdo ministrado a distância é preparado para oferecer uma experiência similar ao do ensino presencial, igualmente excelente. 

Para a experiência presencial, a UCS possui apoio presencial nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Torres e Vacaria.

Atualmente, a UCS oferece diversas opções de cursos em semipresencial, que variam entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo. São eles:

Ficou interessado em realizar uma faculdade semipresencial?

Conheça as oportunidades da UCS e dê um salto na sua carreira agora mesmo.

New call-to-action
New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.