EAD

Estudar e trabalhar: como conciliar as duas coisas?

Por Redação   | 

 Tag: EAD

Hoje em dia, um dos grandes desafios é lidar com a gestão do tempo. As horas vão passando, o fim de semana vai se aproximando… pronto, a segunda-feira já chegou novamente. Por vezes, temos a sensação de não termos rendido o suficiente e, como resultado, nos sentimos frustrados.

Esse desafio é ainda maior quando se tem que estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Cuidar de uma intensa dupla jornada significa conciliar rotinas distintas e igualmente importantes: a profissional e a acadêmica. Isso sem se descuidar da agenda social, que também demanda muita atenção. E o que fazer? Confira neste post dicas sobre conciliar trabalho e estudos!

Gestão do tempo

Estudar e trabalhar são grandes responsabilidades. De um lado, precisamos cumprir tarefas profissionais. De outro, temos que nos dedicar às atividades acadêmicas para garantir formação e qualificação exigidas pelo mercado. Nesse ciclo virtuoso, foco e determinação são atitudes diferenciais.

 

Para estudar e trabalhar ao mesmo tempo, uma dica é ter uma programação de horários bem definida. Liste suas principais atividades e marque as prioritárias. Faça uma agenda semanal, incluindo dias de folga e fins de semana. Não deixe de relacionar compromissos pessoais e sociais. Claro! É preciso colocar na agenda o horário da academia e o almoço de família no fim de semana.

Faça uma agenda possível de ser cumprida. Muitas pessoas desistem de acompanhar e atualizar o status de desenvolvimento das tarefas diárias porque relacionam atividades em excesso, impossíveis de serem executadas em um único dia. Dimensione quantas horas são necessárias para cumprir cada tarefa. Assim você pode ter uma agenda equilibrada e executável, facilitando a sua rotina de estudar e trabalhar.

Flexibilidade de horários

Alguns profissionais conseguem flexibilizar a jornada de trabalho. Há empresas que oferecem o home office, trabalho feito de casa, ou permitem o meio expediente. Há também aquelas que negociam a redução do turno para que o colaborador tenha mais tempo para se dedicar à sua formação. Assim ele tem horários mais equilibrados e não precisa optar entre trabalhar ou estudar.

Na área acadêmica, os cursos de educação a distância são uma ótima opção. Não sendo necessário comparecer às aulas presenciais todos os dias, você pode economizar tempo de deslocamento sem prejudicar os estudos, mesmo tendo uma agenda de viagens comerciais, por exemplo.

Mas atenção: para qualquer uma dessas opções (horário reduzido ou ensino a distância), é preciso programar todos os compromissos da semana. Você pode ter uma agenda tradicional, de papel, no celular ou até uma planilha no computador. O mais importante é ter um local para listar e acompanhar o cumprimento de tarefas. Trabalhar e estudar exige planejamento e organização!

Coletividade

Outra dica para conciliar trabalho e estudo é a coletividade. Tente organizar com seus colegas alternativas para aliviar rotinas. No ambiente comercial, veja se é possível programar caronas para otimizar o tempo de deslocamento até a empresa. No seu curso, confira a possibilidade de realizar atividades em grupo. O compartilhamento de rotinas e tarefas pode ser uma boa alternativa na gestão do tempo.

Por fim, lembre-se que a dupla jornada de trabalhar e estudar tem “prazo de validade”. Com foco e determinação, assim que a carga horária do seu curso for cumprida, você terá ainda mais qualificação e capacitação para o mercado.

Gostou dessas dicas? Aproveite e compartilhe com seus amigos. Ajude-os a conciliar a rotina de trabalhar e estudar também!