Curso tecnólogo: o que é, por que fazer e vantagens

Postado em 7 de jan de 2021
Loading...

Você sabia que quem faz um curso tecnólogo consegue um emprego com mais facilidade quando comparado a quem fez bacharelado? É o que diz uma pesquisa do Banco Mundial.

De acordo com o estudo, os egressos de graduações tecnológicas, os famosos cursos superiores de dois anos, ficam menos tempo desempregados e têm salários 13% mais altos do que quem começou um bacharelado.

Esse cenário é mais um indício de que os cursos tecnólogos vieram para ficar e que são a melhor opção quando você deseja uma formação mais focada e rápida.

Neste artigo, nós vamos conversar sobre tudo o que você precisa saber sobre um curso tecnólogo: as características, como funciona, por que fazer e quais opções existem.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

O que é um curso tecnólogo?

O curso tecnólogo é uma graduação de curta duração e ensino focado.

Ou seja, esse tipo de curso superior dura entre 2 e 3 anos, e tem como característica focar na atuação profissional e prática do estudante. Para isso, a faculdade tecnológica deixa de fora da grade curricular as disciplinas puramente teóricas.

Você ainda encontra teoria sendo discutida nesse tipo de graduação, porém o foco está em preparar a prática do estudante para que ele ingresse no mercado de trabalho mais rápido.

Outra característica dos cursos tecnólogos é que grande parte deles surgiu para suprir necessidades específicas do mercado em determinados cargos. Por isso, você encontra entre a lista de cursos de graduação, faculdades como Cafeicultura e Geoprocessamento.

Durante a graduação tecnológica, o estudante também tem acesso à laboratórios para desenvolver as habilidades que serão úteis na rotina de sua futura profissão.

Como surgiram os cursos tecnológicos

Os tecnólogos surgiram em 1969 no Brasil. Na época, um decreto do governo passou a permitir que escolas técnicas ministrassem cursos superiores de duração mais curta.

Durante o início dos anos 1970, os tecnólogos ainda eram vistos como um nível intermediário entre o ensino técnico (de nível médio) e a graduação (nível superior). Porém, em 1973, um parecer mudou a nomenclatura para identificá-los como cursos superiores de tecnologia.

Desde então, os cursos tecnólogos fazem parte do hall das graduações no Brasil.

🔵 Leia também: Curso tecnólogo é superior? Tire essa e outras dúvidas aqui!

Quais são os cursos de tecnólogo?

Como você viu acima, é possível encontrar diversas opções de cursos tecnólogos no país. As opções vão desde formação bastante específicas até cursos comuns e disputados.

Confira na listagem abaixo as principais graduações tecnológicas do Brasil:

Quais são os cursos tecnólogos em alta?

Assim como existem cursos de bacharelado e licenciatura em alta, também existem cursos tecnólogos em alta que você pode fazer.

Um curso estar em alta significa que ele está valorizado no mercado, seja porque as empresas sentiram a necessidade desse profissional, seja porque a própria profissão se encontra em alta.

É importante frisar que qualquer curso tecnólogo na área de tecnologia é um curso em alta neste momento, já que o mercado de TI se encontra acelerado.

🔵 Leia também: Profissões em alta: conheça as áreas mais promissoras

Quais os cursos tecnólogos que mais empregam?

Recentemente, uma pesquisa investigou quais eram os cursos superiores que mais mantinham os egressos empregados. Ou seja, qual era a formação superior de pessoas que nunca, ou quase nunca, ficaram desempregadas.

E aqui está a lista dos cursos tecnólogos que mais apareceram na pesquisa:

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Quem pode fazer um curso tecnológico?

Assim como qualquer outro curso de nível superior, para fazer um curso tecnológico você precisa ter concluído o Ensino Médio.

Ou seja, diferente de um curso técnico, você não pode fazer uma faculdade tecnológica e estar cursando a escola ao mesmo tempo.

Fora esta limitação, qualquer um pode fazer o curso tecnólogo.

Entretanto, é mais comum vermos os cursos superiores de tecnologia sendo buscados por quem já está no mercado de trabalho e desejam novas oportunidades, seja dentro de sua área de atuação ou em uma possível mudança de profissão.

Quais as vantagens de fazer um tecnólogo?

Nessa altura do texto, você já deve ter entendido as principais vantagens em fazer um curso de dois anos. Mas vamos deixar os principais benefícios bem claros:

  1. Eles têm curta duração: como você viu, os cursos tecnólogos levam entre dois ou três anos. Isso significa que você consegue um diploma de ensino superior na metade do tempo que levaria fazendo um bacharelado ou uma licenciatura.
  2. As aulas são mais práticas: por conta de ser mais voltado ao mercado de trabalho, os tecnólogos acabam focando muito mais na prática da profissão. Ou seja, você sai da faculdade sabendo como colocar a mão na massa.
  3. Ele é um curso superior: como os tecnólogos são cursos superiores, você pode aproveitar esse diploma para investir na pós-graduação, fazer concursos públicos e conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Como entrar em um curso tecnólogo?

Existem algumas possibilidades, mas as principais são: fazendo o vestibular da instituição na qual você deseja estudar ou usando o Enem para acessar através de programas do governo.

É possível ingressar em um tecnólogo através da seleção do Prouni e também utilizar o Fies para financiar o curso tecnólogo em uma instituição particular.

Porém, tome alguns cuidados antes de escolher a sua instituição de preferência. É preciso ter certeza de que ela é uma instituição reconhecida pelo MEC e que vai entregar um diploma válido para você no final do curso.

Tendo esses cuidados, você está pronto para começar sua faculdade e conquistar um lugar de destaque no mercado de trabalho!

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!