EJA 2024: quem pode fazer e como funciona o supletivo a distância

Postado em 1 de ago de 2020
Loading...

Não conseguiu terminar o ensino fundamental ou médio? Você não está só.

No Brasil, metade da população acima de 25 anos não tem a educação básica completa, segundo dados do IBGE. Desse número, 33,1% das pessoas não terminaram o ensino fundamental.

Por essa razão, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ótima oportunidade para quem deseja concluir a educação básica. Com o diploma em mãos, é possível começar uma faculdade e participar de concursos públicos que exigem escolaridade mínima.

Neste artigo, você confere todas as informações necessárias sobre a EJA para voltar a estudar o quanto antes. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é EJA?

EJA é a sigla de Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada.

A EJA também é popularmente conhecida como supletivo.

Quais os objetivos da EJA?

A EJA foi instituída pelo Governo Federal com o principal objetivo promover a inclusão social e o acesso de jovens e adultos à educação.

No entanto, outras finalidades também são alcançadas, como a flexibilidade e a economia de tempo e dinheiro dos estudantes, além da inclusão digital pelo uso da tecnologia na educação.

Quais são as etapas da EJA?

Quando nos referimos à educação formal, estamos falando da educação básica. Ela engloba a educação infantil, o ensino fundamental obrigatório de nove anos e o ensino médio.

Sendo assim, a EJA é dividida em duas etapas:

  • Etapa 1 - Ensino Fundamental: em menos de dois anos, é possível concluir o ensino fundamental. Os estudantes, durante esse período, são inseridos no processo de ensino e aprendizagem e são estimulados a novas maneiras de aprender e pensar. 
  • Etapa 2 - Ensino Médio: com duração média de 18 meses, a fase do ensino médio na EJA completa a educação básica. Dessa forma, os estudantes estão preparados para prestar vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Quem pode se inscrever na EJA?

Como vimos, a EJA tem duas etapas, e os critérios para inscrição são estabelecidos para cada uma delas. A primeira etapa, do Ensino Fundamental, é destinada a jovens a partir dos 15 anos. Já para a segunda, do Ensino Médio, é preciso ter mais de 18 anos.

Respeitadas as idades mínimas, podem se inscrever na EJA:

  • Cidadãos em geral;
  • Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;
  • Pessoas privadas de liberdade.

Quais as datas de inscrição da EJA?

As inscrições para a EJA costumam acontecer duas vezes por ano, para início das aulas no primeiro e no segundo semestre.

Cada município segue uma programação. Por isso, é importante consultar o calendário da sua cidade para descobrir quando os cursos estarão disponíveis.

Como se inscrever na EJA?

Para fazer as inscrições na EJA, os candidatos devem comparecer à escola em que desejam estudar. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

Se as vagas não forem suficientes para a matrícula de todos os interessados, devido à infraestrutura, a unidade estudantil deverá comunicar os estudantes.

🔵 Leia também: Entenda a diferença entre vestibular e Enem

O que é necessário para realizar a matrícula?

A EJA é oferecida em todo o Brasil, mas cada região estabelece seus próprios procedimentos para a admissão de alunos. De modo geral, a maioria dos locais solicita as seguintes documentações para a realização da matrícula:

  • Cópia da carteira de identidade
  • Cópia da certidão de nascimento
  • Comprovante de endereço
  • Duas fotos 3×4
  • Histórico escolar.

Matrícula Fácil EJA

A Matrícula Fácil EJA é uma facilidade dos órgãos públicos para a inscrição dos estudantes.

Trata-se de um portal online para a realização da matrícula, que está disponível nos seguintes estados brasileiros:

Para acessá-lo, é só clicar no nome do seu estado na lista acima.

🔵 Leia também: Qual profissão combina comigo? 7 passos para escolher sua carreira

 

Como funciona a EJA?

A EJA pode ser cursada presencialmente ou a distância.

Na modalidade presencial, a dinâmica é similar ao modelo tradicional das escolas. Os estudantes precisam frequentar às aulas todos os dias, durante quatro horas.

O supletivo a distância

O supletivo a distância possui duas modalidades: online e por correspondência.

Caso o aluno opte por realizar a modalidade por correspondência, após efetivar a matrícula, receberá em casa todo o material necessário para iniciar os estudos.

Já no formato online, o aluno terá acesso a uma plataforma na internet, com todo o conteúdo disponível para seguir com o curso.

Em ambos os modelos, são aplicadas provas finais para certificar o aluno. Nesse caso, as avaliações acontecem presencialmente, conforme exigência do Ministério da Educação (MEC).

Algumas instituições ainda realizam provas mensais ou bimestrais, no intuito de avaliar o nível de aprendizagem do aluno e consolidar o conhecimento adquirido.

No entanto, vale conferir com a instituição escolhida quais são as regras para a realização de exercícios, trabalhos e aplicação de provas.

Vantagens de fazer o supletivo a distância

A modalidade EAD oferece a flexibilidade necessária para você estudar nos horários em que puder. Para quem trabalha em empregos com escalas 12x36, por exemplo, ter essa facilidade é de grande importância.

Também serve para aqueles que moram longe de seus trabalhos e não conseguem chegar a tempo nas aulas. Além disso, é possível assistir a todo o conteúdo e fazer as lições da sua própria casa ou de qualquer outro lugar do mundo, apenas com acesso à internet.

No supletivo a distância, você ainda pode iniciar o curso em qualquer momento do ano. Ou seja, não precisa aguardar o início do semestre para começar. 

Por fim, vale dizer também que não é obrigatória a dedicação ao curso diariamente, como acontece no ensino presencial.

Contudo, quanto mais rápido você fizer as aulas, mais cedo poderá concluir os estudos. E se engana quem pensa que, por realizar um curso supletivo, haverá deficiência no aprendizado.

O conteúdo do curso é completo e o diploma possui a mesma validade do documento entregue no fim do ensino regular. Portanto, após terminar os estudos, você estará apto a planejar os próximos passos da sua vida estudantil e profissional.

🔵 Leia também: Ainda vale a pena fazer faculdade? Sim! Veja os motivos

Quais são as matérias que se aprende na EJA?

Os alunos da EJA têm as mesmas disciplinas que os estudantes da educação básica. Assim, na etapa do Ensino Fundamental, eles aprendem:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • História
  • Geografia
  • Ciências
  • Inglês
  • Artes
  • Educação Física

Já no Ensino Médio, que é a segunda etapa, a grade curricular é composta por:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Quanto tempo leva para concluir um ano letivo da EJA?

Um dos benefícios da EJA é a flexibilidade de tempo. O curso é mais rápido do que o ensino regular. O ensino fundamental inteiro pode ser concluído em dois anos, enquanto o ensino médio leva um ano e meio.

Como realizar a prova da EJA?

Depois de cursar a EJA, o estudante está apto a fazer a prova para concluir os estudos. Essa avaliação é aplicada pela Secretarias Municipais ou Estaduais de Educação.

Os interessados devem procurar os órgãos, ou uma escola, com documentos de identificação para fazer a inscrição, que é gratuita.

🔵 Leia também: Qual é a diferença entre técnico e tecnólogo?

Certificação EJA

A prova da EJA, da qual citamos no tópico anterior, serve para conceder a certificação do curso. Ela avalia as habilidades dos estudantes para obter um certificado de conclusão da etapa do ensino fundamental ou médio.

Podem realizar o teste e pleitear a certificação os estudantes que fizeram a EJA e aqueles que estudaram por conta própria.

EJA é a melhor opção para terminar os estudos?

Para quem não conseguiu cursar o ensino fundamental e/ou o médio, a EJA é uma oportunidade de obter essa educação. Se o seu objetivo é, de fato, aprender os conteúdos, e você tem disponibilidade para se dedicar aos estudos, ela é uma excelente opção.

Agora, se a sua finalidade é, exclusivamente, conquistar o diploma, existem outros meios mais fáceis e rápidos. Descubra a seguir:

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação que afere as competências, habilidades e saberes de pessoas que não concluíram a educação básica na idade adequada. Não é necessário ter concluído a EJA para fazer a prova.

O Encceja é realizado desde 2002 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC que também organiza o Enem.

Já a emissão do certificado e a declaração de proficiência são feitas pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Quais as diferenças entre EJA e Encceja?

A principal diferença entre EJA e Encceja é que o primeiro se trata de uma modalidade de ensino, enquanto o segundo é apenas um exame.

O Encceja é um exame criado para fornecer diplomas de ensino fundamental e médio a pessoas que passaram na idade regular de certificação para esses níveis de ensino básico.

A inscrição para o Encceja é gratuita e realizada pela internet. O candidato deve preencher o formulário solicitado no site com as informações pessoais e responder o questionário socioeconômico.

Tanto EJA quanto Encceja proporcionam a certificação no ensino fundamental e médio.

Quem pode fazer o Encceja

  • Jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não concluíram os estudos em idade apropriada;
  • Jovens e adultos com registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil;
  • Certificação do ensino fundamental: ter a idade mínima de 15 anos completos na data de realização do Exame;
  • Certificação do ensino mínimo: ter a idade mínima de 18 anos completos na data de realização do Exame.

Como são as provas do Encceja

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, além de uma redação.

As provas avaliam as seguintes áreas do conhecimento:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

As provas do Encceja são aplicadas em um único dia, no período da manhã e da tarde.

🔵Leia também: Quantas questões tem que acertar no Encceja? Tire suas dúvidas aqui

Cuidados ao escolher um supletivo a distância

Antes de realizar sua matrícula em alguma instituição que ofereça EJA, preste atenção em todos estes pontos:

  • Verifique se a instituição de ensino é certificada pela Secretaria de Educação do seu estado. Essa checagem é crucial para garantir a validade do seu certificado de conclusão;
  • A realização de provas finais no formato presencial é uma exigência do MEC. Portanto, certifique-se de que a instituição atende a esse requisito;
  • O MEC também exige que cada série do supletivo seja realizada em, no mínimo, 6 meses. Se a instituição onde você planeja se matricular prometer um tempo menor que esse, desconfie;
  • Faça uma pesquisa dos locais onde pretende estudar e, então, peça para ver os materiais didáticos. Entenda, primeiro, sobre a metodologia de ensino e as condições de avaliação das atividades realizadas;
  • Veja com a escola quais tipos de suporte ela oferece (se há grupos de estudo, mentoria, como funciona a central de atendimento ao aluno e plantão de dúvidas).

E então, está se sentindo preparado para buscar a instituição mais próxima para completar seus estudos? Lembre-se de se informar com a escola mais perto de você!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!