Imagine uma sala de aula com 60 estudantes, um professor e 50 minutos para transmitir conhecimento, receber feedback dos alunos, tirar dúvidas e esclarecer outros pontos importantes do tema.

Será que dá tempo de um professor cumprir com tudo isso e ainda oferecer um atendimento individualizado a cada aluno? Certamente sua resposta foi “impossível”.

E realmente o modelo tradicional de aulas, em que o professor é visto como um transmissor de conhecimento e os alunos simples receptores já não atende às necessidades de aprendizagem. Talvez nunca tenha atendido plenamente.

Cada pessoa aprende de uma maneira e num ritmo diferentes. É por esse motivo que a educação personalizada vem ganhando destaque nas escolas e também nas faculdades.

Quer saber como funciona a personalização do ensino e como o ensino a distância contribui para essa nova abordagem educacional? Siga com a leitura!

O que é educação personalizada?

A aprendizagem personalizada é uma abordagem educacional que respeita as necessidades, habilidades e interesses de cada estudante.

Ela permite que cada aluno avance nos conteúdos segundo seu próprio ritmo de estudos, podendo demorar-se mais nas disciplinas em que tem mais dificuldade e avançar mais rápido naquelas em que tem mais facilidade.

Como funciona a personalização do ensino?

Cada instituição de ensino determina uma metodologia de trabalho, como a oferta de conteúdos por módulos ou trilhas de aprendizagem, por exemplo.

Os professores atuam como orientadores do processo de aprendizagem, sanando dúvidas, respondendo a perguntas e auxiliando os estudantes à medida que eles apresentam dificuldades ou interesse por aprofundar-se em determinado tema.

Nessa abordagem educacional, costuma-se trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem, como a aprendizagem baseada em problemas ou projetos. Dessa maneira, os alunos aliam teoria e prática ao longo do curso e concluem sua formação prontos para o mercado de trabalho.

Por que optar pela educação personalizada?

Quando você não precisa estar constantemente correndo atrás dos conteúdos ministrados pelos professores e pode organizar a sua agenda conforme suas possibilidades, a motivação para estudar se torna maior.

Com mais motivação, você se envolve mais com os conteúdos, desenvolvendo seus conhecimentos com segurança e tranquilidade. Consequentemente, se torna mais confiante em relação à sua formação e à sua qualificação para ingressar no mercado de trabalho.

Como o EAD contribui para a aprendizagem personalizada?

A união entre tecnologia e conhecimento é um dos pilares da educação personalizada, pois é por meio da tecnologia que a instituição de ensino e os professores podem compreender melhor as necessidades de aprendizagem de cada aluno.

Ao realizar as atividades propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o estudante testa seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, informa aos professores como está sua evolução em cada disciplina.

Quando um professor detecta que um aluno não está obtendo os resultados esperados, pode dar maior atenção à ele sem prejudicar os demais colegas, pois todos têm o desempenho monitorado a cada tarefa cumprida.

A educação personalizada também é favorecida na educação a distância pela flexibilidade dos cronogramas de atividades e pela facilidade que os estudantes têm de revisitar os conteúdos mais complexos quantas vezes for necessário. Afinal, as aulas ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Comunicando-se com professores e colegas por meio de chats, fóruns e e-mails, os alunos têm a possibilidade de ampliar suas fontes de consulta, compartilhar conhecimento e desenvolver projetos em equipe, o que contribui para uma formação mais completa e focada nos interesses reais de cada estudante.

O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.