header-blog-UCS

Blog do EAD UCS

Diferenças entre faculdade, universidade e centro universitário

UCS
Postado em 23 de jul de 2019

No dia a dia, os termos são utilizados como sinônimos para definir qualquer instituição de Ensino Superior (IES), mas não é bem assim. Você sabe qual a diferença entre faculdade e universidade? E entre centro universitário e universidade?

Mais do que uma questão de curiosidade, entender as diferenças entre esses três tipos de instituição de ensino é algo que pode orientar a sua escolha de onde estudar.

Continue a leitura e aprenda a diferenciar faculdade, universidade e centro universitário!

Afinal, o que é uma faculdade?

Como explica o MEC, todas as instituições de Ensino Superior são credenciadas como faculdades, inicialmente. A alteração para universidade ou centro universitário depende de algumas características que veremos mais adiante.

Uma faculdade pode ser uma instituição pública ou privada e é focada em uma determinada área de conhecimento, como é o caso de uma faculdade de Direito ou faculdade de Medicina, por exemplo. Esse tipo de IES precisa da autorização do MEC para abrir novos cursos, e pode oferecer opções de graduação e pós-graduação.

Para o MEC, o corpo docente de uma faculdade deve ser formado por profissionais que detenham, ao menos, o título de especialistas em suas áreas.

Para quem a faculdade é indicada

O fato de oferecer um volume menor de cursos e se limitar a determinada área de conhecimento não faz com que a qualidade do ensino em uma faculdade seja ruim.

O critério que você deve considerar é seu próprio planejamento para a educação continuada. Se, após a graduação, você deseja se aprofundar na área de sua formação, uma faculdade pode ser a escolha ideal.

O que é uma universidade?

Uma das formas mais simples de entender a diferença entre faculdade e universidade é considerar que a universidade representa uma instituição de ensino que reúne várias faculdades.

Mais do que ter uma faculdade de Direito e outra de Medicina ― seguindo os exemplos mencionados anteriormente ―, uma universidade precisa abrir espaço para o ensino da pesquisa e extensão. Diferente das faculdades, porém, as universidades têm autonomia para abrir novos cursos.

Além disso, o MEC determina que universidades tenham o mínimo de quatro programas de pós-graduação stricto sensu, sendo ao menos um deles de doutorado.

No que diz respeito ao corpo docente, uma universidade deve contar com, no mínimo, um terço de profissionais que sejam mestres ou doutores em suas áreas.

Para quem a universidade é indicada

Conhecendo as diferenças entre faculdade e universidade, fica mais fácil entender que o segundo tipo de instituição costuma ser mais indicado para quem pretende desenvolver pesquisas acadêmicas e participar de projetos de extensão.

A universidade, porém, não deixa de ser uma opção interessante para quem tem foco diferente da vida acadêmica. Vale considerar que um programa de mestrado ou doutorado pode ser desenvolvido com o objetivo de encontrar soluções para o mercado de trabalho, aplicáveis em atuação fora da docência.

E, por fim, o que é um centro universitário?

Nem só entre faculdade ou universidade é feita a escolha da instituição de ensino ideal. Quem deseja ingressar em uma graduação pode optar ainda por um centro universitário.

Esse tipo de instituição é um meio termo entre as outras duas, sendo maior que uma faculdade ― podendo abranger uma ou mais áreas de conhecimento e oferecer mais cursos ― e menor que uma universidade.

Como com a faculdade, não tem obrigação de oferecer cursos de pós-graduação, pesquisa e extensão. Por outro lado, tem a mesma exigência de uma universidade de ter ao menos um terço de seu corpo docente formado por mestres e doutores, além da autonomia para criar novos cursos.

Para quem o centro universitário é indicado

Considerando as diferenças entre faculdade e universidade e o fato do centro universitário apresentar uma mistura de suas características, esse tipo de instituição pode ser indicado como uma boa alternativa em sua busca da IES ideal.

Como os demais tipos de instituição, um centro universitário pode oferecer tanto cursos que direcionem você para seguir a carreira acadêmica quanto que o preparem para enfrentar o mercado. Assim, é importante considerar suas ambições para os seus estudos e carreira e possibilidades oferecidas pelo centro universitário de sua preferência.

E então, já sabe qual o tipo de instituição de ensino é a escolha certa para você? Compartilhe este post com outras pessoas e ajude-as a fazer essa escolha também!

 

UCS

Por UCS

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!