Mercado de Trabalho

Entenda a diferença entre Currículo Lattes e Vitae

Por Redação   | 

 Tag: Mercado de Trabalho

Quem está inserido no mercado de trabalho provavelmente já conhece o famoso CV, ou currículo vitae, não é mesmo?

Mas você sabia que esse não é o único modelo de currículo que existe? Pois é!

Neste artigo vamos te mostrar outra ferramenta que pode ser importante para o seu desenvolvimento pessoal, o Currículo Lattes. 

Continue a leitura para entender a diferença entre Currículo Lattes e Vitae e como o currículo lattes pode te ajudar a conseguir destaque.

Você vai conferir:

O que é o Currículo Lattes?
Quando tenho que criar o meu Currículo Lattes?
O que é o Curriculum Vitae?
Qual o momento para criar o Curriculum Vitae?

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que é o Currículo Lattes?

Destinado a estudantes, pesquisadores e professores brasileiros, o Currículo Lattes é um sistema de informação de currículo criado em meados dos anos 1990 com o objetivo de reunir todas os dados relacionadas à produção acadêmica dos profissionais cadastrados, sejam publicações, participação em eventos, premiações, cursos, entre outras. 

O Currículo Lattes é mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é um documento obrigatório para a participação em editais de processos seletivos de bolsas de estudo, pesquisa, doutorado sanduíche, entre outros. 

Sua formação, no entanto, remonta aos anos 1980, quando surgiu a necessidade de padronização das informações sobre especialistas nas diferentes áreas do conhecimento.

Porém, foi em 1999 que a plataforma digital foi fundada, e o modelo de Currículo Lattes que conhecemos hoje foi instaurado. 

Hoje, a plataforma lattes já está consolidada, inclusive, em outros países de língua portuguesa, como Portugal e Moçambique. Ela também foi implantada em outros locais da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru. 

Como já deu para perceber, o foco desse modelo é a pesquisa acadêmica de forma geral.

Ele é utilizado para armazenar toda a participação em eventos científicos, publicações, projetos, prêmios, cursos e outras informações relevantes.

Esse é o atributo-chave para se entender a diferença entre Currículo Lattes e Vitae.

Quando tenho que criar o meu Currículo Lattes?

Toda pessoa envolvida no ensino superior pode criar seu Currículo Lattes.

Na verdade, ele deve ser feito logo no início da vida acadêmica de qualquer estudante de graduação.

Principalmente se houver o desejo de dar continuidade nos estudos e se envolver em projetos de pesquisa, extensão, bolsas de estudo e outros editais que pedem o Lattes. 

Para isso, basta acessar o portal do CNPq e cadastrar suas informações na base de dados do sistema.

Será necessário informar dados pessoais, além de referências de sua situação acadêmica e outras dados sobre experiência profissional.

O cadastro de novos usuários geralmente demora 24 horas para ser aprovado. Depois de criado, seu perfil pode ser atualizado sempre que houver necessidade.

Nele, será possível cadastrar participações em palestras, eventos científicos, pesquisas, publicações de artigos, seu projeto de TCC e tudo que fizer parte das suas atividades de graduação e pós-graduação.    

O que é o Curriculum Vitae?

O curriculum Vitae, ou simplesmente CV, é um documento muito importante para quem busca um lugar no mercado de trabalho.

Ele reúne as informações mais relevantes sobre a vida acadêmica e profissional das pessoas e é utilizado para candidaturas de emprego e processos seletivos. 

Sua estrutura é simples e deve conter:  

  • Informações pessoais, como nome, contatos, endereço residencial;
  • Resumo profissional, contendo seus objetivos e principais competências e habilidades; 
  • Suas experiências profissionais mais recentes;
  • Informações acadêmicas relevantes, como a graduação ou pós-graduação; 
  • Cursos e certificados, como os de idioma; 
  • outras habilidades relevantes para a vaga desejada. 

De forma geral, todos esses dados servem para atestar seu potencial diante de uma possível oportunidade de emprego.

Os recrutadores se baseiam no CV para filtrar candidatos, por isso, é essencial manter seu currículo atualizado e fazer o possível para se qualificar e se destacar dos concorrentes. 

Sendo assim, fica evidente a diferença entre Currículo Lattes e Vitae, visto que o CV é voltado para a atuação no mercado de trabalho, e o Lattes, para a carreira acadêmica.

Existem oportunidades em que ambos os currículos precisam ser utilizados, principalmente as de atuação em instituições vinculadas à pesquisa.

Leia este artigo para entender a diferença entre Currículo Lattes e Vitae e como o currículo lattes pode te ajudar a conseguir destaque.

Qual o momento para criar o Curriculum Vitae?

O momento ideal para criar o Curriculum Vitae é quando a pessoa estiver pronta para se candidatar a uma vaga de emprego.

Ou seja, quando ela já tiver experiência profissional e estiver atualizada com seus estudos, fazendo com que o CV tenha mais características de destaque. 

No entanto, é possível criar o currículo a qualquer momento e mantê-lo atualizado ao longo do tempo, para que esteja sempre preparado para uma possível oportunidade de emprego. 

Além disso, vale a pena lembrar que o currículo deve ser personalizado para cada vaga, pois assim as informações mais relevantes serão destacadas e a pessoa terá mais chance de se destacar dos demais candidatos.

Sem falar que o CV não precisa ser criado do zero. Existem diversos modelos disponíveis online, que podem ser usados como base para a construção do documento.  

O próprio LinkedIn, uma rede social voltada para o mercado de trabalho, funciona como um Curriculum Vitae.

Seu perfil concentra as informações mais relevantes sobre sua carreira e você tem a chance de explorar vagas e se conectar com outros profissionais. 

Formação de qualidade para o mercado e carreira acadêmica

Para quem busca aprimoramento pessoal e profissional, ambos os currículos são importantes.

Afinal, cada um cobre uma área específica da sua vida.

Enquanto o Curriculum Vitae é mais utilizado para encontrar boas oportunidades de emprego, o Currículo Lattes é uma ferramenta poderosa para conseguir bolsas de estudo e ter mais visibilidade na comunidade acadêmica. 

Por isso, não pense que por mais que você não esteja, no momento, interessado em oportunidades de trabalho que não vale a pena se esforçar para manter o CV atualizado.

O mesmo é válido para o Currículo Lattes. Afinal, oportunidades nunca anunciam sua chegada e é bom estar preparado para agarrá-las!

Além disso, é importante que você mantenha contato com outras pessoas da sua área de interesse, sejam elas profissionais, colegas de trabalho ou professores.

Isso pode ajudar a aprimorar suas habilidades e conhecimentos, mantendo-os sempre atualizados. E para alcançar seus objetivos,  é necessário ter uma formação de qualidade. Por isso, procure se atualizar constantemente.

Se você deseja mudar de área, faça cursos, busque por palestras, leia livros e assista a vídeos que possam ajudar a alavancar seu desempenho. 

Agora que você já entendeu a diferença entre Currículo Lattes e Vitae, e mais ainda, a importância desses documentos para seu desenvolvimento, que tal uma forma de desenvolver ambos?

Uma ótima oportunidade para se destacar tanto no mercado de trabalho quanto na comunidade acadêmica é a Graduação EAD da UCS.

Confira as opções de cursos disponíveis agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.