O que um bom vendedor precisa ter para conquistar clientes?

Postado em 30 de jul de 2023
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Alavancar as vendas é sempre uma preocupação dos profissionais da área comercial e, nesse sentido, algumas dicas para vendedor podem ajudar a cumprir a missão.

Aqui, entre nós, qual etapa do processo de vendas você acha mais difícil?

A prospeção ou o fechamento?

Segundo a HubSpot, 42% dos vendedores consideram a prospecção o momento mais difícil.

Bem, independentemente de qual for a sua dificuldade, neste artigo, abordaremos várias técnicas e recomendações que ajudarão você a vender mais. Acompanhe até o final:

 

Quais as qualidades que um bom vendedor precisa ter?

Antes de entrarmos no detalhe das dicas, vale fazer uma autorreflexão.

Será que você tem as principais características e habilidades de um bom vendedor?

Veja quais são elas:

Organização

Trabalho nenhum funciona sem organização, concorda?

E no caso do vendedor, essa característica é ainda mais importante.

Afinal, o profissional atende vários clientes por dia, com necessidades e desejos diferentes.

Além disso, cada um compra um produto ou serviço e tem sua própria experiência com o que adquiriu.

Saber tudo isso é essencial para o vendedor conseguir se comunicar com o cliente de forma personalizada.

🔵Leia também: A importância da gestão de vendas para o empreendedor

Resiliência

A resiliência é um atributo que diferencia os bons vendedores dos ruins.

Aquele que encara os momentos adversos de modo negativo é mais propenso a desistir.

Por outro lado, o que aproveita a maré baixa para inovar e dar a volta por cima tem mais chances de prosperar.

Na carreira de vendedor, os altos e baixos são recorrentes.

Por isso, saber lidar com essa oscilação é um passo importante para se tornar um profissional bem-sucedido.

Capacidade de fazer networking

Vendedor que não sabe se comunicar e sustentar relacionamentos dificilmente progride na carreira.

Afinal, o trabalho de vendas é todo fundamentado em clientes.

Ou seja, em fazer parceiros de negócios e atrair pessoas interessadas em comprar os produtos e serviços.

Para isso, não há outro jeito senão o networking.

Criar e ampliar a rede de contatos é uma atividade constante na vida do bom vendedor.

Competitividade

Ser competitivo não significa ser antiético, como é a visão de muita gente.

A competitividade pode, sim, ser algo positivo.

Ela ajuda os indivíduos a encontrarem motivação para dar o melhor de si em busca de resultados.

Assim, para o vendedor, é uma ótima caraterística, que influencia consideravelmente na capacidade de bater metas. 

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Dicas para vendedores

E, então, você preenche os requisitos de um bom vendedor?

Esperamos que sim.

Agora, vamos às dicas:

Siga um processo de vendas

O erro de muitos vendedores é acreditar que a venda acontece apenas diante do cliente.

Embora a postura do vendedor no momento da negociação tenha forte impacto na decisão de compra, ela é apenas uma das pontas do processo.

Vender bem requer planejamento e estratégia.

Vale ressaltar que o pós-venda também deve ser incluído neste meio.

Por isso, para ser um bom vendedor, você deve entender a jornada de consumo do seu cliente e estruturar bem todas as fases de interação com ele. 

Conheça seu produto e seu cliente

Se você não sabe como o seu produto funciona, como vai convencer o seu cliente a comprá-lo?

Ou, então, como vai ajudá-lo a solucionar uma necessidade?

Todo vendedor deve fazer uma imersão de conhecimento sobre os itens que vende.

Além disso, é preciso conhecer o cliente para compreender as dores e desejos dele.

Só assim você poderá oferecer o produto mais adequado e que o deixará plenamente satisfeito.

🔵Leia também: Prospecção de clientes: o que é, como fazer e dicas incríveis

Aprenda a ouvir verdadeiramente as pessoas

Você já ouviu falar sobre escuta ativa e diálogos genuínos?

Bem, estes são conceitos que reforçam a importância de escutar o que o outro tem a dizer.

Mas não é simplesmente ouvir.

É preciso livrar-se dos julgamentos e compreender o que está sendo dito.

Entregar-se verdadeiramente às conversas é uma atitude trivial de um bom vendedor.

Isso faz com que ele conheça o seu cliente e aprimore as suas vendas.

Para gerentes de vendas, também vale ouvir atentamente os seus funcionários.

🔵Leia também: Social listening: como as pessoas interagem com a sua marca?

Construa rapport com seu potencial cliente

Rapport é um conceito baseado na capacidade de criar uma conexão com o cliente.

Para isso, o vendedor deve reunir o máximo de informações que conseguir sobre ele, observando atentamente o comportamento, como gestos, expressões faciais e tom de voz, dentre outros elementos.

Essa é uma forma de fazer com o que o cliente sinta que o vendedor sabe exatamente o que ele quer e precisa.

Tenha atitude

Um bom vendedor não espera a venda cair do céu.

Ele é proativo e, portanto, age para conquistá-la.

Ter essa atitude é essencial para fechar negócios.

Há profissionais que têm medo de ouvir um não e, por essa razão, não tomam a iniciativa.

No entanto, é importante ter em mente que o trabalho é assim. 

Nem sempre as vendas serão finalizadas.

Saiba onde está errando, e corrija

Se as vendas não estão acontecendo conforme o planejado, é hora de identificar o que pode estar errado.

Quando você utiliza um processo de vendas, fazer esse reconhecimento é mais fácil.

Após descobrir as falhas, crie estratégias e ações para corrigi-las.

Acompanhe suas métricas

As métricas servem para mensurar o desempenho do trabalho.

Ao acompanhá-las, você consegue ter a dimensão exata da sua performance como vendedor.

Faça isso constantemente.

Peça a venda

Pedir a venda significa direcionar o cliente para o fechamento dela.

Quando sentir que o cliente está pronto para efetivar a compra, conduza-o ao sim.

Aprenda a pedir a venda na hora certa e, com certeza, você verá os resultados.

Conheça o seu mercado

Além de conhecer o seu produto e o seu cliente, você precisa conhecer o seu mercado.

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Então, estude todo o setor de produtos esportivos.

Fique por dentro dos itens do mercado, dos concorrentes e das tendências.

Estude muito, estude sempre

Buscar aprendizado contínuo é uma dica valiosa para os vendedores.

Ainda que você tenha anos na profissão e consiga bons resultados, é importante aprimorar cada vez mais as suas técnicas e desenvolver novas habilidades.

Além disso, o mercado e o comportamento do consumidor mudam o tempo todo, e é preciso acompanhar as transformações. 

🔵Leia também: 6 cursos de gestão para quem quer iniciar uma carreira de sucesso

Acredite

Se você já começa o dia de trabalho pensando que não vai conseguir bater a meta, é melhor rever esse pensamento.

Para ter sucesso nas vendas, você precisa acreditar. 

Confie no seu processo e no seu potencial e esforce-se sempre para dar o seu melhor.

10 técnicas que um bom vendedor precisa saber para ter sucesso em vendas

Além das dicas acima, vale também aplicar as técnicas, que funcionam como verdadeiros mandamentos do vendedor.

Acompanhe:

Atitude positiva

Esta técnica representa exatamente o que mencionamos na dica “Acredite”.

Tenha uma atitude positiva e acredite que você é capaz de fechar as vendas.

Autoconfiança

A atitude positiva é reflexo da sua autoconfiança.

E ela não espelha apenas na sua vontade de vencer. 

Os clientes também percebem a sua segurança e, dessa forma, ficam mais propensos a fazer negócios.

Atitudes diárias

O sucesso é construído aos poucos.

Por isso, dedique-se todos os dias para conquistá-lo.

O cuidado com a rotina é essencial para conseguir cada vez mais vendas.

O poder da crença, pense no sim

Aqui vale pensar não só na crença pessoal, de que você é capaz de realizar uma venda, mas em tudo o que essa comercialização representa.

Acredite no produto, na empresa e no potencial de transformar a vida de um cliente.

Controle nas conversações

O diálogo é o que conduz um cliente ao sim.

Por essa razão, procure assumir o controle da conversa.

Faça as perguntas certas e direcione o cliente para a venda.

Preparação

Falamos da importância de estabelecer um processo de vendas e isso inclui a sua preparação como vendedor.

No entanto, tenha a cautela de não focar apenas nas suas técnicas e roteiros, e busque pensar no cliente e nas necessidades dele.

Seja memorável

Não é sobre ser memorável para o cliente, mas, sim, para você mesmo.

Trabalhe com paixão e faça o seu dia a dia de trabalho ser significativo.

Quando você é feliz no que faz, seus clientes percebem isso e confiam mais em você.

O poder da criatividade

Deixe a sua criatividade fluir. Ser criativo é uma forma de obter um diferencial. Com isso, você se destaca entre os seus concorrentes.

Gere valor

Lembre-se sempre de dar valor ao seu cliente. O discurso, por si só, não convence ninguém. É preciso demonstrar sentimentos.

Empodere as suas vendas

Todas essas técnicas listadas até aqui são parte de uma mentalidade forte e poderosa.

Adote esses hábitos e transforme-se em um vendedor de sucesso.

Empodere as suas vendas!

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Conclusão

Gostou das dicas para vendedor que mostramos neste artigo?

Bem, para finalizar, vale destacar uma delas: “estude muito, estude sempre”.

Acompanhar este conteúdo até o final já é uma forma de buscar conhecimento, mas não se limite a ela.

Leia bastante, pesquise, troque ideias com outros vendedores e amplie seus horizontes. E continuar acompanhando o Blog do EAD vai te ajudar nesse processo:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

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