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dicas para vendedor saiba como ser um bom

Alavancar as vendas é sempre uma preocupação dos profissionais da área comercial e, nesse sentido, algumas dicas para vendedor podem ajudar a cumprir a missão.

Aqui, entre nós, qual etapa do processo de vendas você acha mais difícil?

A prospeção ou o fechamento?

Segundo a HubSpot, 42% dos vendedores consideram a prospecção o momento mais difícil.

Bem, independentemente de qual for a sua dificuldade, neste artigo, abordaremos várias técnicas e recomendações que ajudarão você a vender mais.

Acompanhe até o final!

Quais são as qualidades de um bom vendedor?

Antes de entrarmos no detalhe das dicas, vale fazer uma autorreflexão.

Será que você tem as principais características e habilidades de um bom vendedor?

Veja quais são elas:

Organização

Trabalho nenhum funciona sem organização, concorda?

E no caso do vendedor, essa característica é ainda mais importante.

Afinal, o profissional atende vários clientes por dia, com necessidades e desejos diferentes.

Além disso, cada um compra um produto ou serviço e tem sua própria experiência com o que adquiriu.

Saber tudo isso é essencial para o vendedor conseguir se comunicar com o cliente de forma personalizada. 

Resiliência

A resiliência é um atributo que diferencia os bons vendedores dos ruins.

Aquele que encara os momentos adversos de modo negativo é mais propenso a desistir.

Por outro lado, o que aproveita a maré baixa para inovar e dar a volta por cima tem mais chances de prosperar.

Na carreira de vendedor, os altos e baixos são recorrentes.

Por isso, saber lidar com essa oscilação é um passo importante para se tornar um profissional bem-sucedido.

Capacidade de fazer networking

Vendedor que não sabe se comunicar e sustentar relacionamentos dificilmente progride na carreira.

Afinal, o trabalho de vendas é todo fundamentado em clientes.

Ou seja, em fazer parceiros de negócios e atrair pessoas interessadas em comprar os produtos e serviços.

Para isso, não há outro jeito senão o networking.

Criar e ampliar a rede de contatos é uma atividade constante na vida do bom vendedor.

Competitividade

Ser competitivo não significa ser antiético, como é a visão de muita gente.

A competitividade pode, sim, ser algo positivo.

Ela ajuda os indivíduos a encontrarem motivação para dar o melhor de si em busca de resultados.

Assim, para o vendedor, é uma ótima caraterística, que influencia consideravelmente na capacidade de bater metas. 

Dicas para vendedores

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E, então, você preenche os requisitos de um bom vendedor?

Esperamos que sim.

Agora, vamos às dicas:

Siga um processo de vendas

O erro de muitos vendedores é acreditar que a venda acontece apenas diante do cliente.

Embora a postura do vendedor no momento da negociação tenha forte impacto na decisão de compra, ela é apenas uma das pontas do processo.

Vender bem requer planejamento e estratégia.

Vale ressaltar que o pós-venda também deve ser incluído neste meio.

Por isso, para ser um bom vendedor, você deve entender a jornada de consumo do seu cliente e estruturar bem todas as fases de interação com ele. 

Conheça seu produto e seu cliente

Se você não sabe como o seu produto funciona, como vai convencer o seu cliente a comprá-lo?

Ou, então, como vai ajudá-lo a solucionar uma necessidade?

Todo vendedor deve fazer uma imersão de conhecimento sobre os itens que vende.

Além disso, é preciso conhecer o cliente para compreender as dores e desejos dele.

Só assim você poderá oferecer o produto mais adequado e que o deixará plenamente satisfeito.

Aprenda a ouvir verdadeiramente as pessoas

Você já ouviu falar sobre escuta ativa e diálogos genuínos?

Bem, estes são conceitos que reforçam a importância de escutar o que o outro tem a dizer.

Mas não é simplesmente ouvir.

É preciso livrar-se dos julgamentos e compreender o que está sendo dito.

Entregar-se verdadeiramente às conversas é uma atitude trivial de um bom vendedor.

Isso faz com que ele conheça o seu cliente e aprimore as suas vendas.

Para gerentes de vendas, também vale ouvir atentamente os seus funcionários.

Construa rapport com seu potencial cliente

Rapport é um conceito baseado na capacidade de criar uma conexão com o cliente.

Para isso, o vendedor deve reunir o máximo de informações que conseguir sobre ele, observando atentamente o comportamento, como gestos, expressões faciais e tom de voz, dentre outros elementos.

Essa é uma forma de fazer com o que o cliente sinta que o vendedor sabe exatamente o que ele quer e precisa.

Tenha atitude

Um bom vendedor não espera a venda cair do céu.

Ele é proativo e, portanto, age para conquistá-la.

Ter essa atitude é essencial para fechar negócios.

Há profissionais que têm medo de ouvir um não e, por essa razão, não tomam a iniciativa.

No entanto, é importante ter em mente que o trabalho é assim. 

Nem sempre as vendas serão finalizadas.

Saiba onde está errando, e corrija

Se as vendas não estão acontecendo conforme o planejado, é hora de identificar o que pode estar errado.

Quando você utiliza um processo de vendas, fazer esse reconhecimento é mais fácil.

Após descobrir as falhas, crie estratégias e ações para corrigi-las.

Acompanhe suas métricas

As métricas servem para mensurar o desempenho do trabalho.

Ao acompanhá-las, você consegue ter a dimensão exata da sua performance como vendedor.

Faça isso constantemente.

Peça a venda

Pedir a venda significa direcionar o cliente para o fechamento dela.

Quando sentir que o cliente está pronto para efetivar a compra, conduza-o ao sim.

Aprenda a pedir a venda na hora certa e, com certeza, você verá os resultados.

Conheça o seu mercado

Além de conhecer o seu produto e o seu cliente, você precisa conhecer o seu mercado.

Você vende tênis para a prática de esportes?

Então, estude todo o setor de produtos esportivos.

Fique por dentro dos itens do mercado, dos concorrentes e das tendências.

Estude muito, estude sempre

Buscar aprendizado contínuo é uma dica valiosa para os vendedores.

Ainda que você tenha anos na profissão e consiga bons resultados, é importante aprimorar cada vez mais as suas técnicas e desenvolver novas habilidades.

Além disso, o mercado e o comportamento do consumidor mudam o tempo todo, e é preciso acompanhar as transformações. 

Acredite

Se você já começa o dia de trabalho pensando que não vai conseguir bater a meta, é melhor rever esse pensamento.

Para ter sucesso nas vendas, você precisa acreditar. 

Confie no seu processo e no seu potencial e esforce-se sempre para dar o seu melhor.

10 técnicas para o vendedor ter sucesso em vendas

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Além das dicas acima, vale também aplicar as técnicas, que funcionam como verdadeiros mandamentos do vendedor.

Acompanhe:

Atitude positiva

Esta técnica representa exatamente o que mencionamos na dica “Acredite”.

Tenha uma atitude positiva e acredite que você é capaz de fechar as vendas.

Autoconfiança

A atitude positiva é reflexo da sua autoconfiança.

E ela não espelha apenas na sua vontade de vencer. 

Os clientes também percebem a sua segurança e, dessa forma, ficam mais propensos a fazer negócios.

Atitudes diárias

O sucesso é construído aos poucos.

Por isso, dedique-se todos os dias para conquistá-lo.

O cuidado com a rotina é essencial para conseguir cada vez mais vendas.

O poder da crença, pense no sim

Aqui vale pensar não só na crença pessoal, de que você é capaz de realizar uma venda, mas em tudo o que essa comercialização representa.

Acredite no produto, na empresa e no potencial de transformar a vida de um cliente.

Controle nas conversações

O diálogo é o que conduz um cliente ao sim.

Por essa razão, procure assumir o controle da conversa.

Faça as perguntas certas e direcione o cliente para a venda.

Preparação

Falamos da importância de estabelecer um processo de vendas e isso inclui a sua preparação como vendedor.

No entanto, tenha a cautela de não focar apenas nas suas técnicas e roteiros, e busque pensar no cliente e nas necessidades dele.

Seja memorável

Não é sobre ser memorável para o cliente, mas, sim, para você mesmo.

Trabalhe com paixão e faça o seu dia a dia de trabalho ser significativo.

Quando você é feliz no que faz, seus clientes percebem isso e confiam mais em você.

O poder da criatividade

Deixe a sua criatividade fluir. Ser criativo é uma forma de obter um diferencial. Com isso, você se destaca entre os seus concorrentes.

Gere valor

Lembre-se sempre de dar valor ao seu cliente. O discurso, por si só, não convence ninguém. É preciso demonstrar sentimentos.

Empodere as suas vendas

Todas essas técnicas listadas até aqui são parte de uma mentalidade forte e poderosa.

Adote esses hábitos e transforme-se em um vendedor de sucesso.

Empodere as suas vendas!

Conclusão

Gostou das dicas para vendedor que mostramos neste artigo?

Bem, para finalizar, vale destacar uma delas: “estude muito, estude sempre”.

Acompanhar este conteúdo até o final já é uma forma de buscar conhecimento, mas não se limite a ela.

Leia bastante, pesquise, troque ideias com outros vendedores e amplie seus horizontes.

É importante ainda recorrer à educação continuada para desenvolver habilidades essenciais.

Na UCS - Universidade de Caxias do Sul, você encontra vários cursos de graduação para fazer a distância

Uma delas, a graduação tecnológica de Gestão Comercial, é indicada para vendedores

Acesse o nosso site e saiba mais!

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