Data Warehouse: definição, como aprender e mercado de trabalho

Postado em 6 de mai de 2023
Loading...

A ciência de dados tem se consolidado como uma ferramenta importante para as empresas na atualidade. O Data Warehouse é o precursor dessa tecnologia, com ferramentas que armazenam e analisam dados de diferentes fontes.  

Desde 1990, com a ascensão e difusão da internet e suas tecnologias, os dados vêm assumindo um papel de cada vez mais destaque na nossa sociedade.

Segundo um relatório produzido pelo We Are Social e Hootsuite de janeiro de 2021,  existem 4,66 bilhões de usuários na rede atualmente. E cada uma dessas pessoas produz uma grande quantidade de dados digitais diariamente.

Informações do relatório Data Never Sleeps ("dados não dormem nunca", em tradução livre), da empresa Domo, especializada em computação na nuvem, comprovam essa teoria.  

A empresa produz esse levantamento anualmente para identificar a quantidade de informação que é gerada na internet a cada minuto, todos os dias.

De acordo com a pesquisa, a cada minuto, 347 mil novos Stories são postados no Instagram, 147 mil fotos são publicadas no Facebook e 41 milhões de mensagens são trocadas no WhatsApp.

Mesmo que expressiva, a produção de dados nas redes sociais é apenas uma parte do total. Empresas de grande porte, por exemplo, armazenam e produzem uma infinidade de dados todos os dias.

Se anteriormente bastava armazenar essas informações, como base para o funcionamento de sistemas, na atualidade, o foco está na análise desses dados, pensando em como transformá-los em informações úteis para as empresas. É nesse contexto que entra o Data Warehouse.

Continue a leitura para saber mais sobre o que é Data Warehouse, como funciona a especialização e o mercado de trabalho na área:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é um Data Warehouse?

O Data Warehouse é um sistema de processamento e armazenamento de altos volumes de dados. O objetivo da tecnologia é centralizar dados de diversas fontes e facilitar sua consulta.

Traduzindo diretamente para o português, Data Warehouse significa "Armazém de Dados”. Ou seja, é uma tecnologia que permite a organização de banco de dados para análises e Business Intelligence (Inteligência de Negócios).

O conceito de Data Warehouse surgiu no meio acadêmico na década de 1980. Conforme os sistemas de informação empresariais se desenvolviam, foi crescendo a necessidade de uma tecnologia que permitisse a organização e a análise dos dados produzidos.

O desenho da base de dados do Data Warehouse favorece a análise de grandes volumes de dados, assim como possibilita a produção de relatórios com informações estratégicas para as empresas.

Essa característica da tecnologia foi essencial para sua implantação no universo corporativo.

O Data Warehouse faz parte do mercado de Business Intelligence, que se refere a um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis para um negócio.

Nesse sentido, o Data Warehouse é uma peça importante do mercado de Business Intelligence, afinal, a ferramenta foi projetada especificamente para análises de dados.

Essa tecnologia possibilita a criação e organização de relatórios por meio de históricos, ajudando as empresas a compreender relações e tendências entre os dados.

🔵 Leia também: O que é telecomunicações e por que o setor está em alta no Brasil?

Como funciona o Data Warehouse

O Data Warehouse funciona da seguinte forma: dentro de cada banco de dados, as informações são organizadas em tabelas e colunas. Dentro de cada coluna, é possível definir uma descrição dos dados, como número inteiro, campo de dados ou sequência. Já nas tabelas, as informações podem ser organizadas dentro de esquemas.

Essa organização garante a qualidade, consistência e precisão de dados, facilitando o acesso, a extração e, posteriormente, análise das informações coletadas.

Através desses dados, o Data Warehouse permite que as empresas identifiquem oportunidades ou riscos, sendo uma das funcionalidades essenciais dos sistemas de Business Intelligence.

Além disso, com o tempo, a tecnologia cria um registro histórico inestimável para os analistas de dados, proporcionando análises profundas que impactam diretamente as decisões de uma empresa.

Importância do Data Warehouse

Não restam dúvidas que vivemos na era da informação. Além de sermos bombardeados diariamente com notícias e informações importantes sobre o mundo, toda atividade digital gera algum tipo de dado.

Na atualidade, os dados vêm deixando de ser mera consequência das atividades virtuais e vem se configurando como ferramentas essenciais para o crescimento de empresas e negócios.

Não é à toa que grandes empresas da atualidade têm investido cada vez mais em soluções de Business Intelligence. A Amazon, gigante do e-commerce, é um ótimo exemplo. Sua estratégia de sucesso está estruturada em cima de Business Intelligence.

A empresa coleta informações como histórico de compras e localização para ajustar os algoritmos de marketing e afinar a estratégia de atendimento ao consumidor.

Outra empresa conhecida pelas boas práticas de Business Intelligence é a Netflix.

Utilizando os dados de seus milhões de usuários, o serviço de streaming identifica hábitos e gostos para construir sua programação e produzir seus conteúdos.

Ambas as empresas têm margens de lucro expressivas, demonstrando a importância da análise de dados para um negócio.

Como parte importante das soluções de Business Intelligence, o Data Warehouse é uma tecnologia promissora e que já faz parte das grandes potências comerciais da atualidade.

Essa tecnologia oferece para as empresas de todos os ramos e portes ótimas oportunidades de crescimento.  

🔵 Leia também: O que você vai aprender em um curso de Big Data Analytics?

Quem pode trabalhar com Data Warehouse

Como vimos anteriormente, Data Warehouse é uma tecnologia atual e muito necessária para praticamente todas as empresas da atualidade.

Em função dessa importância, especialistas nessa tecnologia encontram um mercado aquecido e cheio de oportunidades, visto que é uma área que ainda dispõe de poucos profissionais capacitados.

Pessoas que já desenvolvem trabalhos em áreas como tecnologia da informação, estatística, administração e marketing podem atuar na área de Business Intelligence e se especializar em Data Warehouse.

Ao focar nessa área, esses profissionais investem em uma carreira promissora e com cada vez mais oportunidades de crescimento.

Com a rapidez que as mudanças chegam em todo mundo, o setor de tecnologia é um dos que mais cresce. De acordo com dados do Banco Mundial, a previsão é que até 2024 sejam criadas 420 mil novas vagas na área de Tecnologia da Informação.

Além disso, com as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19, a tendência é que os meios digitais se fortaleçam ainda mais. Dessa forma, é essencial que existam profissionais capazes de gerar e analisar as grandes quantidades de dados que ainda virão a ser produzidas.

Como estudar Data Warehouse

O caminho mais indicado para quem quer se especializar nessa tecnologia é fazer um curso de TI e investir em uma especialização na área.

Escolha uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e que tenha nota máxima na avaliação de qualidade da pasta. Não deixe de considerar aquelas que oferecem bolsas de estudos e benefícios para os ingressantes.

Caso queira nos confiar sua formação, deixe seus dados abaixo!

 

 

Boa sorte na sua jornada!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!