Cursos de graduação EAD

Curso de TI: saiba tudo sobre o assunto! [Guia Completo]

Por Redação   | 

 Tag: Cursos de graduação EAD

Quem almeja uma carreira sólida e com boas perspectivas pode investir em um curso de TI. Isso porque a área de Tecnologia da Informação está em alta e deve permanecer dessa forma por muito tempo.

Além disso, não faltam oportunidades de trabalho, e os profissionais qualificados têm mais chances de trilhar um caminho de sucesso.

Ainda não está convencido? Então, você deve acompanhar este artigo. Nele, você vai ficar por dentro de tudo sobre o curso de TI e as profissões relacionadas à área. Boa leitura!

Você vai conferir:

O que é o curso de TI?
3 motivos de por que fazer um curso de TI
Quais são os cursos de TI?
Como é a faculdade de Tecnologia da Informação
Quanto ganha o profissional de TI?
Qual é o perfil de quem faz o curso de TI?
Onde estudar Tecnologia da Informação?

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que é o curso de TI?

Quando usamos o termo "curso de TI", estamos falando sobre uma graduação na área de Tecnologia da Informação.

Cursos dentro desta área costumam formar profissionais para atuar estratégica e operacionalmente dentro de uma organização utilizando a tecnologia como ferramenta.

Um curso de TI qualifica quem deseja trabalhar com a resolução de problemas dentro de sistemas de dados, desenvolvimento de softwares e análise de redes, por exemplo.

São diversos os cursos que existem dentro da área de Tecnologia da Informação. Porém, antes de falar deles, vamos entender do que se trata a TI.

O que é a Tecnologia da Informação?

A área de TI, a Tecnologia da Informação, utiliza a computação para o armazenamento, processamento, gerenciamento e uso dos dados.

Nas empresas, independentemente de porte ou segmento, a TI tem um papel muito importante: a área é responsável pelos sistemas que reúnem fluxos de informação.

Isso, além de facilitar o trabalho das outras equipes, tem impacto direto nas soluções e nos resultados das ações.

 

3 motivos de por que fazer um curso de TI

Se você se interessa pelo setor, mas não tem certeza sobre ingressar em uma formação na área, confira abaixo os três principais motivos de se tornar um profissional da Tecnologia da Informação:

  1. A TI é uma das áreas mais promissoras: segundo um estudo realizado pelo LinkedIn, 13 das 15 profissões consideradas mais promissoras por eles faz parte da área de Tecnologia da Informação.
  2. Existem mais vagas do que profissionais qualificados: algo que a área de TI enfrenta é a falta de profissionais qualificados diante da oferta de vagas. Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indicou que até 2024, a área demandará 420 mil novos empregos.
  3. Altos salários: devido à falta de profissionais qualificados, as vagas costumam ter altas remunerações e ótimos benefícios. De acordo com o relatório anual da Global Knowledge, o salário médio anual dos profissionais de TI mundialmente é de US$89.732.

Quais são os cursos de TI?

Certo, agora que você já entendeu o que faz o setor de TI e por que investir nessa área do conhecimento é uma vantagem, confira agora os principais cursos que foram a Tecnologia da Informação:

1. Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação é um bacharelado que tem duração média de cinco anos. 

Durante a formação, o aluno estuda e aprende os aspectos do desenvolvimento de computadores, incluindo softwares e hardwares.

Embora seja capaz de trabalhar com as duas partes, geralmente é com hardwares que ele atua mais.

2. Ciência da Computação

Outro bacharelado, com duração média de quatro anos, ele prepara profissionais aptos a analisar as necessidades dos usuários, desenvolver softwares e aplicativos, gerenciar equipes de criação e instalar sistemas de computação. 

Mas a trilha principal de quem se forma em Ciência da Computação são os softwares e plataformas.

3. Sistemas de Informação

Já no curso de Sistemas de Informação, o aluno aprende a administrar fluxos de dados, projetar e desenvolver os sistemas de empresas diversas. 

O foco dessa carreira é na gestão de projetos, de processos e de pessoas. E, diferentemente das anteriores, a formação também é ofertada na modalidade de tecnólogo, além do bacharelado.

4. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Quem opta pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas aprende a desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação para diversos setores de atividades. 

A formação pode ser encontrada em bacharelado, mas é mais comum com titulação tecnológica.

5. Gestão em Tecnologia da Informação

Temos também o curso de Gestão em Tecnologia da Informação, que capacita os profissionais para as funções técnicas, como as outras formações, mas tem ênfase, principalmente, em conceitos de administração.

É possível optar pelo bacharelado ou o tecnólogo.

6. Redes de Computadores

Enfim, também existe o curso de Rede de Computadores, que foram profissionais para lidar com as mudanças comportamentais causadas pela internet.

Dentre os conhecimentos adquiridos nesse curso estão o desenvolvimento de projetos e soluções como softwares e sistemas a fim de administrar informações importantes na era digital.

 

O que se aprende na faculdade de Tecnologia da Informação?

Como é a faculdade de Tecnologia da Informação

Como vimos, não existe apenas um curso de Tecnologia da Informação, e cada um deles tem propósitos e características distintas.

Mas, de modo geral, pode-se dizer que os cursos de TI são voltados, principalmente, para a capacitação dos profissionais em relação ao desenvolvimento de sistemas. 

Em todos eles, o aluno aprende técnicas para criar e gerenciar softwares, aplicativos e outros sistemas operacionais, em busca de soluções que atendam às necessidades das empresas e dos usuários.

Qual é o valor de um curso de TI?

Evidentemente, as mensalidades variam de acordo com o curso escolhido. Mas não só isso. Os valores dependem da instituição e do método de ensino.

Na UCS, por exemplo, a formação EAD em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que é um tecnólogo, requer um investimento de R$303,00 por mês.

Quanto tempo demora um curso de TI?

Se for um bacharelado, o curso dura, em média, quatro anos. No caso de tecnólogos, a média é de três anos.

Quanto ganha o profissional de TI?

Como dissemos acima, os salários de profissionais de TI estão entre os mais altos do mercado. Porém, eles também dependem da função exercida, da empresa onde o profissional atua e de sua senioridade.

Para ter uma ideia dos salários, fizemos uma busca das principais funções de TI no site Glassdoor. Confira:

Como é o mercado de trabalho para quem faz um curso de TI?

O campo de atuação do profissionais de TI é bastante amplo, podendo se trabalhar no setor público e privado, em diferentes portes e segmentos.

Também existe a possibilidade de trabalhar em empresas de software, seguir carreira como autônomo ou consultor, e ainda trabalhar como empresas internacionais recebendo em moedas internacionais, como dólar ou euro.

Qual é a área de atuação do profissional?

Quem ingressa na área de TI tem uma série de possibilidades de atuação, como mencionado. Entre elas:

  • Programação: nessa função, o profissional é responsável pelo desenvolvimento de softwares e outros programas
  • Segurança: a incumbência do profissional de Segurança da Informação é proteger sistemas operacionais, programas e equipamentos
  • Suporte técnico: o trabalho consiste em zelar pela estrutura física dos computadores, da rede local e também dos sistemas operacionais
  • Administração de banco de dados: projetar o banco de dados e gerenciar as informações da empresa fazem parte das incumbências do cargo
  • Qualidade do software: trata-se de uma função voltada para o acompanhamento dos softwares, a fim de garantir o bom funcionamento deles
  • Administração de redes: o profissional que atua com redes precisa gerenciá-las e garantir que os recursos computacionais relacionadas a elas estejam funcionando
  • Cloud Computing: há oportunidade de trabalhar como especialista em armazenamento de dados na nuvem
  • Desenvolvimento de e-commerce: por ser um sistema em crescimento e bem específico, o profissional da área não só projeta a plataforma, como também realiza a manutenção e assegura que não ocorram fraudes.

Quanto ganha o profissional de TI?

Qual é o perfil de quem faz o curso de TI?

Para atuar como profissional de TI, além das competências técnicas exigidas pela ocupação, as habilidades comportamentais também são essenciais.

Entre as principais estão:

  • curiosidade;
  • atenção aos detalhes;
  • raciocínio lógico;
  • boa comunicação;
  • ótimo relacionamento interpessoal;
  • capacidade de trabalhar sobre pressão;
  • escuta ativa.

Vale dizer ainda que é importante ter afinidade com matemática, gosto por tecnologia e conhecimentos de inglês, que ajudarão a entender a linguagem de programação.

Onde estudar Tecnologia da Informação?

Se você está pensando em fazer um curso de TI, saiba que o primeiro passo é procurar uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e com boa reputação no mercado.

A UCS, por exemplo, tem a qualificação de que você precisa para obter destaque na carreira! São 53 anos de experiência e mais de 100 mil alunos já formados.

Dentre os nossos cursos EAD, você encontra os seguintes para atuar com TI:

Saiba mais sobre a instituição e entenda por que somos uma boa escolha para a sua formação.

Posso trabalhar com TI sem ter ensino superior na área?

Sim, você pode. Isso porque as habilidades e a experiência contam pontos a favor. Mas, certamente, as chances de melhores oportunidades de trabalho são maiores para quem tem um curso superior na área.

Conclusão

Bem, agora que você já sabe que o curso de TI vale a pena, é hora de investir na sua formação, não acha? E você já sabe onde estudar: na UCS!

Conheça nossos cursos e faça sua inscrição neste link!

Preencha o formulário abaixo para se inscrever na graduação EAD UCS!

 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Leia também: