Mercado de Trabalho

Confira dicas e modelos incríveis de currículo para professor

Por BLOG DO EAD UCS   | 

 Tag: Mercado de Trabalho

O  currículo é uma carta de apresentação profissional. Por isso, ele deve ser claro, conciso, atualizado e estar de acordo com os objetivos profissionais e a vaga pretendida para ser ocupada. 

No caso dos professores, há experiências e informações que podem ser destacadas, pois são mais valorizadas na área de educação. Confira dicas e modelos incríveis de currículos para professor. 

O que você vai ver por aqui: 

O que não pode faltar em um currículo para professor
Modelo de currículo de professor
Sites que vão deixar seu currículo para professor ainda mais incrível
Formação de qualidade para seu currículo de professor se destacar ainda mais 

O que não pode faltar em um currículo para professor 

O currículo para professor precisa ser atrativo e coerente com a vaga que deseja ser ocupada. Por isso, as informações precisam ser claras, concisas, verdadeiras e atualizadas.  

Uma dica é personalizar o currículo de acordo com a escola, colocando tarjas e itens da mesma paleta de cor, por exemplo.

Veja, a seguir, quais itens não podem faltar em um currículo para professor. 

1. Contatos 

Já pensou perder uma entrevista ou mesmo uma vaga de emprego porque o e-mail e o telefone estão errados, desatualizados ou, pior ainda, não constam no currículo?

Por isso, certifique-se que os dados inseridos estão corretos e atualizados. 

Alguns dados pessoais, como data de nascimento, endereço completo, nome completo, CPF, entre outros, não precisam constar no currículo.

Não é necessário informar qualquer documento; informe a idade ao invés da data de nascimento; em vez do endereço completo, coloque a cidade e o bairro. O nome e o sobrenome das redes sociais é o suficiente.  

Afinal, o currículo é uma carta de apresentação e, havendo necessidade, o RH da empresa pode solicitar alguma informação ou documento.

Esse cuidado deve ser tomado especialmente quando o currículo for anexado em alguma plataforma ou site, que podem ser vulneráveis a ataques de hackers. 

2. Resumo 

O resumo profissional deve conter entre 5 e 8 linhas. Nele, é necessário explicar qual foi a sua trajetória profissional e como ela está adequada com a vaga para a qual você está se candidatando.

Aproveite para destacar as experiências e as formações que julgar mais importantes. 

O resumo deve ser claro, conciso e atrativo. Além disso, cuidado para não cometer erros ortográficos: eles podem te desclassificar de imediato. 

3. Experiência profissional 

A experiência profissional deve ser organizada da mais recente para a mais antiga.

Caso você esteja procurando o primeiro emprego, não se preocupe, coloque outras experiências acadêmicas ou mesmo voluntariado que teve ao longo de sua trajetória. 

No currículo, a experiência profissional deve conter o nome do cargo ocupado, a empresa em que trabalha ou trabalhou, o tempo que ficou empregado, e uma breve descrição das funções exercidas. 

É pela descrição das funções que o profissional de RH vai identificar se a sua experiência condiz ou não com a vaga oferecida. Por isso, capriche no resumo! Coloque informações verdadeiras, de modo claro e conciso. 

Insira o nome das ferramentas que trabalhava (excel, word, power point, canva, entre outras), as funções do dia a dia e habilidades desenvolvidas. 

4. Formação 

A formação também é um item importante no currículo de um professor. No caso de graduados, pós-graduados e mestres, não há a necessidade de informar a formação do Ensino Médio. 

Insira a titulação na ordem da mais recente para a mais antiga. Coloque o nome do curso, da instituição e informe os anos de estudo.

Abaixo, insira uma breve descrição sobre o curso e o que foi aprendido no período. Caso tenha ganhado algum prêmio ou bolsa de estudo, informe no resumo. 

5. Habilidades 

Informe outras competências técnicas adquiridas por você ao longo da sua trajetória profissional, como a de organizar grade curricular, sistematizar materiais didáticos, corrigir e editar projetos da área de educação, coordenar equipe de pessoas, entre outras. 

Nesse tópico, é importante destacar as habilidades e capacitações que não foram inseridas no campo de formação e de experiência, para que seja uma informação complementar e para que o currículo não fique repetitivo. 

6. Informações complementares 

Nesse tópico, pode-se informar habilidades socioemocionais, as chamadas “soft skills”, que são valorizadas pelas empresas e escolas.

Nesse caso, é possível realizar testes de personalidades para ter um autoconhecimento mais profundo.

Modelo de currículo para professor - veja o passo a passo para fazer o seu

Modelo de currículo de professor 

Confira, a seguir, um modelo de currículo para professores. Ele é uma adaptação de um modelo da Zety, serviço especializado em criação de currículos e gestão de carreiras. 

Você pode combinar o modelo abaixo ao template de currículo perfeito feito pela UCS.

Clique na imagem para receber o seu: 

Cabeçalho 

  • [Nome e sobrenome] 
  • [cargo pretendido] 
  • [Telefone atualizado, de preferência um número de celular que você use para conversar no WhatsApp] 
  • [E-mail atualizado] 
  • [Link do perfil do linkedin] 

Confira um exemplo de como preencher esses tópicos: 

  • Maria da Silva Pereira 
  • Professora de Educação Infantil 
  • (99) 99999-9999 
  • maria.sp@e-mail.com.br 
  • linkedin.com/in/mariaspereira 

Resumo (de 5 a 8 linhas) 

  • Professor/a de [NOME DA MATÉRIA] com mais de [ANOS DE EXPERIÊNCIA] anos lecionando em instituições de ensino de [PORTE DA ESCOLA].  Gostaria de utilizar minha experiência e dedicação como parte do corpo docente da [NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO]. 

Experiência 

  • [Cargo, disciplina e turmas] 
  • [Nome da instituição de ensino, cidade em que está localizada] 
  • [Período de atuação] 
  • [Lista de atividades realizadas] 
  • [Principal conquista] 

Confira um exemplo de como preencher esses tópicos: 

  • Professora de Educação, maternal I
    Escola ABC, Cidade
    2019-2021
  • Planejei e realizei atividades de estímulo ao desenvolvimento cognitivo de crianças com até 3 anos de idade; 
  • Recebi conceito A na avaliação de pais e mestres no segundo ano de trabalho na escola; 
  • Participei da comissão de planejamento do projeto pedagógico da escola. 
  • Principal conquista: contribuir para a reformulação do plano pedagógico da escola, que recebeu o prêmio de inovação do estado. 

Formação 

  • [Graduação ou pós-graduação cursada] 
  • [Nome da instituição de ensino superior] 
  • [Ano de conclusão do curso] 

Confira um exemplo de como preencher esses tópicos: 

  • Especialista em Metodologias Ativas na Educação Infantil 
  • Universidade ABC 
  • Concluído em 2018
  • Graduada em Pedagogia – Licenciatura 
  • Universidade XYZ 
  • Concluída em 2013 

Habilidades 

  • [Listar em tópicos habilidades técnicas e comportamentais] 

Confira um exemplo de como preencher esses tópicos: 

  • Conhecimento amplo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC); 
  • Comunicação em Libras; 
  • Criatividade; 
  • Liderança. 

Sites que vão deixar seu currículo para professor ainda mais incrível 

Atualmente, é possível elaborar currículos com templates mais chamativos e atrativos do que os tradicionais de Word, que não criam qualquer identificação entre o candidato e a vaga pretendida.  

Há sites que criam gratuitamente currículos no formato de infográficos. Também há plataformas que permitem uma edição intuitiva dos elementos visuais do currículo. 

Ainda está com dúvidas ou inseguro em como montar o currículo ideal? Sem problemas! Conheça 3 sites que vão te ajudar a fazer um currículo para professor: 

Easly.ly 

 O Easly.ly permite a criação de currículos no modelo de infográficos, ficando dinâmico e atrativo.

A ferramenta também pode ser aproveitada para montar um portfólio ou mesmo uma apresentação para a empresa. 

A ferramenta é intuitiva e permite uma customização simples do conteúdo.

É possível modificar a disposição dos blocos de informação e as cores, o que pode criar uma identidade visual com a escola desejada. 

Canva 

O Canva é uma ferramenta simples e intuitiva de edição de imagens e, também, de currículos.

Isso porque a plataforma on-line e gratuita possui uma série de templates para a edição de currículos, que podem ser mais convencionais ou informais, conforme o interesse do candidato. 

É possível editar os templates sugeridos, adicionando páginas extras, alterando a disposição das informações e a paleta de cores do documento. 

O Canva é uma ferramenta ideal para quem não domina a edição avançada ou outros programas, como o Photoshop, mas quer criar um currículo com bom apelo visual, que crie uma identificação entre o profissional e a escola. 

Visme 

O Visme permite a criação de currículos no formato de infográfico.

Só é preciso preencher alguns campos específicos, como formação e experiência, que o site monta um currículo atraente. Também é possível escolher o layout que será utilizado. 

Bônus: Linkedln 

O Linkedln, de certo modo, é o principal currículo da atualidade.

No perfil da plataforma, é possível inserir os seus contatos, as experiências profissionais, as formações, as habilidades desenvolvidas, além de realizar um networking, mantendo sua rede de contatos atualizada sobre as suas conquistas e trajetória profissional. 

Além disso, diversos recrutadores de empresas procuram profissionais por essa rede de contato. Isso porque é possível verificar, pelo perfil, quais são as habilidades dominadas pelo profissional.

Por isso, lembre-se de manter as informações do seu perfil atualizadas e de interagir com os seus contatos, afinal, nas redes sociais a interação é fundamental. 

Quanto mais interações um perfil costuma fazer, mais fácil é ele ser notado, pois os algoritmos tendem a privilegiar usuários ativos. 

Formação de qualidade para seu currículo de professor se destacar ainda mais 

O seu currículo de professor vai ficar incrível com estas dicas. Mas sabe como ele pode se destacar ainda mais? Mostrando que você se preocupa com a sua formação e faz cursos em instituições de ensino de qualidade. 

Se você quer ser um profissional de excelência, a Pós +Carreira EAD UCS desenvolveu especializações em educação que vão te preparar para atender as demandas do mercado. 

Conheça os cursos de pós-graduação em educação do EAD UCS. 

Mas se você ainda sonha em começar o ensino superior para ser professor, o EAD UCS desenvolveu cursos de graduação EAD para você se tornar referência no mercado. 

Confira as licenciaturas oferecidas pelo EAD UCS: 

📖 Achou este modelo de currículo de professor útil? Então você também vai gostar destes artigos do Blog do EAD UCS: