Veja como fazer um currículo para estágio em Pedagogia

Postado em 10 de out de 2021
Loading...

Fazer um currículo para estágio em Pedagogia apresenta alguns desafios próprios.

Muitos estudantes do curso temem essa tarefa porque não sabem como criar um bom currículo quando não têm experiência. Esse é o seu caso? Não se preocupe!

Neste artigo, vamos mostrar como criar um bom currículo para conquistar um estágio e começar sua carreira com o pé direito. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Quem pode fazer estágio em Pedagogia?

O primeiro fator importante é distinguir o estágio do estágio obrigatório.

Os estágios comuns não são vinculados ao curso. Os estudantes podem procura-los a partir do terceiro semestre na universidade, e funciona como a procura por um emprego comum, mas com a carga horária reduzida. O salário é uma bolsa condizente com a carga horária.

os estágios obrigatórios são previstos no currículo do curso.

Eles costumam ser realizados a partir do sexto semestre da graduação. Eles também são realizados com a supervisão de um professor, que vai ditar algumas atividades que o aluno precisa implementar no estágio.

A maior diferença entre o estágio obrigatório e o comum é que fazer um estágio sem obrigação não interfere em nada na sua nota no curso.

🔵 Leia também: O que faz uma pedagoga? Conheça áreas de atuação, salário e formação

Onde fazer estágio em Pedagogia?

O curso de Pedagogia é conhecido por formar professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por essa razão, quando se pensa no estágio em Pedagogia, as escolas são a primeira alternativa.

Porém, isso não significa que essa seja a única opção para os estudantes. Abaixo, veja algumas das possibilidades para quem está em busca de um estágio na área:

1. Docência

A docência é para quem quer começar sua carreira como professor.

Quem está se formando em Pedagogia pode dar aulas desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Ou seja, no estágio, você pode começar auxiliando professores e os substituindo quando necessário.

2. Gestão educacional

Quem estuda Pedagogia também pode se tornar coordenador, gestor ou diretor de escolas. Por isso, é possível estagiar no meio da gestão educacional.

Estagiários nessa área podem cumprir tarefas administrativas de vários modos e ajudar a equipe escolar com a organização de aulas e projetos.

3. Atuação em espaços não escolares

Por fim, também é possível atuar em espaços não escolares, como empresas, projetos sociais e mesmo consultórios de Psicopedagogia.

As atividades do estagiário vão depender do tipo de local de trabalho. Algumas tarefas podem envolver contação de histórias, trabalhos administrativos e ajuda em treinamentos.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

O que não pode faltar no currículo para estágio em Pedagogia?

Agora que você já sabe mais sobre como estagiar nessa área, vamos para um passo a passo para criar seu currículo para estágio em Pedagogia.

Abaixo, confira algumas estratégias que vão ajudar a criar um currículo eficiente, mesmo que você ainda não tenha muita experiência:

1. Comece pela formatação padrão

Ainda que seja possível formatar o currículo de muitas formas, comece pelo básico.

Você pode cria-lo em um programa de computador comum, como o Word, ou em um software online, como o Canva. Utilize fontes padrão de tamanho 11 ou 12. Arial, Times New Roman e Calibri são algumas das mais utilizadas.

Coloque margens com os mesmos tamanhos de ambos os lados e utilize um espaçamento de 1,15 para que as informações não fiquem coladas umas nas outras. Procure fazer um currículo de até uma página e siga o padrão de escrita com os quais os recrutadores estão mais acostumados.

2. Crie um cabeçalho simples

O cabeçalho do currículo leva suas informações pessoais. Ele não precisa ser muito descritivo.

Basta adicionar seu nome completo, a posição almejada, seu telefone, seu e-mail e, se tiver, seu LinkedIn. Não é preciso colocar estado civil, endereço ou foto.

3. Escreva seu objetivo

Abaixo do cabeçalho, crie uma seção para descrever o objetivo do currículo.

Normalmente, essa parte é descrita em forma de um parágrafo curto, em que você descreve seu último trabalho (se tiver), uma habilidade referente a vaga, uma conquista (seja ela no trabalho ou na universidade) e como você pode contribuir para a vaga que deseja.

4. Adicione suas experiências

Essa é a parte mais temida do currículo para estágio em Pedagogia, mas não se preocupe!

Pode ser que você ache que, por não ter nenhuma experiência de trabalho formal, não terá nenhuma informação para colocar nesta seção, mas isso não é necessariamente verdade.

Qualquer experiência prévia pode ajudar a mostrar que você é um bom candidato para a vaga. Se você já fez monitorias para a universidade, ministrou uma oficina ou deu aulas particulares, essas são experiências bem valiosas para o currículo de Pedagogia.

Para descrever suas experiências, comece pela mais recente. A descrição de cada uma deve conter seu cargo, instituição/empresa, data de início e de término, além de suas responsabilidades e conquistas.

Mesmo que sua experiência não tenha a ver com a área da Pedagogia, utilize o campo de responsabilidades e conquistas para demonstrar o que aprendeu nessa experiência que se tornou uma habilidade importante.

5. Fale sobre a sua formação

Nesse item, liste todos os cursos que você já fez e está fazendo. Coloque o tipo de curso, o título, a instituição de ensino e a data de conclusão.

Como você ainda está na graduação, adicione uma data de conclusão prevista.

Você também pode colocar outros detalhes para dar mais vida ao currículo, como carga horária completa, matérias optativas interessantes para a vaga e suas conquistas acadêmicas.

6. Mencione suas habilidades

Para finalizar seu currículo, escolha de 5 a 10 habilidades suas que tenham a ver com a vaga desejada. Elas podem ser conhecimentos técnicos, mas também podem ser habilidades interpessoais, como soft skills.

Por exemplo, quem quer um estágio em uma escola de Educação Infantil pode adicionar esse conjunto de habilidade:

  • Libras;
  • Educação especial;
  • Jogos educativos;
  • Paciência;
  • Teoria musical.

Já quem quer uma vaga em uma empresa, pode usar esse:

  • Inglês avançado;
  • Criação de testes;
  • Organização;
  • Boa comunicação;
  • Espírito de liderança.

E então, este artigo ajudou você? Boa sorte na sua procura por estágio em Pedagogia!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!