Enem

Como é corrigida a redação do Enem? E os corretores? Tire suas dúvidas

Por Redação   | 

 Tag: Enem

Um bom desempenho na redação pode fazer toda a diferença no resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para obter uma nota alta, o candidato deve seguir alguns critérios avaliados pelos organizadores da prova.

A redação é cobrada no primeiro dia do Enem, oportunidade em que são realizadas as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

E com relação a buscar uma boa classificação, a redação tem um papel fundamental, pois ela representa 1000 pontos em termos de nota. Além disso, caso o candidato tire zero na redação, sua prova é anulada. Ou seja, as questões objetivas são invalidadas.

Aqui você vai tirar todas as suas dúvidas sobre a etapa mais importante do Enem. Você vai saber quem corrige as redações, como essa correção é feita e quais competências são avaliadas no seu texto.

Também vamos te contar o que pode zerar a sua redação e te dar algumas dicas para tirar a tão sonhada nota 1000!

Confira:
As 5 competências da redação do Enem
Como é feita a correção da redação do Enem
Quem são os corretores da redação do Enem
O que zera a redação do Enem
600 na redação do Enem é uma boa nota?
Como fazer uma redação nota 1000 no Enem
Sua nota no Enem vale bolsa no EAD UCS!
Conclusão

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

As 5 competências da redação do Enem

As redações do Enem são avaliadas de acordo com as 5 competências avaliativas pré-definidas e divulgadas na Cartilha do Participante, documento elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela elaboração e aplicação do Exame.

Cada competência vale de 0 a 200 pontos, totalizando a nota máxima de 1000 pontos:

  • Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Como é feita a correção da redação do Enem

As correções são feitas numa plataforma online, na qual o avaliador recebe os textos sem identificação. Cada avaliador recebe até 200 avaliações por dia e deve avaliar mais de 150 textos a cada três dias.

Todas as redações são corrigidas por dois avaliadores que desconhecem a nota atribuída pelo outro. A nota final é a média aritmética das duas notas.

A redação do Enem vale 1000 pontos. Essa nota é formada pela pontuação das 5 competências que mencionamos anteriormente.

Os professores da banca examinadora dão uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das competências. A nota final da redação é média aritmética das notas totais dadas pelos professores.

Em caso de divergência de 80 pontos em uma das competências ou maior que 100 pontos no total, a redação é avaliada por um terceiro corretor.

Se a redação continuar com notas muito diferentes, ela será avaliada por uma banca presencial de três professores.

A nota final da redação é a média aritmética das duas notas que mais se aproximarem.

Quem são os corretores da redação do Enem

Os profissionais que são selecionados para o processo de correção devem ter graduação em Letras e Linguística, além da experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

Os avaliadores não devem ter grau de parentesco com participantes, entre outros pré-requisitos. No processo de seleção, eles passam por duas etapas eliminatórias e realizam um curso de capacitação.

Os corretores de redação são selecionados em um processo rigoroso e são capacitados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), membro do consórcio aplicador responsável por operacionalizar as correções dos textos do exame. Todo o processo é supervisionado pelo Inep.

Descubra como funciona a correção da redação do Enem.

O que zera a redação do Enem

1. Fugir do tema

É um dos principais motivos de anulação da redação do Enem.

Não atender à proposta da redação é considerado uma falha grave. Portanto, os participantes devem estar atentos aos textos motivadores e aos termos principais, para conseguir fazer uma boa interpretação do que está sendo proposto.

2. Não fazer o texto na estrutura dissertativo-argumentativa

A redação do Enem deve obedecer a proposta estrutural sugerida, que consta de uma introdução, dois parágrafos argumentativos que defendam determinados pontos de vista e tragam uma proposta de intervenção, com dados e referências, além da conclusão no final.

3. Folha em branco ou texto com menos de sete linhas

Em muitos casos, os participantes do Enem realizam a redação na folha de rascunho e se esquecem de passar a limpo na folha de redação, o que zera a prova.

É importante dizer que a redação deve ser escrita à mão somente em caneta esferográfica azul, mesmo no Enem Digital.

4. Cópia dos textos motivadores

No caderno do Enem existem, junto à proposta de redação, textos que servem de apoio e inspiração para os candidatos, que podem se basear no conteúdo para escreverem suas redações.

No entanto, estes textos não podem ser reproduzidos na íntegra. É considerada cópia uma sequência de três ou mais palavras iguais dos textos motivadores ou das questões.

Uma alteração no tempo verbal de um fragmento do texto motivador ou a reprodução de uma frase, mesmo que omitindo palavras ou invertendo trechos, também anulam a redação.

5. Letra ilegível, desenhos, rasuras, sinais gráficos impróprios ou texto assinado

A folha de redação deve conter apenas o texto proposto, de maneira legível e na língua portuguesa, sem que haja outros caracteres, como equações matemáticas, desenhos e rabiscos.

O texto não deve conter nenhuma identificação do candidato, seja seu nome, rubrica ou assinatura.

600 na redação do Enem é uma boa nota?

A média de nota da redação do Enem é de 400 a 600 pontos. Entretanto, para falar de uma boa nota é preciso analisar o curso que se pretende ingressar, pois na maioria dos processos seletivos há notas de corte.

Por exemplo, com 600 pontos na redação é possível entrar em cursos como História, Letras e Biblioteconomia.

Mas é importante lembrar que, dependendo da sua nota nas outras provas, os 600 pontos podem ser insuficientes para entrar em alguns cursos.

No Enem 2021, a média geral da redação foi 634,16.

Como fazer uma redação nota 1000 no Enem

De acordo com o edital e o que será avaliado pelas competências usadas na correção, a redação precisa:

  • Ser um texto dissertativo-argumentativo;
  • Ter entre 7 e 30 linhas;
  • Respeitar os direitos humanos na intervenção proposta;
  • Mostrar o domínio que o candidato tem da língua portuguesa;
  • Ser coerente e coesa na apresentação de ideias;
  • Demonstrar boa bagagem sociocultural por parte do candidato.

Portanto, para se adequar à estrutura do gênero dissertativo-argumentativo, o candidato deve saber:

  • Apresentar um ponto de vista ou tese;
  • Defender sua tese por meio de argumentos;
  • Sugerir uma proposta de intervenção prática e detalhada para os problemas discutidos no texto.

Para fazer uma redação nota 1000, também é muito importante estudar as estudar as características do gênero textual que se pretende escrever.

Ler bastante é primordial, pois possibilita adquirir conhecimentos diversificados, ampliando cada vez mais a sua bagagem sociocultural.

Também inclua na sua rotina de estudos as regras gramaticais, para evitar perder pontos na competência 1 da redação do Enem.

Na hora da prova, faça o exercício de projetar o texto antes de escrever. Estruture as partes para então elaborar um rascunho e depois produzir uma versão final revisada.

ATENÇÃO: tome cuidado para ter o tempo necessário para a realização das outras questões, a elaboração da redação e a parte de passar o texto a limpo.

Sua nota no Enem vale bolsa no EAD UCS!

Sabia que a sua nota do Enem pode virar uma bolsa de 100% no primeiro semestre da graduação EAD da UCS?

São 53 anos de inovação na educação, com diversos cursos em várias áreas de atuação. E você escolhe a modalidade de estudo que melhor se encaixa à sua necessidade!

As matrículas já estão abertas e as inscrições são gratuitas!

 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Conclusão

Aqui você teve acesso a todas as respostas sobre como ir bem na redação do Enem!

Explicamos que esta é a etapa mais importante do Exame, pois além de valer 1000 pontos, o candidato que tirar a nota zero na redação tem todas as outras provas anuladas.

Além disso, contamos sobre as competências que são avaliadas na redação e falamos sobre os avaliadores, como eles são escolhidos e como é feita a correção dos textos.

No final, trouxemos algumas preciosas dicas para você fugir da nota zero e buscar a tão sonhada nota 1000!

E quando você receber a sua nota do Enem, pense na possibilidade de realizar uma graduação que permita a você uma maior flexibilidade de tempo e no seu processo de estudo. Confira os cursos de graduação do EAD UCS!