10 conjunções em inglês que vão ajudar a solucionar questões do Enem

Postado em 27 de jan de 2022
Loading...

As conjunções são as maiores aliadas para quando você quer se fazer entender de maneira mais clara ou então quer conectar uma frase à outra. 

Elas melhoram sua escrita e deixam o texto mais fluído. Por isso, é importante compreender como as conjunções funcionam na língua inglesa.  

Vamos trazer alguns exemplos de conjunções para você que está se preparando para as questões de língua estrangeira da prova de Linguagens, Códigos e Tecnologias do Enem. 

Você sabe reconhecer o que é uma conjunção? E sabe como utilizá-las? Então, continue acompanhando este artigo! 

Você vai conferir:

 

O que são conjunções? 

As conjunções são palavras que possuem a função de conectar frases ou expressões, para dar mais clareza e sentido. No inglês, elas são conhecidas como linking words 

🔵 Leia também: Inglês ou espanhol no Enem: qual escolher?

Diferença entre conjunções e advérbios conjuntivos 

É muito importante estar atento a esta diferença, pois um advérbio conjuntivo também é uma palavra que serve para conectar duas orações.

Entretanto, a principal diferença entre as conjunções e os advérbios conjuntivos é que enquanto advérbios conjuntivos ligam frases independentes, as conjunções introduzem orações subordinadas 

Isso quer dizer que elas dependem de uma oração principal para fazer sentido. 

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Principais conjunções em inglês 

As conjunções que costumam ser mais utilizadas no inglês são: 

  1. Andé uma conjunção clássica, aditiva, que significa “e” na língua portuguesa. Tem o objetivo de adicionar informações à frase. Ex: She likes purple and blue. (Ela gosta de roxo e azul.)
  2. Because: também costuma ser uma conjunção bastante utilizada, ela significa “porque” em português e sua função é explicar algo. Entretanto, o because só é utilizado para explicações de alguma forma interrogativa. Ex: They are studying because they will have an important exam next week. (Eles estão estudando porque terão uma prova importante semana que vem.)
  3. For: É uma conjunção mais formal, mas também atua como uma preposição (para). Expressa uma explicação para algo, tal como o because. Ex: He had to leave the dinner early, for he needed to travel next morning. (Ele teve que deixar o jantar cedo porque precisava viajar na manhã seguinte.)
  4. Although: é uma conjunção concessiva, ou seja, faz uma ressalva, complementando a frase inicial. Dependendo do contexto, pode significar “embora” ou “apesar de”. Ex: Although the sun is shining, it’s cold inside. (Embora o sol esteja brilhando, está frio aqui dentro.)
  5. But: é uma conjunção adversativa. Traduzida como “mas”, ela expõe ideias contrárias. Ex: He called her, but she didn't answer the phone. (Ele telefonou para ela, mas ela não atendeu o telefone.)
  6. If: é uma conjunção condicional, como se fosse o “e se” do português. Sugere uma ideia de condição. Ex: I would have invited her if I knew she wanted to go. (Eu a teria convidado se soubesse que ela queria ir.)
  7. Or: na tradução para o português, significa “ou”. É uma conjunção alternativa, que indica opção. Ex: Are they friends or sisters? (Elas são amigas ou irmãs?)
  8. Yet: é uma expressão para reforçar a noção de tempo ou quantidade. Ex: Mark has problems breathing yet keeps smoking. (Mark tem problemas respiratórios, mas continua fumando.)
  9. So: É uma conjunção conclusiva, muito utilizada no dia-a-dia, que pode tanto significar “então”, como “por isso”. Ex: He doesn’t speak English, so he had trouble finding a job(Ele não fala inglês, por isso, teve dificuldade de encontrar emprego.)
  10. Nor: é uma conjunção que expressa uma negatividade, usada no sentido de subtração ou exceção. Reforça uma contrariedade. Muitas vezes também aparece junto com a conjunção neither. Ex: The employees will not agree to cutting workers' rights, nor will the union. (Os funcionários não concordarão com cortes de direitos trabalhistas, nem o sindicato.) 

Os professores de inglês costumam usar como dica para que você se lembre de algumas das conjunções mais usadas a palavra F A N B O Y  S —  For-And-Nor-But-Or-Yet-So 

Embora essas sejam algumas das conjunções mais utilizadas na língua inglesa e as mais cobradas nas questões das provas do Enem, é importante ter em mente que outras expressões serão cobradas, então, mantenha uma rotina regular de estudos!  

🔵 Leia também: Opções de faculdade: áreas, cursos e modalidades

Tipos de conjunções  

Também é importante saber que existem diferenças de classificações das conjunções no inglês. Então vamos saber mais um pouco sobre isso! 

1. Conjunções causais

Também são chamadas de conjunções subordinadas e a sua função é de conectar orações dependentes com orações independentes para indicar uma relação de causa e efeito ou contraste. 

Entre as conjunções deste tipo, as mais utilizadas são because (porque), since (já que), as if (como se), although (apesar, embora), though (embora) e while (enquanto). 

🔵 Leia também: Tipos de faculdade: diferenças entre presencial, semipresencial e EAD

2. Conjunções conclusivas

São usadas para concluir frases e causar o efeito de reflexão sobre o que foi dito e também exprimem consequência. 

As conjunções mais usadas são therefore (portanto), so (então, por isso), thus (portanto) e consequently (consequentemente).  

3. Conjunções aditivas

As conjunções aditivas exprimem a ideia de adição. São usadas para acrescentar maiores informações ao que já foi dito. As conjunções mais conhecidas são and (e), also (também), as well (também), in addiction (além de) e besides (além de).  

4. Conjunções explicativas

As conjunções explicativas esclarecem a causa de algo ou respondem a uma pergunta que está sendo feita. As mais comuns são because (porque), for (porque), since (desde que, já que), as (como), due to (devido a).

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!